O Boeuf Bourguignon é um típico prato francês originário da Borgonha e é extremamente saboroso e perfumado. Geralmente é feito com carnes mais duras que cozinham por horas no vinho tinto, mas a nossa receita é bem mais prática. Renda-se e voilà!

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de contrafilé
100g de bacon
70g de cenoura
100g de cebola
200ml de vinho tinto seco
4g de alho
5g de alecrim
200g de cogumelo paris
10g de manteiga
180g de arroz integral
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

45 a 50 minutos

Calorias

1032 cal

Modo de preparo

mise_boeuf

1- Pique bem a cebola e o alho. Corte os cogumelos paris ao meio, deixando os menores inteiros. Corte a peça de bacon em cubinhos. Aqueça 750ml de água por 3 minutos no micro-ondas ou por cerca de 7 minutos em fogo médio. Em uma tábua, descasque e retire as pontas da cenoura. Corte-a em rodelas de cerca de 1cm.

cortando_carne

2- Em seguida, retire a capa de gordura e corte a carne em cubos pequenos. Coloque uma panela média em fogo médio para aquecer por 1 minuto e meio. Acrescente então toda a manteiga e 2 colheres de sopa de óleo, refogue metade do alho e toda a cebola na frigideira até a cebola ficar transparente e o alho levemente dourado, por cerca de 2 minutos. Acrescente a carne e mexa bem.

viknho_boeuf

3- Deixe a carne ficar bem dourada por todos os lados, cerca de 6 minutos em fogo alto, mexendo sempre. Acrescente o vinho tinto, 1 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino, as folhas de um raminho alecrim (lembre-se que o sabor do alecrim é bem acentuado), a água quente e as rodelas de cenoura. Deixe cozinhar em fogo baixo, semi-tampado, por cerca de 40 minutos (ou até a carne ficar bem macia).

cozinhando_cogumelos

4- A carne precisa ter um pouco de caldo no final do cozimento, não pode ficar seca. Portanto, se necessário, acrescente mais água quente aos poucos conforme a água for secando e a carne ainda não estiver macia. Sugerimos de 1⁄2 em 1⁄2 xícara de chá. Enquanto isso, em uma frigideira média, aqueça por 1 minuto 2 colheres de chá de óleo e acrescente os cogumelos. Salteie-os para que fiquem dourados e macios – cerca de 5 minutos – e reserve à parte, pois essa frigideira ainda será usada para completar o Boeuf.

cozinhando_arroz

5- Aqueça 500ml de água (cerca de 2 1/2 xícaras de chá) por 1 minuto no micro-ondas. Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e refogue o restante do alho até ficar levemente dourado. Acrescente o arroz e 1 colher de chá de sal, mexa bem e acrescente a água quente. Deixe cozinhar em fogo baixo e tampado por cerca de 25 minutos até a água secar.

boeuf

6- Na mesma frigideira em que dourou os cogumelos, frite o bacon em fogo médio-
baixo (sem óleo ou azeite) e espere até ele ficar bem dourado, mexendo de vez em quando. Retire da frigideira, deixando o excesso de óleo escorrer e acrescente o bacon e os cogumelos reservados à panela da carne. Estará pronto quando a água do arroz tiver secado e a carne estiver bem macia. Sirva o Boeuf Bourguignon e o arroz juntos.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!