Vários chefs franceses já reivindicaram a receita do tão famoso Bife au Poivre, que, ao que tudo indica, teria sido criada entre os séculos XIX e XX, quando os novos ricos dos Estados Unidos começaram a frequentar assiduamente Paris. Verdade seja dita: voilà um Bife prático e delicioso!

Ingredientes (serve duas pessoas)

320g de coxão mole
10g de pimenta verde em conserva
10g de conhaque
60ml de vinho branco
10g de caldo de carne
200ml de creme de leite
300g de cará
80g de couve
4g de alho
Sal
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

699 cal

Modo de preparo

1- Em uma tábua, descasque e corte o cará em cubos pequenos. Coloque-os em uma panela média com 2/3 de água e leve ao fogo médio para cozinhar. Junte todas as folhas de couve uma em cima da outra e enrole-as, formando um cilindro (quanto mais fino for o cilindro, mais delicado ficará o corte). Então, lamine as folhas, cortando o cilindro em fatias bem finas. Pique bem o alho.

Bife au Poivre, Purê de Cará e Couve Refogada: temperando_bife

2- Corte o pedaço de coxão mole em bifes de cerca de 0,5cm de espessura e tempere-os com 1 colher de chá de sal e a pimenta verde, se possível usando um rolo de massa ou outro utensílio pesado para fazer pressão e a pimenta grudar na carne e reserve-os na geladeira. Dilua o cubo de caldo de carne em um copo ou tigela com 300ml de água.

Bife au Poivre, Purê de Cará e Couve Refogada: refogando_couve

3- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sobremesa de azeite por cerca de 30 segundos e refogue o alho até ficar levemente dourado. Junte a couve laminada e 1⁄2 colher de café de sal e mexa bem. Assim que toda a couve murchar na panela, desligue o fogo e reserve tampado.

Bife au Poivre, Purê de Cará e Couve Refogada: grelhando_bife

4- Em uma frigideira média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e doure os bifes por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado. Retire a carne da frigideira e reserve. Amasse o cará cozido com um garfo na própria panela ou com o auxílio de um espremedor, acrescente metade do creme de leite e 1 colher de café de sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Desligue e reserve.

Bife au Poivre, Purê de Cará e Couve Refogada: molho_poivre

5- Na mesma frigideira em que dourou os bifes, em fogo médio, coloque o conhaque e deixe-o reduzir pela metade. Adicione o vinho branco e, após cerca de 1 minuto, adicione o caldo de carne e deixe reduzirem pela metade também.

Bife au Poivre, Purê de Cará e Couve Refogada: bife_molho

6- Acrescente o restante do creme de leite e misture bem. Volte os bifes à frigideira para esquentarem no molho por cerca de 1 minuto ou 2 minutos (não muito mais que isso para o creme de leite não talhar) e sirva o bife com a couve e o purê de cará.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!