O tão famoso baião de dois é um prato muito tradicional da cozinha nordestina. Para reproduzir essa receita em grande estilo, selecionamos para você os melhores e mais tradicionais ingredientes desse clássico!

Ingredientes (serve duas pessoas)

175g de carne seca
1 cebola
75g de feijão fradinho
75g de arroz branco
50g de bacon
10g de manteiga de garrafa
50g de queijo coalho
20g de coentro
Sal
Óleo

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

713 cal

Modo de preparo

Baião de Dois com Queijo Coalho: Cozinhando feijão de corda

1- Coloque o feijão fradinho em uma panela pequena, cubra-o com 400ml de água (cerca de 1 2/3 de xícara de chá), e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 25 a 30 minutos, cuidando sempre para que ele não desmanche, e, se necessário, adicionando mais água quente.

Baião de Dois com Queijo Coalho: Mise Baião de dois

2- Em uma tábua, corte a cebola, o queijo de coalho e o bacon em cubinhos, pique bem o coentro e reserve. Sobre uma tábua ou um prato, desfaça a carne seca, com as mãos, em pedaços menores (não se preocupe, pois ela se desprenderá mais fácil depois de refogada) e reserve.

Baião de Dois com Queijo Coalho: Cozinhando arroz

3- Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto, refogue 1⁄4 da cebola até ficar transparente (cerca de mais 1 minuto) e acrescente o arroz. Adicione 1 colher de café de sal e cerca de 150 ml de água (2/3 de xícara de chá) e deixe cozinhar com a panela semi-tampada por cerca de 20 minutos ou até a água secar.

Baião de Dois com Queijo Coalho: Adicionando carne seca

4- Em uma panela média, em fogo médio, derreta a manteiga de garrafa e frite o bacon nela por cerca de 2 minutos ou até começar a dourar. Acrescente então o restante da cebola e deixe refogar por mais 2 minutos. Em seguida, junte os pedaços de carne seca e, à medida que eles forem esquentando, vá desfazendo-os com uma espátula ou colher de pau.

Baião de Dois com Queijo Coalho: Adicionando feijão fradinho

5- Depois que o arroz estiver cozido, deixe-o soltinho com o auxílio de um garfo e acrescente-o a esse refogado de carne. Na sequência, acrescente também o feijão fradinho cozido e mexa bem para incorporar os sabores ao Baião.

Baião de Dois com Queijo Coalho: Adicionando queijo coalho

6- Adicione o queijo de coalho cortado em cubos e o coentro picado. Prove e acerte o sal, se necessário, e desligue o fogo. Mantenha a panela tampada por cerca de 2 minutos para amolecer o queijo e sirva o Baião de dois em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!