Atualmente, a preparação de alimentos de um jeito que eles fiquem atrativos e saborosos é considerada uma arte. A busca por pratos com sabores novos e excitantes tem aumentado cada vez mais e um dos principais motivos para que isso aconteça é a utilização dos incríveis temperos e especiarias. Eles são capazes de proporcionar sensações surpreendentes ao olfato e ao paladar, com aromas e sabores únicos.

Usando isso como base, vamos apresentar no post de hoje tudo que você precisa saber sobre os principais ingredientes utilizados como tempero (ervas frescas e especiarias), incluindo suas histórias, quais são os tipos mais utilizados dentro da gastronomia mundial, quais são as suas características sensoriais e como usá-los na culinária. Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e surpreenda-se!

Especiarias

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: temperos e especiarias

Os primeiros registros das especiarias foram encontrados em tumbas egípcias com data do ano 3000 a.C.. Com propriedade de conservação, acreditava-se que o ingrediente era propício para proteger outros alimentos durante o embalsamento.

Entretanto, somente a partir do século XV é que, com as Grandes Navegações e os Descobrimentos Marítimos, esses produtos passaram a ser valorizados, especialmente na Europa, sendo utilizados até mesmo como moedas. Nesse período, além de já serem utilizados na culinária, os ingredientes também eram usados na fabricação de óleos, medicamentos e cosméticos.

Hoje em dia, as especiarias possuem extrema importância na gastronomia mundial. Elas acrescentam, complementam e evidenciam sabores e aromas de muitos pratos. Contudo, para isso é fundamental saber harmonizá-las. Confira quais são as principais!

1. Açafrão

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: açafrão

Caracterizada por ser o pistilo de flor da planta açafrão, a especiaria possui sabor suave, aromático e coloração extremamente alaranjada.

Na Antiguidade, também era utilizada para fins medicinais e atualmente é usada, em pequenas quantidades, como aromatizante, corante e condimento em muitos pratos. Alguns deles são: risotos, pães, frutos do mar, molhos (como em uma carne com molho de açafrão) e em pratos da culinária mediterrânea.

2. Cominho

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: cominho

Podendo ser encontrado em grãos ou em sementes, o cominho possui sabor forte, levemente picante e único. Pode ser usado tanto em receitas salgadas, quanto doces, mas sempre com moderação.

Combina com feijão, sopas, carnes, pães, batatas, molhos de tomate, bolachas, queijos, assados e lentilha. Além disso, essa especiaria é considerada um ingrediente fundamental na preparação de curry, chili e chucrute.

3. Noz-moscada

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: noz moscada

Bastante aromática, especialmente se for ralada na hora, a noz-moscada é a semente da fruta de uma árvore e possui um gosto marcante. É utilizada na preparação de muitos doces, como os feitos à base de chocolate (pão de mel e chocolate quente, por exemplo), bolos, bolachas, frutas e até mesmo em coquetéis.

Também é igualmente usada em pratos salgados, como carnes, legumes, molhos, iscas de frango e, em especial, pratos à base de leite, como o tradicional bechamel e o fondue de queijo.

4. Canela

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: canela

Considerada uma das especiarias mais conhecidas mundialmente, a canela pode ser encontrada em pau ou em pó e possui aromas e sabores intensos. No Brasil, é bastante utilizada em sobremesas, como mingaus de fubá, frapês, doces de arroz, compotas, chás, frutas (banana e maçã, por exemplo) e canjica (ou mungunzá, no nordeste).

No entanto, é uma especiaria que combina com frango, carnes de sabor mais intenso, como o cordeiro, e é muito utilizada em pratos salgados da culinária indiana e marroquina.

5. Cravo

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: cravo

O cravo é o botão seco da flor de uma árvore e possui aromas e sabores fortes e marcantes. É um grande aromatizante de pratos doces e salgados e, por isso, é considerado bem versátil.

Geralmente é usado para aromatizar molho de tomate, molho bechamel, almôndegas de carne, assados de carnes e legumes ou até mesmo no arroz, conferindo-lhe um sabor exótico. Também é usado em drinks, doces, compotas e chutneys. É uma especiaria que deve ser retirada após a finalização do prato, mas também pode ser usada em decorações.

Ervas frescas

Assim como as especiarias, as ervas frescas foram descobertas há séculos e em um período de intensas navegações marítimas em busca na canela e pimenta (na época, muito valorizadas).

Utilizados em fins medicinais e na própria culinária, esses ingredientes se difundiram pelo mundo e atualmente são usados como temperos, oferecendo sabores, aromas e frescor. Confira as principais!

1. Alecrim

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: alecrim

De origem mediterrânea, o alecrim é caracterizado por ter folhinhas pontiagudas e finas, de perfume fresco, doce e de sabor intenso. Deve ser usado com cautela para não sobressair muito e combina com assados de legumes e vegetais, como batatas, cenoura e abobrinha; aves, cordeiros, carne bovina e suína; sopas, peixes e frutos do mar.

2. Tomilho

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: tomilho

De galhos finos e delicados, o tomilho deixa um sabor marcante na comida e é bastante usado em molhos, peixes (como o salmão), aves, carne bovina, saladas e frutos do mar. Também combina muito bem com a carne suína, em especial se juntá-la com alecrim. Ainda é possível usar em pratos doces, principalmente junto com frutas, como abacaxi, tangerina e figos maduros.

3. Manjericão

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: manjericão

Bastante similar ao brasílio, utilizado na culinária italiana, o manjericão é uma erva fresca, aromática, que não suporta tempo de cocção e que por isso sempre deve ser adicionada ao final das preparações.

É um ingrediente muito utilizado em massaspratos à base de tomate, e está presente em muitas receitas mais clássicas, como na pizza marguerita e na salada caprese. Também combina com legumes, como abóbora, berinjela e abobrinha.

4. Louro

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: louro

Tradicionalmente conhecida como folha de louro, essa é uma erva superaromática, intensa, com um gosto marcante e que suporta longos períodos de cocção. É indispensável na feijoada brasileira ou no feijão do dia a dia, porém deve ser usada com cautela. Além disso, o ingrediente aromatiza vários outros pratos, como molhos em geral, assados, peixes, sopas e refogados de legumes.

5. Hortelã

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: hortelã

Bastante presente na culinária árabe, a hortelã é da família da menta e por isso possui um característico frescor. É uma erva que combina com carneiro, quibe e ainda pode ser usada na elaboração de molhos, chás, bebidas refrescantes e sobremesas tropicais à base de frutas.

6. Coentro

Temperos e especiarias: Saiba como usá-los e transforme suas receitas!: coentro

Considerado um ingrediente único, com odor característico, intenso e fisicamente parecido com a salsinha, o coentro é uma erva fresca utilizada em muitos pratos típicos. Ele combina muito bem com feijão, sopas, caldos, frangos, molho pesto para churrasco, vinagrete, ovos e pratos à base de frutos do mar e peixes, como ceviche e moqueca. Também pode ser usado em saladas para levar aroma e frescor.

Agora que você já sabe como os temperos e especiarias foram descobertos, como são utilizados atualmente na gastronomia mundial e quais são os principais tipos, aproveite essas informações e utilize esses ingredientes incríveis em suas receitas. Lembre-se de que é uma maneira de levar sabor e aroma para o prato de uma maneira muito mais intensa e natural, mas é importante usar com cautela.

Se você gostou do artigo, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos como este. Até mais!