Assistir aos reality shows de competições gastronômicas infantis deixou você com vontade de transformar seu filho em um minichef? Então saiba que não é preciso ser nenhum profissional da culinária para envolver a criançada no preparo das refeições: basta compartilhar com elas o amor pela comida e se divertirem cozinhando.

E para ajudá-lo nessa tarefa tão deliciosa, trouxemos hoje 6 receitas para crianças, assim como algumas dicas e os principais motivos pelos quais você deve ir para a beira do fogão com os filhos. Vamos ver?

Por que levar a meninada para a cozinha

Com medo de que a criança se machuque com os utensílios ou se queime, muitos pais preferem evitar ao máximo a presença dos pequenos na cozinha. A verdade, no entanto, é que é sim possível ter uma experiência segura e prazerosa com eles ali, e impedi-los de participar dessa atividade significa privá-los de um bocado de benefícios.

Veja o que você e as crianças ganham quando trabalham juntas no fogão:

Alimentação saudável

Principalmente em algumas fases da infância e até da adolescência, não é nada raro que os baixinhos torçam o nariz para a comida antes mesmo de experimentá-la. Se deixarmos a escolha por conta deles, o menu vai se restringir ao bife e à batata frita, com no máximo algumas colheradas de arroz para acompanhar.

Grande parte dessa aversão, entretanto, principalmente no que diz respeito aos legumes e vegetais, está relacionada à falta de informação e ao medo de experimentar novos sabores. Assim, levar seu filho para preparar um prato do zero com você instiga a curiosidade dele para provar coisas que não escolheria comer por conta própria.

Como resultado, os pequenos ficam mais abertos aos “verdinhos” na comida e ganham uma consciência totalmente diferente da importância de uma alimentação saudável, da seleção dos ingredientes ao modo de preparo.

Aprendizado para a vida

Não há dúvida de que saber cozinhar a própria comida é uma habilidade fundamental para se conquistar a independência na vida adulta, e quem pratica a arte da culinária desde a infância certamente sai na frente mais tarde.

Além disso, conhecer todo o trabalho por trás de uma boa refeição faz com que as crianças aprendam a dar o devido valor a um prato saboroso e bem-preparado, respeitando quem trabalhou para criá-lo e preferindo esse tipo de alternativa ao fast food e aos congelados, por exemplo.

Estreitamento dos laços entre pais e filhos

Quer desculpa melhor para passar mais tempo com seus pequenos do que cozinhar alguma coisa deliciosa com eles? Diferentemente de outras atividades em família — como assistir a um filme ou ir a algum lugar juntos —, cozinhar é algo que requer ao mesmo tempo muita proximidade e interação constante.

Trata-se de um excelente momento para pais e filhos se conhecerem melhor, trocarem opiniões, experiências e ainda compartilharem juntos a satisfação de fazer um prato saboroso.

Receitas para crianças: o que fazer para ensinar seu filho a cozinhar!: menu dia das crianças cheftime

Como cozinhar com os filhos

Agora que você já sabe por que abrir as portas da cozinha para as crianças e adolescentes pode ser uma ótima ideia, trouxemos algumas dicas para engajá-los nessa atividade sem que ela se transforme em mais uma obrigação para pais e filhos. Confira:

Deixe-os participar das decisões na cozinha

Oferecer o controle completo do que será feito para uma criança provavelmente não será a melhor das ideias. Por outro lado, também não tem graça impedi-las de darem sua opinião em questões como o prato a ser preparado, os ingredientes usados e os métodos escolhidos.

O ideal, então, é discutir em conjunto o que será feito e fazer concessões que permitam agradar a todos, sempre que possível. Dessa forma, os pais também podem negociar a entrada de legumes ou grãos integrais no prato da meninada em troca de uma sobremesa ou do ketchup, por exemplo.

Crie um ritual para o momento virar brincadeira

Da escolha da receita à disposição da comida nos pratos ou na mesa, cada etapa junto com as crianças na cozinha pode ser superlúdica. Para isso, vale sortear a receita a ser preparada, usar aventais especiais, montar uma trilha sonora para ouvir na cozinha e por aí vai.

Uma dica bacana é assinar um clube de kits gastronômicos: assim, vocês têm uma surpresa a cada novo kit e podem criar o hábito de preparar as receitas juntos.

Separe as funções de cada membro da equipe

Ao estilo do time do restaurante no filme Ratatouille, você também pode montar uma equipe gourmet na sua casa, com cada membro da família especializado em uma função.

Dessa forma, é possível deixar as etapas mais “perigosas” do preparo — como as que usam utensílios cortantes ou fogo — sob responsabilidade dos adultos e ainda permitir à criança que ela se dedique àquilo de que mais gosta, seja misturar o molho na panela, descascar os legumes, temperar a carne ou preparar a sobremesa.

 


Receitas para crianças: o que fazer para ensinar seu filho a cozinhar!: menu dia das crianças cheftime

6 receitas para crianças e adultos

Pronto para chamar seu filho para a cozinha com você? Então fique de olho nas nossas sugestões de receitas para deixá-lo com água na boca e bem motivado a participar:

1. Pizza de frigideira

Receitas para crianças: pizza

Bem simples e prática, essa receita pode ser adaptada para trazer seus recheios preferidos, e com algum tempinho de experiência, vocês podem até se aventurar pelas pizzas doces!

Acesse a receita de pizza de frigideira aqui!

2. Yakisoba vegetariano

Receitas para crianças: yakisoba_vegetariano

Sabia que, apesar de não ter peixe cru, o yakisoba é uma receita da culinária japonesa, e não chinesa, como muitos pensam? Prepare-a com seu filho e sirva-a com hashi (os tradicionais palitinhos) para a experiência ficar ainda mais interessante!

Acesse a receita de yakisoba aqui!

3. Hambúrguer caseiro

Receitas para crianças: hamburguer

É difícil encontrar uma criança que não goste de hambúrguer, e depois de preparar o seu próprio em casa, vai ser difícil voltar a comer os fast foods de baixa qualidade. Aproveite para selecionar ingredientes frescos e mude os “extras” da receita para adaptá-la ao gosto de vocês!

Acesse a receita de hambúrguer caseiro aqui!

4. Espetinhos de carne e legumes

Receitas para crianças: espetinho_de_carne_e_legumes

Ótima maneira de fazer seu filho comer mais legumes, a receita de espetinhos pode ser preparada por crianças de todas as idades, que ficam por conta de colocar os ingredientes no espeto enquanto um adulto se encarrega de grelhá-los.

Acesse a receita de espetinho aqui!

5. Brigadeiro de colher

Receitas para crianças: brigadeiro_de_colher

A receita do link abaixo é de ovo de páscoa de colher, mas fora do feriado dos chocolates você também pode usar a parte dos recheios para fazer brigadeiros diferentes e deliciosos. Sirva em potinhos individuais e decore com muitos confeitos e granulados!

Acesse a receita para os brigadeiros aqui!

6. Mac’n’cheese

Receitas para crianças: mac_n_cheese

Favorito das crianças americanas, o mac’n’cheese é um prato bem fácil de preparar, cujos ingredientes principais são dois dos mais irresistíveis: queijo e macarrão. Na nossa receita, o queijo mascarpone dá um toque de cremosidade a mais ao prato, sendo uma boa pedida também para os adultos!

Acesse a receita de mac’n’cheese aqui!

E então, gostou das nossas ideias de receitas para crianças? Dê uma olhadinha também nos nossos perfis no Facebook, no Instagram e no nosso canal no YouTube: estamos cheios de outras dicas para você e a sua família!