Você pode ver um vídeo da receita de Bacalhau à Portuguesa no nosso Facebook! Basta clicar aqui.

O bacalhau é muito relevante na cozinha portuguesa, pois é frequente no seu receituário e um símbolo da identidade nacional. O consumo de peixe em Portugal está associado a motivações de ordem religiosa e o Brasil também adquiriu gosto por este peixe tão saboroso!

Ingredientes (serve duas pessoas)

270g de lascas de bacalhau
2 ovos
3g de tomilho
1 cebola roxa
160g de brócolis
1 tomate
30g de azeitona preta
140g de arroz parboilizado
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

732 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 250ºC. Desfolhe o tomilho e reserve um raminho para decoração, se preferir. Corte a azeitona e o tomate em rodelas nas e reserve.

2- Descasque e corte a cebola em cubos pequenos. Retire o talo mais grosso do brócolis e descarte-o. Corte o restante em pequenos floretes.

Bacalhau à Portuguesa: Cortando ovo

3- Em uma panela, ferva 1,5 de água e adicione os floretes de brócolis. Cozinhe por 3 minutos e reserve. Na mesma água, coloque os ovos e cozinhe-os por 8 minutos. Descasque-os e corte-os em rodelas, reservando a seguir.

Bacalhau à Portuguesa: Cozinhando arroz

4- Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue 1 colher de sopa da cebola por 1 minuto. Adicione o arroz, 600ml de água e tempere com sal. Quando ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a panela semiaberta.

Bacalhau à Portuguesa: Adicionando azeitonas pretas ao bacalhau

5- Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo alto e refogue o restante da cebola por 1 minuto. Adicione o bacalhau e refogue por cerca de 3 minutos. Em uma assadeira, coloque o bacalhau refogado, o tomate, o brócolis e a azeitona. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída e regue com azeite. Leve para assar por cerca de 15 minutos.

Bacalhau à Portuguesa: Montando prato

6- Disponha o arroz no prato e ao lado o bacalhau português. Salpique as folhas de tomilho por cima e coloque as rodelas de ovo por cima. Regue com azeite e decore com o raminho de tomilho, caso o tenha reservado.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!