Tipicamente baiano, o bobó é quase um purê preparado com o aipim amassado ou liquidificado, somado a vários ingredientes e temperados com o untuoso azeite de dendê. Pode ser servido quente, morno ou frio; como prato principal ou como acompanhamento. Delicie-se!

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de camarão
500g de mandioca
200ml de leite de coco
30ml de azeite de dendê
1 cebola
6g de alho
1 tomate
1 folha de louro
30g de salsinha
10g de cebolinha
180g de arroz branco
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

1056 cal

Modo de preparo

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: mandioca_picada

1- Corte a mandioca ao meio, retire o fio grosso interno e corte-a em cubos rústicos pequenos (1x1cm). Cozinhe os cubos em uma panela média com 2/3 de água até ficarem macios – cerca de 20 minutos – e, quando escorrer, reserve a água do cozimento. Enquanto isso, em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e refogue metade do alho até ficar levemente dourado. Acrescente então o arroz e 1 colher de chá de sal mexa bem.

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: mise_bobo

2- Em seguida, adicione o dobro de água (360ml) e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo até que a água seque completamente, isso acontece em cerca de 20 minutos. A seguir, pique a cebola, o alho e o tomate em cubinhos. Pique bem a salsinha e a cebolinha e reserve. Tempere os camarões com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino e reserve-os na geladeira para acrescentar ao bobó posteriormente.

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: leite_de_coco

3- Leve a mandioca cozida à vasilha do liquidificador e bata com o leite de coco e a água do cozimento da mandioca, até chegar ao ponto de creme e reserve.

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: adicionando_tomate

4- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça o azeite de dendê por cerca de 30 segundos e refogue o alho e a cebola nele, mexendo de vez em quando. Assim que o alho estiver levemente dourado, coloque o tomate, a folha de louro, 1⁄3 da salsinha e 1 colher de chá de sal.

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: acrescentando_creme_de_mandioca

5- Em seguida, adicione o camarão reservado. Quando ele ficar todo rosado, após cerca de 3 minutos, acrescente o creme de mandioca, mexa bem e corrija o sal, caso seja necessário.

Bobó de Camarão e Arroz com Cheiro-Verde: acrescentando_salsinha

6- Deixe o bobó cozinhar por mais cerca de 5 minutos ou até ficar grosso e, enquanto isso, aproveite para acrescentar o restante da salsinha e a cebolinha picada ao arroz, incorporando suavemente. Sirva o bobó acompanhado do arroz com cheiro-verde, mas antes disso não se esqueça de retirar a folha de louro.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!