O risoto é um prato clássico e apreciado no mundo inteiro que consegue agradar a todos os gostos devido à sua versatilidade. A partir de sua base, é possível criar combinações para o seu preparo, dos mais simples aos mais sofisticados! Sem dúvida, quando se trata de receitas de risoto, há inúmeras possibilidades.

Porém, o risoto é um prato com alguns passos que precisam ser cumpridos para que não aconteçam deslizes e o resultado final não saia como o esperado. Mas não se assuste! Não é tão difícil! Com a prática você será capaz de preparar maravilhosas receitas de risoto.

Arriscando e abusando da sua criatividade, o resultado poderá ser surpreendente! Se você se interessou, confira as dicas a seguir sobre como preparar a base do risoto e 101 receitas para variar esse prato que é querido no mundo todo!

O risoto e a sua história

O risoto é um prato italiano que surgiu, mais precisamente, no norte do país em uma região chamada Lombardia, no século XI. Teve sua origem quando os muçulmanos — chamados na época de sarracenos pelos cristãos — trouxeram o grão utilizado na receita do risoto para a Itália e a Espanha, durante a Idade Média.

Rapidamente, o arroz se tornou um sucesso nessa região, devido à umidade do Mediterrâneo, que era ideal para a sua cultura. Inicialmente, o arroz era vendido a um preço altíssimo, fazendo com que somente as pessoas muito ricas tivessem acesso a ele. Com a popularização e o reconhecimento da qualidade do grão, mais países passaram a importá-lo, o que fez com que o seu preço se tornasse mais acessível.

Porém, o prato só foi criado em 1574. Conta a história que Valério di Fiandra, conhecido por suas obras de artes, foi contratado para construir algumas janelas para a Duomo di Milano (Catedral de Milão), o que atraiu muitos estudantes. Após um tempo importunando o seu aluno mais talentoso, este disse ao seu mestre que acabaria colocando açafrão em seus risotos caso isso não acabasse.

Quando a filha de Fiandra foi se casar, ele preparou um jantar oferecendo como prato principal o risoto, uma de suas criações. Então seu aluno decidiu subornar o cozinheiro para colocar um pouco de açafrão na panela, como vingança. Surpreendentemente, a receita recebeu muitos elogios dos convidados e foi nesse dia em que nasceu o Risoto Allá Milanese, o Risoto à Milanesa, o mais famoso na Itália.

Requisitos básicos da receita

Para que a receita de risoto tenha sucesso, é necessário seguir alguns passos no preparo e na escolha dos ingredientes ideais:

Arroz

Primeiramente, para preparar uma boa receita de risoto, é necessário um arroz específico e não o arroz “agulhinha” de todo dia. Além disso, lembre-se de nunca lavar o grão, pois assim ele soltará amido suficiente para ficar cremoso. Os tipos mais conhecidos são o Arbório, Carnaroli e o Vialone Nano. O arbório é o mais barato e o mais conhecido no Brasil. Ele contém pouca amilose, o que deixa o risoto com uma consistência mais firme e mantém sua forma. No entanto, não deixa a receita tão cremosa, sendo indicado para as receitas que levam carnes.

Já o Carnaroli, o favorito dos italianos, possui mais amido e, por isso, deixa o risoto mais cremoso, apesar de levar mais tempo para cozinhar. Esse tipo de arroz combina com receitas mais leves e saudáveis. Por último, o Vialone Nano é o que tem mais concentração de amido, o que deixa o risoto extremamente cremoso, mas firme. Por ser um grão menor e mais redondinho, é ideal para receitas que levam frutos do mar e ingredientes menores.

Queijo parmesão, vinho e manteiga.

Pode parecer redundante, mas é muito importante utilizar ingredientes de boa qualidade no preparo do risoto. Não adianta comprar o arroz certo, se o vinho não for bom ou se o queijo parmesão for de saquinho. Sempre utilize queijo parmesão fresco e ralado na hora. Lembre-se também de respeitar o tipo e a quantidade de vinho que é pedido na receita.

Geralmente, utiliza-se o vinho branco seco, que evapora mais rápido, perfumando o arroz, além de não deixar um sabor desagradável. Assim como o queijo e o vinho, a manteiga também deve ter boa qualidade e não pode ser substituída por margarina ou creme de leite.

