Esta receita é uma releitura de um prato famoso do Acre. Ao invés de carne moída, nossa “baixaria” irá levar contra filé picado e será acrescido de tomate, pimentão e queijo meia cura, além dos ingredientes tão tradicionais.

Ingredientes (serve 2 pessoas)

160g de farinha de milho
150g de contrafilé
4g de alho
1 tomate
1 pimentão verde
100g de queijo minas meia cura
1 ovo
10g de salsa
10g de cebolinha
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

420 cal

Modo de preparo

Mise baixaria

1- Em uma tábua, pique bem o alho, corte o tomate, o pimentão verde e o queijo minas em cubinhos e pique a salsa e a cebolinha grosseiramente para começar a Baixaria. Em um recipiente grande, adicione a farinha de milho, 1 colher de café de sal, umedeça com 50ml de água (1/3 de xícara de chá) e deixe descansar por 5 minutos.

Baixaria Versão Fresh: Cortando a carne em tiras

2- Enquanto isso, na mesma tábua do passo 1, corte a carne em tirinhas ou cubinhos e tempere com 1 colher de café de sal e 1/2 colher de café de pimenta-do-reino em pó. Leve uma panela média com 2/3 do seu volume de água para ferver em fogo alto. Quando a água estiver quase fervendo, baixe o fogo para médio e, dentro dessa panela com água, coloque o recipiente grande (que deve ser um pouco maior que a panela) com a farinha de milho umedecida.

Baixaria Versão Fresh: Acrescentando pimentão verde

3- Tampe esse recipiente com uma tampa de panela e deixe cozinhar a vapor por cerca de 15 minutos em fogo médio, tomando cuidado para a água não secar. Se preferir, pode cozinhar a farinha de milho em uma cuscuzeira. Em uma frigideira média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sobremesa de óleo por cerca de 1 minuto e doure o contra filé. Em seguida, acrescente o pimentão e o alho e refogue por 1 minuto. Junte o tomate, a salsa e a cebolinha e refogue por 2 minutos.

Baixaria Versão Fresh: Adicionando o ovo batido à mistura da carne

4- Em um recipiente à parte, bata o ovo para misturar clara e gema. Concentre o refogado de carne e legumes de um lado da frigideira e adicione o ovo do outro lado, na mesma frigideira. Deixe coagular e então misture-o ao refogado. Junte o queijo minas. Prove e acerte o sal do refogado, se necessário. Então, junte a farinha de milho cozida e incorpore-a bem ao refogado. Se preferir, sirva colocando a farinha de milho primeiro no prato e por cima o refogado. E sua Baixaria na versão Fresh está pronta!

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!