Considerado uma delícia da culinária nordestina, o arrumadinho tradicional é composto por três ingredientes principais: arroz, carne seca e farinha. Mesmo assim, por conta da sua popularidade, o prato já ganhou diversas versões. Saboreie a versão Freshtime!

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de filé de peito de frango
70g de lentilha
1 limão
150g de arroz branco
5g de tomilho
20g de cebolinha
60g de farinha de milho
1 cebola
Sal
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

736 cal

Modo de preparo

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: mise_arrumadinho

1- Em uma tábua, pique a cebola em cubinhos. Pique a cebolinha grosseiramente, desfolhe o tomilho, corte o limão ao meio. Tempere o filé de frango com 1⁄2 colher de café de sal e deixe-o reservado na geladeira.

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: hidratando_lentilha

2- Coloque a lentilha em uma panela média, cubra-a com água e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que esteja macia. Em uma panela média, em fogo médio, aqueça por 1 minuto 1 colher de sopa de óleo e refogue 1⁄4 da cebola até ficar bem transparente. Acrescente o arroz, tempere com 1 colher de chá de sal e mexa para o arroz não queimar.

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: cozinhando_arroz

3- Acrescente 450 ml de água ao arroz, experimente o tempero e, se necessário, acerte o sal. Deixe cozinhar em fogo médio com a panela semi-tampada por cerca de 10 minutos e, em seguida, tampe a panela, baixe o fogo para mínimo e deixe terminar de cozinhar até que a água seque por completo – aproximadamente mais 5 minutos.

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: misturando_farofa

4- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue metade da cebola até ficar transparente. Acrescente a farinha de milho, o tomilho e a cebolinha, tempere com 1⁄2 colher de chá de sal, mexa bem, desligue o fogo e reserve para montar o arrumadinho.

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: temperando_lentilha

5- Quando a lentilha estiver cozida, descarte a água e tempere-a com o restante da cebola, o suco do limão, 1⁄2 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de azeite. Mexa bem e reserve.

Arrumadinho de Frango, Arroz, Salada de Lentilha e Farofa de Ervas: fritando_frango

6- Agora que todos os acompanhamentos estão prontos, podemos grelhar o frango. Em uma frigideira antiaderente média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e disponha os filés. Grelhe por cerca de 4 minutos de cada lado ou até estar bem dourado. Então, em um prato, disponha o arrumadinho com uma camada ao lado da outra: arroz, salada de lentilha, farofa e filé de frango.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!