O frango é uma carne bastante consumida no Brasil por ser uma carne branca, leve e fácil de preparar. Mas às vezes surge aquela dúvida de como temperar receitas de frango de forma que ele fique suculento e agrade ainda mais a quem vai degustá-lo.

Temperar uma carne nem sempre é tão fácil quando se trata de uma receita sofisticada ou se quer alcançar o ápice do sabor, explorando as possibilidades da culinária de forma que a refeição se torne agradável e inesquecível.

Considerando essas questões, neste artigo vamos apontar dicas sobre como temperar frango, de acordo com a receita e o modo como será preparado. Confira!

Como temperar receitas de frango

Como escolher temperos para receitas de frango?

Importante salientar que para temperar frango ou qualquer outra carne, é preciso considerar o tipo de receita que será preparada e o paladar de quem vai degustá-la. Por isso a escolha dos temperos é tão importante.

O frango, por ser uma carne mais barata e fácil de encontrar, é utilizado diariamente, seja em refeições domésticas ou em restaurantes. É um alimento que pode ser utilizado em todos os tipos de refeições, das mais simples às mais sofisticadas.

Você pode utilizá-lo em entradas, pratos principais ou lanches. A dica mais importante para que você acerte nos condimentos e no o tempo que você vai deixá-lo temperando. Quanto mais tempo ele ficar, mais apurado será o sabor.

A seguir, abordaremos neste post algumas dicas sobre quais temperos utilizar em cada tipo de preparação. Continue a leitura e certamente você conseguirá escolher facilmente o melhor tempero para o seu frango, harmonizando sabores e receitas.

Temperos naturais

Quando falamos em temperos naturais nos referimos àqueles que muitos têm em uma horta ou compram fresquinhos no sacolão. O frango, por ser uma carne leve, se temperado com ervas naturais, pode ter o seu sabor destacado de forma deliciosa.

Você pode fazer uma preparação de frango grelhado, defumado ou cozido e utilizar ervas como o manjericão, folhas de louro, coentro, sálvia, alecrim,salsa, entre muitas outras. Estas ervas, aliadas aos famosos alho e cebola, farão com que o sabor da carne se destaque.

O alecrim, por exemplo, é ótimo para receitas de frango assado. Você pode utilizá-lo junto ao alho amassado ou massagear a carne com a erva, fazendo com que seu aroma e sabor amadeirados confiram à carne um sabor peculiar, além de deixá-la deliciosa e suculenta.

Como escolher temperos para receitas de frango? Frango assado com alecrim

Já o açafrão ou a páprica podem conferir à sua receita um sabor mais picante, permitindo que você utilize o frango em uma preparação mais típica, como em pratos da cozinha mexicana. O orégano, por sua vez, é ótimo para ensopados, pois o seu aroma e sabor permitirão uma degustação prazerosa e inesquecível do prato.

Antes de inciar a preparação,  programe-se para descongelar o frango na geladeira, retirando-o do freezer 1 dia antes, pois será mais fácil a incorporação e absorção do tempero pela carne.

O frango quando congelado ou resfriado pode aumentar o tempo de cozimento. Se você pretende assá-lo, ele pode demorar mais tempo, ou se pretende fritá-lo, corre o risco de ele ficar congelado ou frio por dentro.

Aposte em uma marinada

Como escolher temperos para receitas de frango? Frango marinado

A técnica conhecida como marinada resume-se à utilização de salmouras ou molhos condimentados para a imersão do frango. Esta é uma técnica bastante comum e utilizada para diversas carnes, mas quando se trata do frango deve-se ter uma atenção especial.

O frango deve ficar marinando por, no máximo, duas horas. Isso porque este é o tempo máximo em que a carne conseguirá absorver o tempero.

Caso o frango fique por mais tempo do que o recomendado em uma marinada, pode acontecer o que chamamos de cozimento frio. O cozimento frio acontece quando os temperos começam a fazer com que a carne do frango passe do estado cru em que se encontra para entrar em um processo de cozimento, como no caso de um ceviche.

Utilize bebidas alcoólicas na preparação

Utilizar bebidas pode ser curioso, novidade ou costume. Esta é uma dica para quem pretende deixar a carne com um aroma diferente e um sabor sofisticado. Se você pretende fritar o seu frango, utilize vinhos que tenham alto teor alcoólico, o que fará com que sua carne flambe. Você terá uma preparação diferente que pode ficar com um sabor mais apurado.

Você pode fazer também uma marinada usando cerveja. Deixar o frango imerso entre temperos, ervas e a cerveja conferirá à carne um sabor único — e a cerveja fará com que ela fique mais suculenta. Você pode utilizar qualquer as claras ou escuras, de acordo com a sua preferência.

O whisky é uma bebida muito utilizada em países europeus para a preparação de cozidos e assados. Você pode fazer uma sopa ou cozido naquele tempo frio e utilizar uma dose de whisky para deixar a receita com um sabor mais forte e que te esquente.

Pimentas são boas opções

Existem diversos tipos de pimentas, desde aquelas mais suaves às mais fortes. Geralmente elas são utilizadas para deixar a receita um pouco diferente ou quando se trata de preparações típicas. Os povos da América Central têm o costume de utilizar pimentas fortes em suas receitas, fazendo com que a culinária seja conhecida por sua característica “quente”.

Você pode utilizar qualquer tipo de pimenta em seu frango, desde que saiba qual a sua intensidade para que ela não estrague sua receita. Você pode utilizar uma pimenta de cheiro, como por exemplo uma do tipo biquinho para decorar um prato ou para conferir sabor a uma uma entrada.

Como escolher temperos para receitas de frango? Frango balsâmico com couscous marroquino

Se você gosta de pratos quentes e afrodisíacos, abuse das pimentas mais fortes, como a pimenta malagueta. Você pode utilizá-las em frangos fritos e empanados, ou ainda em um molho para acompanhar.

Com base nas informações apresentadas neste post, certamente você saberá como temperar o frango e conseguirá absorver as dicas que podem diferenciar o seu prato, deixando-o mais sofisticado ou apenas tirando aquela impressão de “comida de todo dia”.

O conteúdo foi útil? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas aprendam como temperar frango para obter da carne o melhor sabor possível, de acordo com as especificidades de cada paladar — inclusive dos mais exigentes.