Existem aqueles dias em que apenas se quer relaxar e esquecer de todos os problemas, não é mesmo? O happy hour, para muitos, é um dos períodos mais esperados da semana e é conhecido como um momento para relaxar e curtir após um dia estressante de trabalho e semana cheia de compromissos. Por isso, poder passar um tempo gostoso nas melhores companhias, em um ambiente agradável e com muita comida e bebida de qualidade, é renovador — e faz muito bem para a saúde!

Muitas pessoas estão optando por realizar o happy hour na própria empresa ou até mesmo em casa — o que tem muitas vantagens perante os bares. Com uma decoração divertida, drinks charmosos e petiscos deliciosos, além de boas companhias e criatividade, é possível realizar um happy hour que será um grande sucesso e agradará a todos os convidados!

Portanto, por que não fazer isso no conforto da sua casa? Seja com amigos, seja com familiares, seja com colegas de trabalho: sediar um happy hour é muito mais fácil do que você imagina!

O happy hour

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: drinks

Existem diversas histórias em relação à origem do termo happy hour e sobre como se espalhou pelo mundo todo. Alguns historiadores dizem que a expressão surgiu na Europa e outros alegam que foi nos Estados Unidos, porém, todos concordam que o termo nasceu nos anos 20 para designar os momentos nos quais os marinheiros eram liberados para relaxar e curtir em alto-mar bebendo, praticando luta livre e também boxe.

Já nos Estados Unidos, nas décadas de 20 e 30, era tempo de Lei Seca, e o consumo e a comercialização de bebidas de alto teor alcoólico eram proibidos. Assim, para que as pessoas pudessem consumir esse tipo de bebida, era preciso encontrar bares clandestinos ou residências particulares, onde pessoas de alto poder aquisitivo conseguissem adquirir bebidas ilegalmente.

Dessa forma, criou-se o costume de as pessoas se reunirem para beber antes de sair para um restaurante ou para uma festa, e essa forma de reunião informal acabou popularizando ainda mais o termo happy hour, que se difundiu com o fim da proibição.

Atualmente, essa prática está presente por praticamente todo o mundo e caiu nas graças dos brasileiros, funcionando como uma excelente estratégia para as organizações, assim como para os bares, que, normalmente, oferecem preços promocionais para o “período do happy hour” (geralmente das 17 às 20 horas).

A importância do happy hour

Que o happy hour é um excelente momento de descontração pós-expediente todo mundo sabe, não é? Apesar de ser muito conhecido como forma de entretenimento e diversão, você sabia que existem muitos outros motivos para acrescentar o happy hour na sua agenda e que podem auxiliar na sua vida profissional?

1. Trocar Experiências

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: festa

 

Na correria do dia a dia, dentro das organizações, muitas vezes se torna difícil se relacionar socialmente com as pessoas do trabalho. Portanto, o happy hour pode ser uma ótima oportunidade para trocar experiências com as pessoas da empresa, bem como aprender com elas!

2. Aprofundar as relações

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: happy hour com amigos

Você poderá aprofundar as relações e desenvolver um sentimento de cumplicidade e amizade com os seus colegas de trabalho, melhorando o relacionamento entre as pessoas da organização em um ambiente descontraído, onde todos estão com o objetivo de se divertir.

3. Aumentar a produtividade

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: felicidade e proatividade no trabalho

Quando os colaboradores se conhecem e se relacionam melhor, a produtividade pode aumentar junto da cooperação e motivação nas atividades, principalmente as realizadas em grupo, o que pode ser propiciado pela participação nesses momentos de descontração.

4. Ampliar a bagagem cultural

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: pessoas felizes no trabalho

Outro fato interessante que pode ser possibilitado a partir desses encontros são as oportunidades de aprendizados culturais, em que se incluem as regras de convivência, as regras do grupo e suas dinâmicas de funcionamento, que são aquelas que não estão escritas no código de etiqueta da empresa e que quem participa do happy hour acaba compreendendo melhor.

