Há muitas histórias envolvidas com o clássico filé da culinária britânica para justificar seu nome, mas não se sabe ao certo qual seria a verdadeira. Há quem diga também que ele é um prato de origem francesa, inclusive. Rumores à parte, o que todos temos certeza é que o Bife Wellington é sensacional!

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de filé mignon
20g de manteiga
1 cebola média
200g de espinafre
80g de presunto cru
300g de massa folhada
1 ovo
80g de alface roxa
1 tomate
1 limão
Papel laminado
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

50 a 55 minutos

Calorias

1177 cal

Modo de preparo

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: selando_bife

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Tempere a carne com 1⁄2 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino. Em uma tábua, pique a cebola em cubinhos, fatie o tomate, pique bem o espinafre e reserve. Leve uma frigideira média ao fogo médio e deixe aquecer por cerca de 1 minuto, adicione a manteiga e deixe derreter. Doure bem todos os lados do filé (cerca de 2 minutos de cada lado) e reserve.

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: adicionando_espinafre

2- Nessa mesma frigideira em que dourou a carne, refogue a cebola picada na mesma manteiga até ficar transparente e adicione o espinafre. Tempere com 1⁄2 colher de chá de sal e refogue até as folhas murcharem bem, isto é, por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando, e então reserve.

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: enrolando_bife

3- Estique o papel laminado em uma superfície lisa e reta e disponha as fatias de presunto cru de maneira que fiquem do tamanho ou um pouco maior que o filé mignon. Sobre as fatias de presunto, espalhe uniformemente o espinafre picado por toda a extensão do presunto cru.

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: enrolando_bife

4- Em um dos lados da cama de presunto e espinafre, coloque o filé e enrole bem, com cuidado, com a ajuda do papel laminado para que o presunto envolva toda a carne. Leve ao freezer por cerca de 10 minutos para que a camada de recheio esfrie.

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: enrolando_massa

5- Abra a massa folhada para que fique de um tamanho suficiente para envelopar o filé (se necessário, utilize um rolo de massa para ajudar) e disponha o filé em uma das pontas. Feche o Bife Wellington enrolando-o na massa folhada. Em um prato ou recipiente pequeno, quebre o ovo, misture bem a clara e a gema com o auxílio de um garfo.

Bife Wellington e Salada de Alface Roxa: pincelando_bife

6- Use o ovo para pincelar a massa. Asse no forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que a massa folhada fique bem dourada. A carne deve ficar com o centro ainda rosado, ao ponto. Enquanto isso, disponha o alface e as rodelas de tomate em uma tigela ou travessa e, quando o filé ficar pronto, tempere com o suco do limão ou de metade dele, 1 colher de sopa de azeite e 1⁄2 colher de chá de sal e seu Bife Wellington está pronto para ser servido.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!