A vida moderna tem muitas vantagens, mas também várias dificuldades, incluindo a rotina corrida. Com o tempo curto, é comum encontrar quem, por não ter praticidade na cozinha, acabe gastando muito e se alimentando mal.

A longo prazo isso pode causar sérios danos à saúde, já que nosso organismo precisa de uma alimentação balanceada e saudável para funcionar bem. Para que você não sofra as consequências no futuro, é essencial encontrar formas de cozinhar em casa e ter uma boa alimentação.

E, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, isso não é difícil. Basta tomar algumas atitudes simples, como as 8 dicas que mostraremos agora. Confira!

1. Pense no que vai cozinhar

Nossa proposta é que você não tenha a necessidade de planejar o cardápio antes de cozinhar, mas se você precisar cuidar de todo processo, do mercado ao preparo do prato, essa dica pode te ajudar.

Se você é do tipo que pensa no que fará no almoço ou no jantar apenas algumas horas antes, provavelmente já passou por situações em que descobriu não ter todos os ingredientes disponíveis e precisou de mais tempo para comprar e preparar as refeições.

Isso não acontecerá se você planejar o cardápio semanalmente. A dica é escolher algumas receitas para fazer durante a semana e então verificar quais ingredientes serão necessários. Depois, basta comprar tudo o que você precisará e preparar conforme sua demanda.

Nada de ir ao mercado em cima da hora, já que muitas vezes gasta-se mais por não ter tempo de pesquisar onde encontrar os menores preços. E nem precisar cozinhar outras receitas (às vezes menos saudáveis) por falta de ingredientes.

2. Congele os alimentos em porções pequenas

9 dicas para você ganhar tempo e praticidade na cozinha: ervas

Que tal já deixar alguns temperos, como salsinha, manjericão, cebolinha e coentro, congelados e já prontos para o uso? Dessa forma, além de economizar tempo, você ainda aumenta a durabilidade desses alimentos, que muitas vezes estragam sem que sejam usados, e assim evita-se o desperdício.

Basta lavar, secar e guardar em pequenas porções dentro de saquinhos plásticos. Você ainda pode etiquetá-los com nome e a data do congelamento, para facilitar a identificação e o controle de qualidade, já que duram de 3 a 4 meses.

Você também pode congelar alguns alimentos, como frango desfiado e molho de tomate. Outra opção é comprar vegetais porcionados. Alguns deles são encontrados facilmente em bandejas, como brócolis, couve-flor e muitos outros.

3. Deixe suas saladas semiprontas

9 dicas para você ganhar tempo e praticidade na cozinha: alimentos

Para fazer saladas de folhas, como agrião, rúcula e alface, é preciso lavá-las com água e vinagre, secá-las e só então elas podem ser temperadas e utilizadas. Por mais que esse processo seja simples, fazer isso todos os dias pode tomar um tempo considerável.

Para facilitar o preparo, você pode lavar e secar as folhas de uma só vez e depois guardar tudo em potinhos de vidro na geladeira. Os sacos plásticos não são indicados neste caso, pois eles aceleram o amadurecimento das folhas, fazendo com que elas escureçam mais rápido.

4. Organize a cozinha

9 dicas para você ganhar tempo e praticidade na cozinha: cozinha

A organização pode poupar muito tempo, acredite. Colocar os objetos que você mais usa nas partes mais baixas dos armários e os que não são muito utilizados nas partes mais altas, é um detalhe que faz toda a diferença. 

É interessante pensar a organização de acordo com a sua rotina. Você faz vitaminas, café e pão toda manhã? Então deixe o liquidificador, a cafeteira e a torradeira em locais de fácil acesso, de preferência próximos às tomadas.

5. Compre produtos que possam agilizar o preparo

Alguns produtos e equipamentos podem te ajudar muito a ter mais praticidade na cozinha. Em vez de usar um ralador, por exemplo, optar por um processador facilita bastante. O descascador também ajuda, assim como o triturador de alho e outros utensílios.

Eletrodomésticos, como a lava-louças, ajudam a simplificar seu dia a dia. Ao contrário do que muitos pensam, alguns modelos de lava-louças podem ajudar até a economizar, já que gastam até 6 vezes menos água do que a lavagem manual.

7. Congele a comida pronta em porções individuais

Essa dica é excelente, principalmente para quem mora sozinho. Isso porque, nesses casos, muitas vezes as refeições sobram e podem estragar quando não consumidas a tempo.

A dica aqui é prepará-las em grandes quantidades e depois colocá-las em pequenos potes de vidro, dessa forma, quando for comer, basta descongelar.

9. Conte com a ajuda extra para ter praticidade na cozinha

Atualmente, é possível contar com serviços que podem auxiliar a manter uma alimentação saudável sem precisar de muito esforço. A entrega de alimentos em casa é uma ótima opção e já te poupa o tempo de ir ao mercado.

Imagine então receber as receitas, os ingredientes frescos e na quantidade certa para que você apenas prepare os pratos? Esse é o serviço que o Cheftime oferece! Tudo para que você cozinhe de forma prazerosa, descomplicada e divertida, independente da rotina corrida. Saiba mais clicando aqui.

9 dicas para você ganhar tempo e praticidade na cozinha: kit_cheftime

Quer ter acesso a outras dicas e conhecer melhor a nossa proposta? Nos acompanhe em nossas redes sociais, estamos no Instagram, no Facebook, e no Youtube!