Um ambiente desorganizado e sujo não motiva ninguém a cozinhar, por isso, como muitos culinaristas e chefs dizem, o primeiro passo para começar uma receita e criar o hábito de cozinhar é manter a cozinha limpa e organizada. Mas sabemos que a falta de tempo às vezes faz com que a arrumação da cozinha fique em último plano, então juntamos algumas dicas práticas e rápidas para limpar e organizar a sua cozinha!

1- Um limão pode acabar com o cheiro daquela pipoca que você queimou no fim de semana

5 dicas para deixar a cozinha limpa e organizada sem trabalho: cheiro microondas

Seu microondas está sujo ou com cheiro de queimado? Esquente em uma vasilha ½ xícara de água com o suco de um limão por três minutos. Deixe a porta do microondas fechada por cinco minutos para que o vapor faça seu trabalho. Então limpe a parte de dentro do microondas com um pano ou uma esponja. Se preferir você pode fazer o mesmo procedimento trocando o limão por vinagre, as medidas são uma parte de água para uma de vinagre.

2- Se livrar da louça suja o mais rápido possível

5 dicas para deixar a cozinha limpa e organizada sem trabalho: louça

Ninguém tem vontade de cozinhar com a louça suja, só de pensar em sujar mais já desanima! Por isso tente compartilhar as funções com as pessoas que comem com você. É claro que nem sempre estamos acompanhados para dividir essas tarefas, a nossa dica nesse momento é: não deixe para depois, a preguiça só vai aumentar e a louça também! Portanto cozinhe, curta sua comida e depois direto para a pia! Ouvir uma música nesse momento também pode te ajudar a passar por esse momento de forma mais rápida.

3- Mantendo o forno limpo e livre de gorduras

5 dicas para deixar a cozinha limpa e organizada sem trabalho: fogão

Assar comida em fogão engordurado não é nada agradável. Mas menos agradável ainda é limpar o fogão, dá trabalho, a posição é desconfortável e sempre sobra algum restinho de gordura. Por isso a nossa dica é que você nunca deixe o fogão chegar num estado lamentável! Se você limpá-lo periodicamente a gordura não vai acumular e o trabalho vai ser bem menor. Faça isso após utilizar o fogão, quando ele ainda está quentinho, basta passar um pano úmido com um pouco de detergente. Depois lave o pano e torça-o para passar novamente e tirar o sabão do forno.

4- Pó de café pode salvar sua geladeira de maus odores

5 dicas para deixar a cozinha limpa e organizada sem trabalho: geladeira

Para garantir que a sua geladeira nunca ficará com algum odor estranho é importante que você sempre cheque se algum alimento está fora da validade ou começando a estragar. Mas se da mesma forma a sua geladeira ficar com mau cheiro a dica prática é colocar algumas tigelas rasas com pó de café em pontos estratégicos da geladeira, como o fundo das prateleiras.

5- Ter seus utensílios favoritos perto vai facilitar muito seu dia-a-dia na cozinha

5 dicas para deixar a cozinha limpa e organizada sem trabalho

Sabemos que organizar os utensílios de cozinha pode ser um pouco trabalhoso, eles podem ser grandes e desajeitados. Mas se você guardar nos armários mais altos ou mais para o fundo das gavetas somente objetos que não são muito utilizados, o acesso aos utensílios “favoritinhos” ficará muito mais fácil e a sua rotina na cozinha bem menos trabalhosa.