5. Expandir o networking

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: networking no trabalho

O happy hour também pode ser um aliado na expansão do seu networking — ou rede de contatos —, que significa ampliar os seus contatos tendo acesso a pessoas de outras áreas, departamentos, clientes, amigos de amigos, entre outros, o que pode beneficiar a sua carreira a longo prazo. Conhecendo novas pessoas, é possível colher frutos dentro e fora da organização!

6. Relaxar e curtir

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: happy hour com os amigos

Por fim, aproveite esse momento principalmente para relaxar e curtir! Algumas horas de relaxamento após um dia ou semana cansativa farão com que você tenha mais disposição para voltar ao trabalho. Além de não ser saudável, não é nada produtivo ficar o tempo todo com a cabeça no trabalho. A produtividade e a motivação estão diretamente relacionadas com a qualidade e estilo de vida que você leva!

Quando se está mais relaxado, aumentam as chances de você ter mais criatividade e inspiração. Além do mais, esses insights têm mais possibilidade de surgir em momentos de descontração. Portanto, tire ao menos um dia da semana para se divertir!

Mas você não precisa ir até a um bar para ter um happy hour animado e ainda aproveitar todas as suas vantagens. Se você gosta e acha divertido receber os seus amigos em casa, que tal convidá-los para curtir um happy hour em um ambiente aconchegante, intimista e ainda dar boas risadas?

Para isso, selecionamos 21 receitas de coquetéis para você encontrar aquele — ou aqueles — que mais se encaixa no seu encontro! E o mais incrível: para prepará-los, você não precisa ser um barman profissional ou ter todos os utensílios na sua casa para conseguir resultados lindos e deliciosos!

21 receitas de drinks para happy hour

Para lhe ajudar a preparar seu happy hour — em casa, na empresa ou em um salão de festas —, selecionamos especialmente para você 21 receitas de drinks de chef para realizá-los com muito estilo e impressionar a todos os convidados. Confira e experimente!

1. Gin Tônica Amazônico

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: gin tônica amazônico

Você gosta de inovar em suas receitas? Experimente o Gin Tônica Amazônico, a bebida que é muito conhecida pela sua elegância, mas agora com o toque brasileiro do guaraná!

2. Negroni Antivilo

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: negroni antivilo

Receita de Negroni lançado no Cheftime e elaborado pelo especialista em coquetelaria André Antivilo. É uma releitura que harmoniza cachaça de amburana, aperol, vermute tinto e vermute seco (branco), e finalizados com um suave toque cítrico dado pelo twist de laranja. Não deixe de experimentar!

3. Aperol Spritz

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: aperol spritz

Prepare esse drink charmoso feito de Aperol, Prosecco, água com gás e uma rodela de laranja. Leve sofisticação e muita elegância ao seu happy hour com o drink que já é sucesso em cidades europeias e na americana Nova Iorque!

4. Tinto de Verano

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: tinto de verano

Cansado das mesmas bebidas, mas ainda quer praticidade? Que tal aproveitar o clássico vinho tinto e acrescentar soda limonada e uma rodela de laranja? Se impressione com o sabor e a facilidade do Tinto de Verano, essa bebida espanhola!

5. Piña Colada

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: pinã colada

Com fama mundial, esse maravilhoso drink originário de Porto Rico é sinônimo de sucesso com seu sabor adocicado de coco e abacaxi, mas ao mesmo tempo refrescante. Você vai conquistar seus convidados!

6. Moskow Mule

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: moscow mule

O Moskow Mule é um drink que nasceu nos Estados Unidos e é um clássico dos anos 50. É um coquetel feito com vodka, cerveja sabor de gengibre e suco de limão, e que você não pode deixar de experimentar!

7. Cuba Libre

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: cuba libre

A Cuba Libre consiste em uma bebida muito saborosa à base de rum e refrigerante de cola, e que está sempre presente em bares e festas. Além disso, é uma bebida muito prática e perfeita para os dias de correria. Por isso, não pode faltar em seu happy hour!

8. Sex On The Beach

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: sex on the beach

Você prefere coquetéis mais doces? Então, o já consagrado Sex On The Beach é perfeito para você! A combinação entre o suco de laranja, o licor de pêssego e a vodka tornam essa mistura extraordinária. Confira e se surpreenda!