Caldo

Para que o seu risoto fique mesmo especial, evite utilizar temperos prontos para preparar o caldo do cozimento. Experimente criar o caldo que pode ser de legumes, peixe, frango ou de carne, dependendo da escolha dos ingredientes para o seu risoto.

Para todos os tipos de caldo, você pode utilizar como base a cenoura, o salsão e a cebola. Para o de legumes você pode acrescentar alho poró e ervas como tomilho, manjericão, cheiro verde e sálvia. Se você pretende fazer um caldo de carne vermelha, peixe ou frango, utilize músculo, frango ou as aparas de peixe, acrescidos de tomate e as ervas de sua preferência.

É importante retirar a espuma que se forma a partir da fervura do caldo, antes de acrescentá-lo ao risoto, pois é ali que se concentra a gordura dos alimentos utilizados. E lembre-se de nunca utilizar o caldo frio, pois ele deve estar sempre fervendo. Com isso em mente, mantenha-o em uma panela em uma das bocas do fogão ao lado do risoto.

Se você está começando e prefere utilizar os caldos prontos, como o em cubinhos, coloque apenas meio cubo para cada 4 porções de risoto, para que o sabor do caldo não se sobressaia ao dos ingredientes principais.

Cozimento

O tempo de cozimento do risoto é fundamental para o seu resultado final. Por isso, o cozimento é lento, levando cerca de 20 minutos e devendo ser feito sempre em fogo baixo. Quando for acrescentar o caldo, coloque o suficiente para cobrir todo o arroz e depois acrescente concha por concha.

Vale ressaltar que não é necessário mexer o risoto o tempo todo. Dê apenas uma mexida a cada concha, para misturar os ingredientes. Além disso, uma dica importante é finalizar o preparo do risoto fora do fogo, ou seja, deixe para acrescentar o parmesão e a manteiga quando acabar o cozimento. Veja agora quais são as 101 receitas que listamos para você:

101 receitas de risoto!

  1. Risoto de Calabresa e Chips de Alho Poro e Tomate Cereja: para começar, que tal tentar fazer essa receita com ingredientes simples como calabresa e tomate-cereja? 101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Calabresa e Chips de Alho Poro e Tomate Cereja
  2. Risoto de Açafrão com Linguiça Calabresa: leu a história do risoto e ficou com vontade de preparar um com uma iguaria como o açafrão? Experimente essa receita!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Açafrão com Linguiça Calabresa
  3. Risoto de Açafrão com Chips de Parma e Azeite de Couve: experimente mais uma receita com o açafrão, com sua cor forte e textura macia que contrasta com a crocância dos chips de Parma!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Açafrão com Chips de Parma e Azeite de Couve
  4. Risoto de Carne Seca, Requeijão e Agrião: por que não tornar um prato típico da Itália um pouco mais brasileiro? Tente preparar essa receita de risoto que harmoniza perfeitamente o sabor do agrião com a intensidade da carne seca.
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Carne Seca, Requeijão e Agrião
  5. Risoto de Queijo Canastra: mais uma receita à moda brasileira, com o delicioso queijo canastra de origem mineira.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Queijo Canastra
  6. Risoto de Nozes e Gorgonzola: prato ideal para quem procura o sabor e o perfume marcante do gorgonzola com a crocância das nozes!

