Receita de Alcatra ao Mel de Flor de Laranjeira, Caponata e Telha de Massa Filo da chef Carina Orlando.

Ingredientes (serve duas pessoas)

370g de medalhão de alcatra
50ml de mel de flor de laranjeira
Mini rosas coloridas
2 laranjas-pera
150g de abobrinha cortado em tiras
150g de palmito pupunha cortado em tiras
150g de cenoura cortado em tiras
50g de massa filo
30g de manteiga
4g de sal refinado
10ml de aceto balsâmico
20ml de azeite

Tempo de preparo

35 minutos

Calorias

35 minutos

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 250°C. Descasque a laranja e corte a casca em tiras fininhas (apenas um pedaço da casca). Extraia o suco e peneire. Retire as pétalas das rosas cuidadosamente segurando pelo cabinho. Reserve metade da manteiga para o molho e o restante derreta rapidamente, até que fique cremosa.

2- Abra a massa em um superfície lisa e espalhe uma camada fina de manteiga em metade da massa. Então dobre ao meio, em seguida repita esse processo mais uma vez, fazendo com que a massa fique com 4 camadas. Corte em 4 partes e coloque em uma assadeira levemente untada com a manteiga e asse por 10 minutos.

3- Em uma frigideira, aqueça metade do azeite em fogo alto, e refogue a cenoura e a abobrinha por 2 minutos. Adicione o palmito pupunha e o aceto e refogue por mais 1 minuto. Tempere com 1g de sal e reserve. Lembre-se de não mexer constantemente para que os legumes da caponata não desmanchem.

Alcatra ao Mel de Flor de Laranjeira, Caponata e Telha de Massa Filo: refogando_ingredientes_para_caponata

4- Tempere a carne com 2g de sal. Na mesma frigideira aqueça o restante do azeite em fogo alto e sele a carne por 6 minutos virando para o outro lado na metade do tempo. O ponto da carne é ao ponto, se preferir bem passada deixe por mais 1 minuto, ou até o ponto desejado.

Alcatra ao Mel de Flor de Laranjeira, Caponata e Telha de Massa Filo: selando_alcatra

5- Para fazer o molho misture em uma panela o mel, o suco da laranja e reduza por 5 minutos em fogo alto. Então adicione a manteiga (reservada) e deixe cozinhar por mais 1 minuto, ou até que o molho engrosse. Por fim adicione as raspas e acerte o sal. Apague o fogo e reserve.

6- Em um prato, coloque 1 massa folhada assada e, por cima, a caponata. Tampe com outra massa folhada e disponha o medalhão com o molho ao lado. Decore com as pétalas das rosas.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!