9. Dry Martini

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: dry martini

Dry Martini é um dos drinks mais famosos do mundo. É um coquetel feito com gim e vermute seco, além de muito fácil de fazer. Portanto, deve ser presença confirmada no seu happy hour!

10. Daiquiri

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: daiquiri

Se você está em busca de uma bebida refrescante de rum branco e mix de limão, acaba de encontrar! Experimente o Daiquiri, uma das bebidas mais famosas da coquetelaria cubana.

11. Margarita

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: margarita

A Margarita é uma bebida muito conhecida, originada no México e que leva como ingredientes os clássicos do país: tequila e limão, além de uma borda de sal na taça na qual é servida. É uma opção extremamente saborosa e que é sempre sucesso onde é servida.

12. Caipirinha de limão com água de coco e picolé

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: caipirinha de limão com água de coco e picolé

Como todo brasileiro é apaixonado por caipirinha, não vai ser difícil agradar aos convidados com esse drink. Experimente essa variação feita com água de coco e picolé de limão e se encante!

13. Cosmopolitan

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: cosmopolitan

O drink Cosmopolitan se tornou mundialmente famoso devido à sua aparição na série norte-americana Sex and the City. Consiste em uma bebida preparada à base de suco de cranberry, vodka e licor de laranja. Fã ou não de Sex and The City, você precisa experimentar esse drink espetacular!

14. Long Island Iced Tea

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: long island iced tea

O nome desse drink pode enganar, mas ele não leva Iced Tea! Tem esse nome porque sua coloração e sabor se assemelham ao do chá gelado. Surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 e é uma bebida que vai lhe conquistar!

15. Crossbow

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: crossbow

Se encante com o sabor adocicado e a sofisticação do drink Crossbow, que, além de simples de preparar, é delicioso!

16. Caipiroska de baunilha e tangerina

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: caipiroska de baunilha e tangerina

Confira a receita dessa bebida que harmoniza o adocicado da baunilha com o sabor azedinho da tangerina! O resultado é incrível!

17. Manhattan

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: manhattan

O Manhattan é um drink de forte sabor, composto por vermute doce e bitters, e com destaque para o whisky, combinado com o leve adocicado da cereja. Confira!

18. Bloody Mary

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: bloody mary

O Bloody Mary com certeza é um drink diferente de tudo o que você já testou. Experimente essa bebida diferenciada e com um sabor único. Você vai impressionar seus convidados, com certeza!

19. Mojito

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: mojito

O Mojito é um coquetel extremamente refrescante e perfeito para os dias de calor. Seu sabor suave e delicioso é cativante e merece estar presente no seu happy hour!

20. Clericot

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: clericot

O Clericot é uma bebida de origem francesa extremamente prática e fácil de preparar. Perfeito para quem tem pressa para começar o happy hour, mas com muita elegância e sofisticação!

21. ChocoBomb

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: chocobomb

E, para finalizar, o ChocoBomb é um drink que é praticamente uma sobremesa para o seu happy hour, mantendo o estilo do evento!

Petiscos do Cheftime para acompanhar

Mas nem só de bons drinks é feito um happy hour de qualidade! Como esse tipo de evento tem um clima de descontração, a ideia é que as pessoas possam conversar ao mesmo tempo que se servem, sem pausa para o jantar.

Pensando nisso, escolhemos 21 receitas de petiscos de dar água na boca para acompanhar os drinks de chef e você realizar um happy hour completo!

E, se após ler, você continuar na dúvida sobre qual snack servir para os convidados e que combinem com os drinks que escolheu, experimente ler as nossas dicas sobre como harmonizar comidas e bebidas!

1. Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: dadinho de tapioca com geleia de pimenta

Esse é um petisco simples de fazer e com alto rendimento. Excelente para você impressionar seus convidados com uma receita leve e gostosa.

2. Tapas

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: tapas

As tapas são umas torradinhas cobertas de ingredientes típicos e deliciosos da Espanha! Venha conferir essa delícia!

3. Nachos, salsa roja, dip de queijo cheddar, sour cream e guacamole

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: nachos, SALSA ROJA, DIP DE QUEIJO CHEDDAR, SOUR CREAM E GUACAMOLE

O prato típico mexicano é composto por uma porção de tortilhas de milho crocantes com uma camada de queijo derretido, além de azeitonas pretas, pimenta jalapeño e sour cream. É servido com três molhos deliciosos para acompanhar: salsa roja, dip de cheddar e guacamole.