    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Nozes e Gorgonzola
  7. Risoto Vermelho ao Parmesão: experimente essa receita diferenciada e que vai te deixar encantado!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto Vermelho ao Parmesão
  8. Risoto ao Limone: experimente esse risoto que apresenta um aroma sutil e delicioso.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto ao Limone
  9. Risoto de Quinoa: receita extremamente leve e saudável, em que a quinoa faz o papel do arroz!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Quinoa
  10. Risoto de Ora-Pro-Nóbis ao Molho de Melado com Toque de Fumaça Líquida: que tal conferir essa mistura italiana e mineira que proporciona um sabor único ao prato?
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Ora-Pro-Nóbis ao Molho de Melado com Toque de Fumaça Líquida
  11. Risoto de Limão Siciliano: experimente essa receita refrescante com limão siciliano!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Limão Siciliano
  12. Risoto de Salmão com Gengibre ao Perfume de Dill: prato que combina a delicadeza do salmão com um caldo de gengibre e dill, uma erva de sabor único e extraordinário!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Salmão com Gengibre ao Perfume de Dill
  13. Risoto de Bacalhau com Confit de Tomates Amarelos: se surpreenda com essa receita simples de preparar e com ingredientes marcantes e deliciosos!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Bacalhau com Confit de Tomates Amarelos
  14. Risoto de Abóbora com Shitake: uma combinação delicadamente intensa da abóbora com o shitake, e o sabor do queijo italiano grana para tornar essa harmonização irresistível.
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora com Shitake
  15. Risoto de Pera com Alho poró, Shimeji e Brie: prato leve com uma combinação única de texturas, perfumes e sabores exóticos que se complementam suavemente.
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Pera com Alho poró, Shimeji e Brie
  16. Risoto de Aspargos com Pistache e Fonduta de Gorgonzola Dolce: experimente esse risoto com gorgonzola dolce, um queijo de sabor marcante, típico da região da Lombardia!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Aspargos com Pistache e Fonduta de Gorgonzola Dolce
  17. Risoto de Gruyère com Tomate e Confit de Avelã: mais uma receita que encantará todos os seus sentidos!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Gruyère com Tomate e Confit de Avelã
  18. Risoto de Queijo Coalho com Abóbora e Melado de Cana: se você está procurando uma receita mais adocicada, confira essa aqui e fique maravilhado!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Queijo Coalho com Abóbora e Melado de Cana
  19. Risoto de Gorgonzola com Figo Seco e Crocante de Amêndoas: experimente essa receita que mescla o sabor intenso do queijo gorgonzola com a doçura do figo, tornando o prato pra lá de especial.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Gorgonzola com Figo Seco e Crocante de Amêndoas
  20. Risoto Negro de Pupunha com Castanha de Caju e Azeite de Açafrão: que tal inovar na sua receita de risoto trocando o arroz branco pelo negro?101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto Negro de Pupunha com Castanha de Caju e Azeite de Açafrão
  21. Risoto de Abobrinha e Aspargos: conheça essa receita de risoto que tem um sabor espetacular!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abobrinha e Aspargos
  22. Risoto ao Vinho Tinto com Cenoura e Maminha: se você é um amante de vinho tinto, por que não experimentar essa receita sensacional?101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto ao Vinho Tinto com Cenoura e Maminha
  23. Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon: a combinação entre a maciez do filé mignon e a sofisticação do tomate seco proporcionam um resultado delicioso!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Tomate Seco e Filé Mignon
  24. Risoto de Abóbora e Funghi Secchi ao Azeite Trufado: confira essa receita que é a combinação perfeita de texturas e sabores!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora e Funghi Secchi ao Azeite Trufado
  25. Risoto de Alcachofra com Molho Pesto: a alcachofra combinada com o molho pesto é de surpreender o paladar!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alcachofra com Molho Pesto
  26. Risoto de Aspargos e Brie com Broto de Beterraba: está procurando uma receita de risoto charmosa e extremamente cremosa? Então confira essa aqui!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Aspargos e Brie com Broto de Beterraba
  27. Risoto de Açafrão com Frango e Aspargos: impressione os seus convidados com esse prato saboroso, cremoso e com o colorido que só o açafrão pode proporcionar.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: 101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs
