Receita de Bife Ancho com Manteiga de Chimichurri, Cebola Recheada e Batatinhas ao Murro feita pela chef Alessandra Marcossem.

Ingredientes (serve duas pessoas)

Para o mix de ervas frescas:

3g de tomilho
4g de salsa
3g de alecrim

Para o prato:

400g de bife Ancho
10g de sal grosso batido
280g de batata bolinha
80g de bacon
200g de cebola
90g de queijo provolone
80g de manteiga
1g de orégano seco
1g de cominho moído
5ml de vinagre de vinho tinto
25g de mix de ervas frescas
Papel alumínio
Papel manteiga
20ml de azeite
3g de alho com pimenta dedo-de-moça

Tempo de preparo

40 minutos

Calorias

1402 cal

Modo de preparo

Para o mix de ervas:

Desfolhe o tomilho, pique a salsa finamente, desfolhe e pique finamente também o alecrim. Misture todos os ingredientes e está pronto!

Para o prato:

1- Retire a manteiga do refrigerador. Preaqueça o forno à 180ºC. Corte as cebolas ao meio no sentido longitudinal e solte as pétalas grandes, corte o bacon em pedaços de 10cm aproximadamente e as fatias de provolone ao meio e reserve. Leve ao fogo uma panela média com água até a metade e coloque para cozinhar as batatas por 8 minutos depois de abrir fervura.

2- Ao final dos 8 minutos, apague o fogo, escorra a água, passe as batatas para uma assadeira, regue com 6ml de azeite e leve ao forno por aproximadamente mais 20 minutos (ou até ficarem macias). Em um recipiente, misture o vinagre, o orégano e o cominho. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Remonte a cebola, começando pelo miolo (que se mantém inteiro). Intercale as camadas com as fatias de bacon e, também, as de queijo provolone.

Bife Ancho com Manteiga de Chimichurri, Cebola Recheada e Batatinhas ao Murro: recheando_cebola

3- Em seguida, no recipiente com a mistura de orégano, vinagre e o cominho, adicione o mix de ervas, o alho com pimenta e mexa bem. Por fim, adicione 60g da manteiga em temperatura ambiente (ponto de pomada, não rígida). Misture bem até formar uma pasta homogênea. Reserve.

4- Embrulhe as cebolas com papel alumínio e leve-as ao forno por 10 minutos aumentando a temperatura para 200°C, podendo ser usada a mesma assadeira da batata. Após dez minutos, abra a parte superior do papel e deixe a cebola no forno por mais 5 minutos, ou então, até ficarem douradas.

5- Disponha horizontalmente a manteiga em uma das extremidades do papel manteiga e enrole com cuidado, torcendo as extremidades como uma embalagem de bombom, e reserve no freezer. Retire as batatas do forno e coloque-as em uma superfície lisa, dobre um pano de prato (sobre a batata) e dê um murro para achatar levemente (cuidado para não colocar muita força e esmigalhar a batata).

Bife Ancho com Manteiga de Chimichurri, Cebola Recheada e Batatinhas ao Murro: enrolando_manteiga-de-chimichurri

6- Aqueça em fogo alto uma frigideira antiaderente, até ficar bem quente. Adicione o restante da manteiga, um fio de azeite e o bife Ancho. Sele por 2,5 minutos cada lado ou deixe um pouco mais para adequar ao seu paladar. Retire do fogo, polvilhe sal grosso e deixe a carne descansar por 2 minutos (para que os sucos se acomodem). Retire a manteiga do freezer e corte em rodelas de 0,5 cm. Corte a carne em tiras de 1cm e sirva com as rodelas de manteiga no topo, acompanhada de cebola recheada e batatas polvilhadas de sal grosso e azeite.

Bife Ancho com Manteiga de Chimichurri, Cebola Recheada e Batatinhas ao Murro: selando_bife-ancho

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!