A alimentação é considerada, atualmente, uma parte tão importante da manutenção da nossa saúde quanto o acompanhamento de qualquer exame físico ou sanguíneo feito por um médico em uma consulta de rotina. Sem a alimentação seríamos incapazes de manter nosso organismo funcionando, com todos os sistemas ativos e garantindo nossas funções vitais.

Um dos principais motivos da importância da alimentação para a nossa saúde vai além do fornecimento de energia para nossas atividades basais e diárias. Comer é importante por causa das vitaminas dos alimentos, que exercem diversas funções indispensáveis no organismo humano.

Que tal conhecer mais sobre elas, onde encontrá-las e como elas atuam no nosso corpo e na nossa saúde?

Diferentes alimentos fornecem diferentes vitaminas

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: alimentos

A grande variedade de alimentos disponível para consumo humano fornece também, para nós, uma ampla quantidade de vitaminas que atua de maneira completamente diferente na nossa saúde.

Alimentos com características diferentes têm composição nutricional diferente e, por isso, fornecem vitaminas — e concentrações desses micronutrientes — também completamente diferentes. Por isso a melhor maneira de consumir as vitaminas dos alimentos é garantir refeições com grande variedade de produtos.

As vitaminas dos alimentos são valorizadas em pratos coloridos

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: salmão

A maneira mais fácil de garantir a maior diversidade possível de vitaminas em uma refeição é valorizar a montagem de um “prato colorido”. As cores dos alimentos podem dizer muito sobre quais vitaminas você consegue encontrar em sua composição. Alimentos amarelos, por exemplo, são conhecidos por serem fontes riquíssimas de vitamina A, enquanto os alimentos de coloração verde podem ter boas concentrações de vitaminas do complexo B.

Por isso, montar um prato colorido, com alimentos de todas as naturezas (cereais, vegetais, produtos animais) e com diferentes cores é uma maneira simples, didática e até divertida de garantir a ingestão de um prato nutricionalmente rico e completo.

Tipos de vitaminas e onde encontrá-las

Para valorizar as vitaminas dos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia é importante conhecer um pouco mais sobre suas funções e onde encontrá-las.

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: pimentão

Vitamina A

A vitamina A, também chamada de retinol, é responsável por atuar na manutenção da nossa visão, além de melhorar a qualidade visual das células da pele e auxiliar o organismo a evitar infecções.

Ela é encontrada nos seguintes alimentos de coloração amarela ou laranja:

  • mamão;
  • laranja;
  • cenoura;
  • fígado;
  • ovo;
  • manteiga;
  • batata doce;
  • abóbora;
  • damasco;
  • melão;
  • pimentão vermelho e amarelo;
  • leite integral;
  • pêssego;

Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B7)

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: torrada de abacate com ovo

O complexo B (formado pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B7) é um grande grupo de vitaminas que atua em diferentes funções no organismo, mas que, de maneira geral, atua na nossa produção de energia corporal, metabolismo e funcionamento da nossa estrutura neurológica.

Essas vitaminas são geralmente encontradas nos seguintes alimentos:

  • cereais integrais (arroz, macarrão integral, aveia, farinhas integrais);
  • nozes e castanhas;
  • feijão;
  • grão de bico;
  • brócolis;
  • couve;
  • carne vermelha;
  • fígado de boi;
  • salmão;
  • atum;
  • ovos;
  • batata;
  • mandioca;
  • banana;
  • abacate;
  • espinafre;
  • leite.

Vitamina B12

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: carne ovo e tomate

A vitamina B12, apesar de ser considerada parte do complexo B, é um micronutriente que deve ser tratado à parte. Chamada também de Cianocobalamina, essa vitamina é responsável por várias funções neurológicas (que vão desde a memória até a capacidade de raciocínio e concentração), como também atua na absorção de outros nutrientes no sistema gastrointestinal.

Essa vitamina é encontrada quase exclusivamente em alimentos de origem animal, como:

  • carnes em geral;
  • ovos;
  • leite;
  • queijo;
  • iogurte;
  • manteiga;
  • ostra;
  • soja;
  • frutos do mar.Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: cheftime

Vitamina C

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: laranja

A mais popular das vitaminas, a vitamina C atua diretamente na produção de colágeno e de glóbulos vermelhos no sangue, além de fortalecer nosso sistema imunológico e agir na saúde de dentes e gengivas.

Essa é uma vitamina facilmente encontrada em alimentos cítricos:

  • abacaxi;
  • laranja;
  • acerola;
  • limão;
  • morango;
  • maracujá;
  • goiaba;
  • acerola;
  • mamão;
  • pimentão;
  • brócolis;
  • couve de bruxelas;
  • kiwi;
  • melão;
  • couve-flor;
  • framboesa;
  • amora;
  • goji berry;
  • tomate.

Vitamina D

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: tilápia

Uma vitamina que tem se tornado cada vez mais popular nos consultórios médicos, a vitamina D é a responsável por garantir a manutenção da saúde dos ossos, por atuar na retenção do cálcio nessas estruturas, evitando quadros de fragilidade e osteoporose.

Essa é uma vitamina naturalmente produzida pelo nosso organismo quando nossa pele entra em contato com raios de sol saudáveis, mas também pode ser encontrada em alimentos como:

  • gema de ovo;
  • manteiga;
  • óleo de fígado de peixe;
  • atum;
  • sardinha;
  • salmão;
  • truta;
  • tilápia;
  • ostras;
  • cogumelos;
  • caviar;
  • ovos;
  • carne de porco;
  • queijo.

Vitamina E

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: castanhas

Essa é uma vitamina que tem uma poderosa função antioxidante, atuando na prevenção do envelhecimento e também das doenças cardiovasculares.

Por ser lipossolúvel, é encontrada em alimentos com maior concentração de gordura em sua composição, como as oleaginosas, os óleos vegetais e os grãos integrais. Alguns exemplos são:

  • castanhas, nozes, amêndoas e similares;
  • arroz integral;
  • farinha integral;
  • linhaça;
  • sementes em geral;
  • óleos vegetais;
  • abacate;
  • açaí;
  • manteiga de amendoim;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • soja;
  • azeite;
  • damasco seco.

Vitamina K

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: tomate queijo e manjericão

Indispensável vitamina para o funcionamento da coagulação sanguínea — que pode prevenir quadros de hemorragia. Ela é facilmente encontrada em vegetais de coloração verde escura e outros alimentos variados. Alguns exemplos são:

  • tomate;
  • leite;
  • queijo;
  • manteiga;
  • gema de ovo;
  • rúcula;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • acelga;
  • repolho verde;
  • salsa;
  • manjericão;
  • couve;
  • couve de bruxelas;
  • azeite;
  • ameixas secas.Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: cheftime

Receitas com grande diversidade de vitaminas

Conheça as vitaminas dos alimentos e saiba onde encontrá-las!: alcatra com mel

Manter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas não é difícil para nós, brasileiros, graças à grande variedade de ingredientes que temos disponível para consumir por aqui. Por isso, a nossa alimentação é considerada uma das mais saudáveis do mundo.

Para lhe ajudar a montar um prato equilibrado e saudável, rico em vitaminas, separamos receitas que valorizam o consumo desses micronutrientes:

Não existe segredo para valorizar o consumo das diferentes vitaminas dos alimentos, apenas montar pratos equilibrados e coloridos para garantir que elas sempre estejam presentes na sua rotina.

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