Originário de uma cidade homônima na Itália, o queijo gorgonzola é cremoso e apresenta aroma e sabor intensos, sendo uma variedade de queijo azul fabricado com o leite de vaca. Entre suas harmonizações clássicas, ele casa perfeitamente com um suculento pedaço de alcatra ao ponto!

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de alcatra
40g de queijo gorgonzola
20g de leite em pó
1 abobrinha italiana
10g de salsa
2g de tomilho
100g de tomate cereja
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

412 cal

Modo de preparo

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Mise

1- Pique a salsa finamente e desfolhe o tomilho. Corte o queijo gorgonzola em cubos de 2x2cm e os tomates ao meio.

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Cortando a abobrinha em tiras

2- Lamine a abobrinha com o auxílio de um descascador de legumes ou com uma faca. Então, corte-a em tiras bem fininhas obtendo assim “espaguetes” de abobrinha.

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Adicionando gorgonzola ao leite

3- Dissolva o leite em pó em 100ml de água e leve a uma panela para ferver, então adicione o queijo gorgonzola e mexa até derreter completamente. Se achar necessário, tempere com sal.

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Grelhando carne

4- Corte a alcatra em bifes de 1cm de espessura e tempere com sal. Em uma frigideira em fogo alto, aqueça um fio de azeite e grelhe a carne por aproximadamente 2 minutos de cada lado caso queira ao ponto. Se não, deixe por mais cerca de 1 minuto de cada lado e reserve a seguir.

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Refogando abobrinha

5- Nessa mesma frigideira em fogo alto, aqueça um fio de azeite e refogue a salsa e o tomilho por cerca de 30 segundos, adicione a abobrinha e refogue por cerca de 2 minutos, salteando ou mexendo delicadamente para não quebrar o espaguete.

Alcatra ao Molho Gorgonzola e Espaguete de Abobrinha: Adicionando tomates cereja ao macarrão de abobrinha

6- Por fim, incorpore delicadamente os tomates cereja, tempere com sal, pimenta-do-reino moída e um fio de azeite e desligue o fogo logo em seguida. Sirva com a alcatra e o molho de gorgonzola.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!