  28. Risoto de Funghi e Tomate Seco: a harmonização entre o sabor forte do funghi e o leve adocicado do tomate seco torna essa receita infalível.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Funghi e Tomate Seco
  29. Risoto de Bacalhau: surpreenda-se com os sabores marcantes desta receita, misturando clássicos italianos e tradições portuguesas!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Bacalhau
  30. Risoto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico: aposte no contraste do sabor intenso do gorgonzola, o adocicado do aceto balsâmico, mais a crocância das nozes. Não tem como ser melhor né?101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Gorgonzola, Nozes e Aceto Balsâmico
  31. Risoto de Parmesão com Ragú de Cogumelos: receita com um mix de três cogumelos e o aromático alho poró. Garantia de sucesso!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Parmesão com Ragú de Cogumelos
  32. Risoto de Robalo: cansou de comer carne vermelha e frango e está procurando uma receita que leva um peixe delicioso? Experimente essa de risoto de robalo!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Robalo
  33. Risoto de Frango, Quinoa, Gorgonzola e Brócolis: se você deseja uma receita mais leve e diferenciada, vai gostar desta!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Frango, Quinoa, Gorgonzola e Brócolis
  34. Risoto de Cavaquinha com Leite de Coco: se você é daquelas pessoas que gostam de inovar na cozinha, essa receita é perfeita!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cavaquinha com Leite de Coco
  35. Risoto de Beterraba: a simplicidade e o sabor levemente adocicado da beterraba tornam essa receita deliciosa!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Beterraba
  36. Risoto de Pera com Ragu de Javali: é fã de carnes mais exóticas? Então confira essa receita e se surpreenda!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Pera com Ragu de Javali
  37. Risoto de Arroz Negro com Bardana e Cogumelo Shitake: receita diferenciada e com elevado teor nutricional proporcionado pela bardana.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: isoto de Arroz Negro com Bardana e Cogumelo Shitake
  38. Risoto de Ervilha: outra receita simples, mas que te surpreenderá com o seu sabor!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Ervilha
  39. Risoto de Abacaxi com Leite de Coco: se você está procurando um prato com um toque adocicado, se encante com essa receita de risoto de abacaxi com leite de coco!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abacaxi com Leite de Coco
  40. Risoto de Abobrinha com Peito de Peru: receita leve e com sabor sensacional!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abobrinha com Peito de Peru
  41. Risoto de Alho Poró com Raspas de Limão: o sabor suave do alho poró em contraste com o azedinho do limão tornam essa receita de risoto uma explosão de sabores!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alho Poró com Raspas de Limão
  42. Risoto de Linguiça ao Vinho: quer fugir do vinho branco? Experimente essa receita que fica pronta em apenas 15 minutos!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Linguiça ao Vinho
  43. Risoto de Costelinha e Mel: se você gosta de um prato agridoce, essa é a receita de risoto certa para você!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Costelinha e Mel
  44. Risoto de Legumes: porque para ser gostoso, o risoto não precisa de carne!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Legumes
  45. Risoto de Limão Siciliano, Presunto Cru e Melão: achou essa combinação inusitada? Confira! O resultado final é sensacional!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Limão Siciliano, Presunto Cru e Melão
  46. Risoto ao Vinho Tinto e Amêndoas: já preparou diversas receitas de risoto e não sabe como inovar? Experimente essa receita ao vinho tinto e se surpreenda!
  47. Risoto de Abóbora com Camarões e Trufa: experimente essa espetacular combinação de ingredientes!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora com Camarões e Trufa
  48. Risoto de Figo com Nozes: se você acredita que a época do ano para comer figos e nozes é próximo ao Natal, com certeza mudará de ideia após dar uma olhada nessa receita!
  49. Risoto de Frango Defumado: está procurando uma receita simples e prática? Veio ao lugar certo!
  50. Risoto de Frutos do Mar: está procurando uma receita mais sofisticada para impressionar os convidados? Confira essa aqui! 101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Frutos do Mar
  51. Risoto de Pequi: com seu sabor marcante e peculiar, o pequi torna essa receita de risoto inigualável.
  52. Risoto de Provolone com Cúrcuma: está à procura de uma receita rápida, mas saborosa? Experimente essa delícia que fica pronta em apenas 30 minutos!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Provolone com Cúrcuma
  53. Risoto de Cogumelos: essa receita com cogumelos selvagens com certeza dará um toque especial ao seu jantar!

