Um dos desafios da vida moderna é cuidar da saúde, da carreira, da família e da vida social com o mesmo nível de excelência. No que diz respeito à alimentação, por exemplo, preparar refeições apetitosas e ainda manter uma dieta equilibrada e saudável parece difícil. No entanto, montar um cardápio semanal pode ajudar você a alcançar essa meta.

Elaborando um menu semanal você pode escolher os pratos que fazem mais sucesso em casa e preparar refeições de acordo com o tempo livre em cada dia da semana. Além disso, há uma grande economia de tempo e dinheiro quando se programa semanalmente as receitas que serão preparadas e os ingredientes que serão necessários.

Muitas vezes, um único ingrediente — como o arroz e o frango, por exemplo — pode servir para preparar diversos pratos. Quer saber como isso é possível? Confira o artigo de hoje!

Conheça os benefícios de elaborar um cardápio semanal

Economia de tempo e dinheiro

Comprando com antecedência tudo o que precisará, você evita aqueles indesejáveis desvios para idas ao mercado nos dias mais corridos. Sabendo de antemão os ingredientes necessários para a semana, você pode comprar as coisas e as quantidades certas. Isso evita a compra e o desperdício de alimentos perecíveis na geladeira.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - frango ao curry

Refeições equilibradas e variadas

Para manter uma alimentação equilibrada, os nutricionistas indicam que as refeições sejam compostas por uma salada de folhas verdes, um prato principal (geralmente, à base de carne, frango ou peixe), legumes (cozidos, refogados ou assados), um prato base (composto por arroz ou outro carboidrato, como massas e batatas) e algum tipo de grão.

A variedade de ingredientes deve ser a maior possível para que você consuma a quantidade adequada de nutrientes. Também é interessante variar as preparações com um mesmo ingrediente, ainda mais se houver um que seja o preferido da família.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - iscas de cação com salada e mix de grãos

Veja algumas dicas para variar e caprichar no cardápio semanal

Lembre-se de lugares para os quais você e a sua família já viajaram juntos e gostaram muito — ou pense naqueles que ainda planejam visitar. Tome como referência pratos típicos desses lugares e experimente novas receitas.

Use sua criatividade para fazer “releituras” de pratos que vocês conhecem e aprovam. Que tal mudar alguns ingredientes daquele prato que a sua mãe sempre fez? Ou transformar os bolinhos de arroz fritos da sua avó em muffins assados?

Escolha receitas em sites da internet ou em revistas com a família. Aprove e prove aquelas que não demandem muito tempo e cujo nível de dificuldade esteja de acordo com as suas habilidades.

Conte com a ajuda dos clubes de assinatura. Se você e sua família não têm tempo para fazer esse planejamento e suas habilidades culinárias são básicas, uma boa opção é filiar-se a um clube de assinatura.

Entenda o que é e como funciona um clube de assinatura

Os clubes de assinatura vendem serviços ou produtos ao cliente mediante uma assinatura que pode ser mensal, trimestral ou anual. Por meio dessas empresas você compra filmes (Netflix), revistas (Abril), livros infantis (Leiturinha), vinhos (ClubeW) e kits gastronômicos (Cheftime), por exemplo.

No caso dos kits gastronômicos, são entregues caixas com os ingredientes nas quantidades certas para o preparo das receitas escolhidas. A entrega é feita em domicílio na data e no horário previamente agendados. Além disso, o consumidor recebe todas as instruções e dicas para prepará-las, o que praticamente elimina os erros e os desperdícios.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - Kits gastronômicos Cheftime

Esses kits trazem praticidade e possibilitam que mesmo as pessoas menos experientes possam preparar as receitas que desejam — estas podem variar de pratos simples e diferentes até os sofisticados.

Os kits proporcionam experiências gastronômicas que podem surpreender e agradar a toda família. Outra vantagem deles é a variedade de receitas e de kits disponíveis com ingredientes nem sempre fáceis de encontrar no mercado.

Saiba como transformar um ingrediente em 6 pratos diferentes

Um alimento quase onipresente em nossas mesas é o arroz, certo? Ele é um ingrediente base na maior parte das refeições, mas isso não quer dizer que ele deva ser preparado todos os dias do mesmo modo. Para que você entenda como fazer isso, aqui vamos dar algumas sugestões de como servir o arroz em diferentes versões.

A sua preparação mais básica é o arroz branco e ele realmente pode ser a melhor escolha quando o prato principal deve se destacar, como no caso da moqueca de cação. Quase tão simples quanto essa versão é o Arroz Sírio, que pode acompanhar rolinhos de berinjela. Ao acrescentar a lentilha, o prato fica nutricionalmente enriquecido e delicioso.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - mignon suíno com arroz sírio

Algumas receitas são complementadas por outras à base de arroz e podem ser ótimas variações sobre o tema — um exemplo é o Arroz cítrico com abobrinha. Essa receita não exige nenhuma técnica em seu preparo e a adição da abobrinha ao arroz pode facilitar o consumo desse legume pelas crianças.

Mais um prato que tem como característica a facilidade do preparo é o Arroz de Coco. Essa receita pode ser servida juntamente com frango ou com um corte suíno. Outro caso em que o arroz é tão protagonista quanto a carne é o Risotto ao Limone, que harmoniza muito bem com um mignon suíno.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - risotto ao limone

Essa preparação exige um pouco mais de conhecimento culinário do que as citadas anteriormente. Se esse não for o seu caso, uma orientação passo a passo pode ser bem-vinda.

Algumas ocasiões pedem pratos mais elaborados, nem sempre isso ocorrerá em dias que você dispõe de muito tempo para cozinhar. A saída para essa situação são os pratos únicos: eles unem prato principal, base e acompanhamento em um só. Um clássico exemplo é o Arroz de Pato, cujo preparo não leva mais que meia hora e é muito fácil.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal - Arroz de pato

Outra boa pedida para dias assim são os risottos. Eles têm receitas completas nutricionalmente e exigem pouca destreza culinária. Como exemplo, vale citar o brasileiríssimo Risotto de Carne Seca, Requeijão e Agrião. Com ingredientes regionais, esse prato tem o toque especial dado pelo agrião e fica pronto em apenas 25 minutos.

Um ingrediente, mil pratos: como variar seu cardápio semanal: Risoto de carne seca, requeijão e agrião

Viu como a partir de um ingrediente tão comum como o arroz é possível elaborar várias receitas? Os vegetais podem ser grelhados, assados, fritos, ensopados, empanados. As carnes ainda podem ser desfiadas, moídas, filetadas e todas essas variações dão origem a mil receitas diferentes.

Basta usar um pouco de criatividade, uma pitada de organização e aventurar-se pelo universo culinário para tornar o seu cardápio semanal muito mais interessante.

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