Nos dias de hoje, todos sabemos da importância de cuidarmos bem da nossa saúde, não só para que possamos ter o melhor rendimento possível no trabalho, mas também para que possamos aproveitar ao máximo os momentos de lazer com a família e com os amigos. A alimentação, é claro, desempenha um papel fundamental na manutenção dessa boa forma física, e nada melhor que comer alimentos da estação para obter o máximo da comida que consumimos.

Com a plena difusão dos supermercados e de técnicas modernas de agricultura em nossa sociedade, nos habituamos a ter à nossa disposição praticamente qualquer fruta ou legume que desejarmos, em qualquer época do ano.

Ao longo deste material, veremos o motivo pelo qual cada alimento tem uma época ideal e natural para ser consumido, e como isso pode melhorar sua saúde e gerar mais economia para o seu bolso.

Além disso, você também vai ver quais são os alimentos típicos de cada estação, juntamente com algumas sugestões de receitas para você aproveitá-los da melhor maneira. Confira!

As estações do ano

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: estações do ano
Você certamente já percebeu que o clima na Terra não é homogêneo. Na verdade, as temperaturas médias variam bastante dependendo da época do ano e do local em que você se encontra.

Para compreender melhor essas variações climáticas ao longo do ano, o homem convencionou as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, cada uma com características próprias.

Essas mudanças que caracterizam cada estação ocorrem por conta do movimento de deslocamento da Terra  em torno do Sol, bem como da inclinação de seu eixo em relação ao plano deste mesmo movimento.

Dessa forma, cada estação do ano possui uma incidência diferente de luz e calor, o que explica as mudanças que notamos ao longo dos meses. Essas variações climáticas interferem no ciclo natural de vida dos vegetais, fazendo com que diferentes espécies amadureçam em épocas diversas.

As estações do ano também têm influência sobre os hábitos de reprodução de diversas espécies de animais — principalmente os peixes.

Por que comer frutas e legumes da estação

Ao optarmos por consumir alimentos da estação, colhemos uma série de vantagens. Veja algumas delas!

Alimentos mais saborosos

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: acerola
Por serem colhidas no momento certo, os alimentos têm a chance de amadurecer naturalmente e, assim, desenvolvem o máximo de seu sabor.

Alimentos mais saudáveis

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: morangos
Com uma colheita que obedeça ao clico natural dos alimentos, a necessidade de utilizar de pesticidas e aditivos químicos se torna bem menor, o que garante que as propriedades e benefícios dos alimentos possam ser consumidos intactos.

Alimentos mais baratos

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: feira

Outro benefício é que frutas e verduras da estação não precisam ser cultivados em locais distantes e transportados por longas distâncias, o que reduz drasticamente os custos de produção e, consequentemente, o preço final.

Os produtos de cada estação

Agora que você entende como ocorrem as diferentes estações do ano e a importância de consumir produtos da estação, vamos conhecer os alimentos característicos de cada época, bem como algumas sugestões de como aproveitá-los.

Primavera

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: laranjas

Nesta época do ano, marcada pelo surgimento das flores, o frio do inverno começa a dar lugar ao calor do verão, resultando em uma temperatura bastante amena.

No hemisfério sul, a primavera começa no dia 21 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro.

Os alimentos característicos são:

  • abacaxi
  • banana-prata
  • goiaba
  • laranja
  • mamão
  • melancia
  • melão
  • uva
  • manga
  • almeirão
  • aspargo
  • salmão
  • bonito (peixe)
  • couve-flor
  • beterraba
  • pimentão amarelo
  • cenoura
  • brócolis
  • abacaxi-pérola
  • abobrinha
  • alface
  • batata
  • cebola
  • cebolinha

Para aproveitar o clima e os ingredientes da estação, recomendamos pratos leves e coloridos, como esta sopa de cenoura com gengibre e queijo brie, ou este risoto de salmão com gengibre ao perfume de dill.

Verão

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: melancia

Sendo a estação mais quente do ano, o verão se caracteriza pelo tempo bastante ensolarado e pelas altas temperaturas, pontuadas com pancadas de chuva.

Na parte sul do globo, a estação começa no dia 21 de dezembro e vai até o dia 20 de março. No verão, os dias são mais compridos, o que faz com que haja mais incidência de luz solar

Os alimentos da estação são:

  • abacate
  • abacaxi
  • banana-prata
  • banana-maçã
  • caqui
  • figo
  • fruta-do-conde
  • jaca
  • limão
  • manga
  • maçã
  • maracujá
  • melancia
  • pera
  • uva
  • caju
  • melão
  • pêssego
  • goiaba
  • figo
  • rúcula
  • manjuba
  • merluza (peixe)
  • mexilhão
  • quiabo
  • milho-verde
  • abóbora
  • berinjela
  • laranja
  • chuchu
  • couve
  • jiló
  • palmito
  • pepino
  • vagem

Saladas leves e alimentos refrescantes são ideais para amenizar o calor e manter o corpo hidratado durante essa estação. Alguns exemplos ideais são o rolinho vietnamita de lombo, saboroso e rico em vitaminas e nutrientes, e o frango capim-santo com vegetais.

Outono

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: outono

Marcando a transição do verão para o inverno, o outono do hemisfério sul começa entre os dias 20 e 21 de março, e termina entre os dias 20 e 21 de junho.

O outono se caracteriza pela gradual redução da duração dos dias, pelas baixas temperaturas e pela elevada quantidade de ventos.

Entre os alimentos característicos do outono encontramos:

  • abóbora
  • abacate
  • agrião
  • banana-d’água
  • banana-maçã
  • coco
  • limão
  • laranja-lima
  • mandioca
  • brócolis
  • chicória
  • inhame
  • milho-verde
  • nabo
  • caqui
  • maçã
  • mamão
  • maracujá
  • pera
  • tainha (peixe)
  • bacalhau-norueguês
  • camarão
  • chuchu
  • batata-doce (amarela e rosada)
  • berinjela

Para aproveitar ao máximo os ingredientes do outono, sugerimos a sopa de abóbora e queijo gorgonzola e o tradicional bacalhau à portuguesa.

Inverno

Alimentos da estação: máximo de sabor e nutrientes, gastando menos!: tangerina

A época mais fria do ano se caracteriza pelas baixas temperaturas e pelos dias mais curtos. No hemisfério sul, o inverno tem início no dia 21 de junho e se encerra no dia 23 de setembro.

Os alimentos da estação são:

  • abóbora
  • abobrinha
  • mexerica
  • morango
  • tangerina
  • banana-d’água
  • banana-nanica
  • abacate
  • agrião
  • jabuticaba
  • palmito
  • milho-verde
  • namorado (peixe)
  • couve
  • mandioca
  • cogumelos
  • ervilha
  • gengibre
  • alcachofra

Devido ao frio intenso, as receitas de inverno costumam ser mais ricas em gordura e carboidratos. Indicamos o frango ao mel de frutas vermelhas com purê de raízes, rico em carboidratos complexos e com o sabor delicioso das frutas vermelhas. Outra sugestão para combater o frio é a sopa de mandioquinha com molho de rúcula e shimeji.

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