    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cogumelos
  54. Risoto de Cachaça, Carne Seca e Banana da Terra: receita um pouco mais trabalhosa, mas que compensa com o seu sabor espetacular!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cachaça, Carne Seca e Banana da Terra
  55. Risoto de Pupunha: vale a pena conferir essa maravilha!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Pupunha
  56. Risoto Primavera: confira e se surpreenda com esse delicioso risoto de legumes!
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto Primavera
  57. Risoto de Abóbora: venha se encantar com a doçura da abóbora nessa receita leve e prática.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora
  58. Risoto de Frutos do Mar com Maracujá: venha conferir essa receita de risoto de frutos do mar com um leve toque agridoce que torna o prato inigualável!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Frutos do Mar com Maracujá
  59. Risoto de Funghi: o sabor intenso e marcante do funghi vai te conquistar nesse risoto!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Funghi
  60. Risoto à Milanesa: não podia faltar a receita do risoto mais famoso da Itália!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto à Milanesa
  61. Risoto de Camarão: experimente esse risoto que combina com qualquer ocasião!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Camarão
  62. Risoto de Alcachofra e Radicchio: precisa preparar um prato para impressionar e não sabe qual escolher? Dê uma olhada nessa receita!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alcachofra e Radicchio
  63. Risoto de Ervilha e Presunto: não quer ter muito trabalho, mas ainda deseja apreciar um bom prato? Confira essa receita de risoto de ervilha e presunto!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Ervilha e Presunto
  64. Risoto de Flor de Abobrinha: quer tornar o seu risoto de abobrinha diferenciado? Experimente colocar a flor de abobrinha na receita!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Flor de Abobrinha
  65. Risoto de Cogumelo e Gorgonzola: aprecia a textura macia dos cogumelos? Experimente harmonizá-los com o sabor forte do gorgonzola, que deixa o risoto ainda mais cremoso!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cogumelo e Gorgonzola
  66. Risoto com Quatro Queijos: se você deseja preparar um risoto com aquela cremosidade de dar água na boca, essa é a receita certa!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto com Quatro Queijos
  67. Risoto Marguerita: experimente essa iguaria da culinária italiana e se encante!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto Marguerita
  68. Risoto de Alcachofra e Presunto Cru: que tal uma receita prática e fácil, mas capaz de agradar a todos?101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alcachofra e Presunto Cru
  69. Risoto de Abóbora com Bacon e Sálvia: essa receita de risoto harmoniza perfeitamente o adocicado sabor da abóbora com o picante da sálvia e o crocante do bacon.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora com Bacon e Sálvia
  70. Risoto de Camarão e Manga: receita agridoce que vai impressionar seu paladar!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Camarão e Manga
  71. Risoto de Lula e Abobrinha: você vai se surpreender com o sabor agradável e sutil dessa receita.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Lula e Abobrinha
  72. Risoto de Quinoa ao Funghi: receita leve para quem quer apreciar esse clássico sem sair da dieta!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Quinoa ao Funghi
  73. Risoto Caprese: experimente essa receitinha suave e que dá água na boca!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto Caprese
  74. Risoto de Rúcula e Mussarela de Búfala: venha conferir essa receita que combina o leve sabor amargo da rúcula com a suavidade da mussarela de búfala.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Rúcula e Mussarela de Búfala
  75. Risoto de Radicchio e Alface: quem pensava que alface só servia para salada, estava completamente enganado!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Radicchio e Alface
  76. Risoto de Abobrinha, Escarola e Salmão: essa receita de risoto vai despertar uma explosão de sabores e sentidos!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abobrinha, Escarola e Salmão
  77. Risoto de Alcachofra: aprecia o sabor intenso da alcachofra? Então vem conferir essa receita!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alcachofra
  78. Risoto de Pinhão: aprecie essa receita diferenciada e com gostinho de inverno!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Pinhão
  79. Risoto de Lagostim: para quem procura por pratos mais requintados, esse risoto de lagostim é uma boa pedida!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Lagostim
  80. Risoto de Chester: não espere até o final do ano para comer um prato com essa ave deliciosa!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Chester
  81. Risoto de Caipirinha: é fã da famosa bebida brasileira? Então você vai se impressionar com o sabor e o aroma dessa receita.
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Caipirinha
  82. Risoto de Alcachofra com Brie: gosta de receitas com sabores intensos? Experimente essa combinação entre o amargo da alcachofra e o sabor complexo do queijo brie!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Alcachofra com Brie
  83. Risoto de Atum e Gengibre: se você busca por uma receita refrescante, confira essa aqui!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Atum e Gengibre
  84. Risoto de Bacalhau e Alho Poró com Azeite Trufado: venha conferir essa receita com o tradicional da culinária portuguesa combinado com o intenso sabor e perfume do azeite de trufas!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Bacalhau e Alho Poró com Azeite Trufado
  85. Risoto de Limão Siciliano com Mascarpone: você vai se encantar com a deliciosa combinação entre o azedo do limão siciliano e o sabor delicado e levemente adocicado do queijo mascarpone.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Limão Siciliano com Mascarpone
  86. Risoto de Açafrão com Ragu de Costela: essa receita é mais fácil de fazer do que parece! Venha conferir. O resultado é maravilhoso!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Açafrão com Ragu de Costela
  87. Risoto de Mignon com Brócolis: mais uma combinação irresistível para você saborear um bom risoto!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Mignon com Brócolis
  88. Risoto de Abóbora com Carne Seca: abóbora com carne seca já formam um par ideal! Agora imagine juntá-los em um irresistível risoto?
    101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abóbora com Carne Seca
  89. Risoto de Tomate Confit com Camarões: receita irresistível para os amantes de camarão!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Tomate Confit com Camarões
  90. Risoto de Queijo Grana: nada melhor do que um risoto bem cremoso para agradar a todos os gostos!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Queijo Grana
  91. Risoto de Filé Mignon e Shitake: receita saborosa e altamente nutritiva! O shitake possui muitos benefícios para a saúde, além de ser delicioso!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Filé Mignon e Shitake
  92. Risoto de Mignon com Abobrinha: essa receita é para você que adora fazer combinações com um dos legumes mais versáteis! É prática e muito saborosa!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Mignon com Abobrinha
  93. Risoto de Mignon com Vegetais: versão mais saudável dessa maravilha da culinária italiana!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Mignon com Vegetais
  94. Risoto de Tomate com Lascas de Bacalhau: esse risoto é uma verdadeira explosão de sabores!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Tomate com Lascas de Bacalhau
  95. Risoto de Brócolis com Lombo de Bacalhau no Azeite de Alho: receita sofisticada, com sabor suave e marcante!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Brócolis com Lombo de Bacalhau no Azeite de Alho
  96. Risoto de Cenoura e Especiarias: risoto prático, rápido, leve, mas com um sabor espetacular!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cenoura e Especiarias
  97. Risoto de Linguicinha com Tomate e Queijo: lugar de linguiça não é só no churrasco! Experimente essa receita que trará um toque especial ao seu cardápio.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Linguicinha com Tomate e Queijo
  98. Risoto de Shimeji: mais um risoto com cogumelos, e o escolhido da vez é o shimeji! Com seu sabor suave e textura macia, ele deixa essa receita sensacional.101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Shimeji
  99. Risoto de Abobrinha com Bacalhau: aprenda esse prato que combina o requinte do bacalhau com a simplicidade da abobrinha!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Abobrinha com Bacalhau
  100. Risoto de Haddock: confira a receita que deixa esse prato clássico ainda mais delicioso!
  101. Risoto de Cordeiro: conheça essa receita diferenciada e deliciosa!101 receitas de risoto! Aprenda a variar o prato queridinho dos bistrôs: Risoto de Cordeiro

