Endívia. Essa hortaliça não é muito famosa aqui no Brasil, mas com certeza vale a pena conhecê-la. Ela tem um sabor diferenciado, um pouco puxado para o amargo, e textura levemente crocante. Foi descoberta na Europa, no século, XIX, e foi se popularizando aos poucos. Pertence à família das chicórias.

Além de seu sabor apurado, a endívia tem uma estrutura bonita e oferece muitas possibilidades na hora de montar seu prato com ela. Suas folhas sobrepostas e apertadas podem ser servidas juntas, levemente soltas ou separadas.

Como cozinhar com endívia. Contrafilé com Endívias e Cuscuz de Brócolis.
Contrafilé com Endívias e Cuscuz de Brócolis – Cheftime

Como cozinhar receitas com endívia

Devido ao seu sabor levemente amargo, a endívia fica deliciosa caramelizada. O contraste de seu gosto natural com o doce adquirido na caramelização confere ao vegetal um aroma único, que vale a pena experimentar.

Mas é uma hortaliça versátil, que pode ser consumida de diversas outras maneiras. Crua, ela é refrescante e conserva toda a sua crocância, mas seu amargor também fica mais pronunciado. Já cozida no vapor, fica com textura e sabor mais delicadas, e ainda se pode prepará-la assada.

Como cozinhar com endívia: Endívia caramelizada

A endívia pode ser a estrela de uma salada ou acompanhar um prato. Também serve como uma entrada diferente, deliciosa e saudável, porque é rica em vitamina A e potássio, além de ajudar a absorver o colesterol no sangue e remover toxinas no organismo.

E aí, essa dica de Chef ajudou a aumentar seu repertório na cozinha? Deixe seu comentário pra nós!

Deixe uma resposta