4. Pastel assado de queijo brie e geleia de pimenta

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: pastel assado de queijo brie com geleia de pimenta

Está procurando uma receita de petisco mais leve? Acabou de encontrar! Experimente essa variação do tradicional pastel com o toque de elegância do queijo brie, acompanhado do agridoce da geleia de pimenta. Uma explosão de sabores!

5. Mix de mini pizza de muçarela com presunto, brócolis, tomate, azeitona e champignon

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: MIX DE MINI PIZZA DE MUÇARELA COM PRESUNTO, BRÓCOLIS, TOMATE, AZEITONA E CHAMPIGNON

Se você procura por um aperitivo que agrade a todos os gostos, as mini pizzas são a escolha certa! Afinal, quem não gosta de pizza? São muito fáceis e rápidas de preparar, além de serem uma delícia!

6. Meat ball com barbecue lupulado e mostarda grega

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: MEATBALL COM BARBECUE LUPULADO E MOSTARDA GREGA

Também conhecido como almôndega, polpetta ou bolinha de carne, é um aperitivo curinga, incrementando qualquer happy hour, principalmente quando acompanhado de molho barbecue lupulado e a mostarda grega.

7. Samosa de carne com batata e molho agridoce

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: SAMOSA DE CARNE COM BATATA E MOLHO AGRIDOCE

A samosa é um snack de origem indiana que, além de saboroso, é muito saudável. Experimente!

8. Nuggets de quinoa e frango ao molho de mel e mostarda

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: NUGGETS DE QUINOA E FRANGO AO MOLHO DE MEL E MOSTARDA

Procurando um aperitivo saudável? Experimente essa combinação de texturas e sabores proporcionada pelos nuggets de quinoa e frango, que combinam perfeitamente com o molho adocicado de mostarda e mel.

9. Bruschetta de pepperoni com redução de aceto balsâmico

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: BRUSCHETTA DE PEPPERONI COM REDUÇÃO DE ACETO BALSÂMICO

A bruschetta é uma entrada tipicamente italiana à base de pão com alho esfregado. A partir dela, existem diversas variações, e a com pepperoni fica divina! Confira!

10. Rolinho vietnamita de frango ao molho de gergelim

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: ROLINHO VIETNAMITA DE FRANGO AO MOLHO DE GERGELIM

Confira essa receita típica do Vietnã, muito refrescante, saborosa e com baixo teor de calorias.

11. Fish and chips com molho tártaro

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: Fish and Chips com Molho Tártaro

Esse snack não pode faltar no seu menu se você quiser impressionar os seus amigos no happy hour, então aposte nessa receita!

12. Espetinho vegetariano folhado de portobello

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: espetinho vegetariano folhado de portobello

Está procurando uma opção vegetariana para curtir o seu happy hour? Delicie-se com esse snack prático feito com legumes e cogumelo portobello, com massa folhada e salpicado com queijo parmesão. Uma iguaria!

13. Fajitas de pollo com frijoles e guacamole

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: FAJITAS DE POLLO COM FRIJOLES E GUACAMOLE

As fajitas são um famoso prato de origem mexicana, elaboradas em tortilhas recheadas com uma combinação de carnes com vegetais, podendo-se realizar diversas variações de recheio. Delicie-se!

14. Rolinho primavera de ementhal e alho-poró com molho agridoce

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: ROLINHO PRIMAVERA DE EMENTHAL E ALHO-PORÓ COM MOLHO AGRIDOCE

O rolinho primavera é originário da China e essa versão é uma variação do seu recheio original, resultando em uma combinação perfeita entre o queijo ementhal e o alho-poró. Simples e elegante!

15. Homus de beterraba com mini quibe assado

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: HOMUS DE BETERRABA COM MINI QUIBE ASSADO

Essa receita é uma variação do tradicional homus árabe. Então, que tal experimentar essa alternativa inovadora feita com beterraba? Você não vai se decepcionar! Para acompanhar esse delicioso prato saudável e saboroso, faça mini quibes assados.