Com as regras básicas da receita de risoto em mente, basta escolher os seus sabores favoritos e praticar! Se você não conseguir acertar de primeira, não desanime! O risoto é um prato com alguns truques e que exige um pouco de técnica para ser perfeito, mas é uma receita rápida e depois que você aprender, com certeza se encantará com a sua praticidade. Então, escolha os seus ingredientes favoritos, separe um bom vinho e mãos à massa!

Agora que você aprendeu, compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também possam conferir essas receitas de risoto!

O risoto é um prato clássico e apreciado no mundo inteiro que consegue agradar a todos os gostos devido à sua versatilidade. A partir de sua base, é possível criar combinações para o seu preparo, dos mais simples aos mais sofisticados! Sem dúvida, quando se trata de receitas de risoto, há inúmeras possibilidades.

Porém, o risoto é um prato com alguns passos que precisam ser cumpridos para que não aconteçam deslizes e o resultado final não saia como o esperado. Mas não se assuste! Não é tão difícil! Com a prática você será capaz de preparar maravilhosas receitas de risoto.

Arriscando e abusando da sua criatividade, o resultado poderá ser surpreendente! Se você se interessou, confira as dicas a seguir sobre como preparar a base do risoto e 101 receitas para variar esse prato que é querido no mundo todo!