De acordo o dito popular “faça bem o molho e acompanhe até pedras”, um bom molho à mesa transformará sua refeição em algo realmente especial. Ele é a salvação de muitos pratos e o detalhe é que, muitas vezes, garante o sucesso do Chef. Mas como fazer molho corretamente?

Antigamente, os molhos eram utilizados para disfarçar o odor desagradável e indesejável dos alimentos, que começavam a deteriorar. Hoje têm como principal característica complementar sabor, dar umidade, riqueza aos pratos e evidenciar a aparência.

Dicas de preparação

Os molhos variam em textura e sabor, podendo ser lisos ou grossos, homogêneos ou encorpados, doces ou salgados e servidos frios ou quentes. Uma das boas sugestões para produzir um molho diferenciado começa na escolha de seus ingredientes. Prefira utilizar produtos frescos e na sua sazonalidade.

Depois, escolha uma panela de boca alongada, base estreita e fundo grosso. Isso garantirá a distribuição uniforme de calor. Lembrando que o molho não deve ferver abruptamente, pois isso altera o sabor natural dos ingredientes escolhidos. Prefira utilizar fogo baixo ou médio, popularmente conhecido como fogo brando.

Como fazer molho: dicas para acertar na receita

Também é melhor preparar o molho sempre antes de servi-lo, pois quanto mais fresco melhor. Uma dica boa de finalização é bater ao molho um pedacinho de manteiga gelada, ela garantirá a cremosidade além de dar-lhe um leve acabamento brilhante.

Molho ralo e aguado deixa a desejar, não é? Por isso usamos os agentes espessantes, cuja função é engrossar. Esses podem ser as farinhas, o amido, manteiga, gelatina, leguminosas, ovos e creme de leite.

Lembrando que, ao adicionar creme de leite, ele deve sempre ser levemente pré-aquecido ao entrar no molho quente. Se possível adicione-o apenas no ultimo momento antes de servir, pois esse nunca deve ser fervido, ou aquecido demasiadamente pois poderá talhar.

Como fazer molho: dicas para acertar na receita

Na hora de servir não esqueça de experimentar o molho e regular o sabor do sal de acordo com o seu paladar.

Depois de conhecer um pouco o maravilhoso mundo dos molhos, está pronto para fazer diferente e adicionar um toque a mais aos seus pratos?

O chutney, tipo de molho espesso de origem indiana, é uma boa ideia para começar. Confira na receita da semana do Cheftime.

*Texto por Priscila Urbano