16. Buffalo wings assadas com salsão e molho blue cheese

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: BUFFALO WINGS ASSADAS COM SALSÃO E MOLHO BLUE CHEESE

É um snack de origem americana com sabor diferenciado e picante. Porém, nessa versão, não há pimenta, para que você possa degustar sem medo. Como acompanhamento, tente preparar o cremoso molho blue cheese, feito com queijo gorgonzola. Experimente!

17. Cebola assada envolta em parma com cream cheese e lentilha vermelha

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: CEBOLA ASSADA ENVOLTA EM PARMA COM CREAM CHEESE E LENTILHA VERMELHA

Se você procura por uma receita diferente e inovadora, experimente esta daqui! Receita extremamente suculenta e com um sabor incrível!

18. Croissant recheado de frango com maionese de wasabi

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: CROISSANT RECHEADO DE FRANGO COM MAIONESE DE WASABI

Esse snack, além de ser muito fácil, é delicioso e, com certeza, vai combinar muito bem com o seu happy hour! Além do frango, o croissant é recheado com uma maionese de wasabi, misturando a culinária francesa com a oriental e resultando em uma explosão de sabores.

19. Mini pizza de berinjela com mussarela e shimeji

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: MINI PIZZA DE BERINJELA COM MUSSARELA E SHIMEJI

A mini pizza de berinjela é um aperitivo muito prático e gostoso, que pode facilmente substituir a massa de pizza. Ideal para quem quer curtir sem se preocupar com as calorias!

20. Sassami crocante com batata e molho de queijo

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: SASSAMI CROCANTE COM BATATA E MOLHO DE QUEIJO

Receita extremamente deliciosa e suculenta, que é ao mesmo tempo crocante por fora e macia por dentro. Conta ainda com um molho muito cremoso de cream cheese com parmesão para acompanhar. Ninguém consegue resistir!

21. Meat balls de frango com molho de iogurte e siciliano

21 drinks e petiscos para um happy hour com os amigos!: MEAT BALLS DE FRANGO COM MOLHO DE IOGURTE E SICILIANO

Essa é uma receita deliciosa, leve e saudável, que combina o sabor do frango com o frescor do iogurte e do limão siciliano. Bom apetite!

O happy hour se popularizou e conquistou o coração de todos os brasileiros, tanto que esse termo não é mais utilizado somente para confraternizações com colegas de trabalho e se estendeu para encontros com amigos e familiares. Sendo no bar, em casa ou na própria empresa, essa forma de confraternização traz muitas vantagens pessoais, como diminuir o estresse, renovar os ânimos, se divertir e encontrar pessoas queridas, assim como contatos profissionais, em que podem surgir muitas oportunidades.

Para realizar um happy hour caprichado, se prepare com boa antecedência; o seu melhor aliado é a organização! Assim, você evita que imprevistos aconteçam. Além disso, faça uma bela decoração do ambiente e da mesa onde será servido os drinks e petiscos, de forma que os convidados se sintam à vontade e consigam circular. Com certeza vai surpreender os seus amigos!

Conte com o Cheftime

Para facilitar o preparo do seu happy hour, o Cheftime pode lhe ajudar! Em nosso site, além do clube de assinaturas de kits gastronômicos, existe a possibilidade de compras avulsas de receitas de drinks e petiscos, em que você recebe os ingredientes na sua casa, nas quantidades certas e com o passo a passo!

Assim, você consegue testar receitas novas com ingredientes frescos e selecionados, com toda a praticidade e conforto que o Cheftime pode lhe proporcionar. Tenha sua hora de chef e, quem sabe, convide amigos próximos para serem assistentes e dividirem a incrível experiência de cozinhar!

Com as dicas de drinks e petiscos que selecionamos, não tem como errar! Você vai conseguir encontrar receitas que combinarão com as preferências dos seus convidados. Assim, com certeza você vai agradar a todos os paladares com os seus temperos e especiarias e será um ótimo anfitrião. Então, diga sim ao happy hour!

Quer receber semanalmente receitas sensacionais para esse e outros tipos de eventos? Assine a nossa newsletter e coloque a mão na massa!