Aipim, mandioca ou macaxeira? Mandioca aqui em São Paulo, aipim no Rio de Janeiro. Nessa cidade à beira-mar, você vai a um barzinho e sempre encontra uma porção de aipim frito ou de bolinhos de aipim com carne seca, carne moída, camarão…

Ingredientes (serve duas pessoas)

200g de patinho moído
50g de manteiga
500g de mandioca
40g de leite em pó
150g de farinha de trigo
1 cebola
10g de salsinha
80g de farinha de rosca
Sal
Óleo

Tempo de preparo

50 a 55 minutos

Calorias

1436 cal

Modo de preparo

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: mandioca_picada

1- Em uma tábua, corte a mandioca em cubinhos de cerca de 1x1cm. Coloque-os em uma panela média e cubra-os com água. Leve a panela ao fogo médio, deixe a mandioca cozinhar por cerca de 25 minutos e amasse-a com um garfo depois de cozida. Preaqueça o forno a 180ºC.

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: adicionando_leite

2- Na mesma tábua, pique bem a salsinha e a cebola e reserve. Em um copo americano de água (200 ml), dilua o leite em pó e reserve também. Em uma panela média, em fogo médio, derreta a manteiga e junte a mandioca amassada. A seguir, acrescente o leite e mexa bem, sem parar, para não grudar no fundo da panela.

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: Bolinho de Mandioca com Carne Moída: adicionando_farinha

3- Quando estiver uma mistura homogênea, adicione a farinha, misturando bem. Deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 5 minutos ou até que se desprenda completamente do fundo da panela. Tempere com 1 colher de chá de sal e reserve.

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: cozinhando_carne

4- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto. Refogue a cebola até ficar transparente e acrescente a carne moída. Refogue a carne por cerca de 3 minutos, adicione a salsinha picada e 1⁄2 colher de chá de sal. Prove e acerte o sal, se achar necessário, e reserve.

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: recheando_bolinho

5- Usando uma colher de sopa como medida, pegue um pouco de massa e faça uma bolinha, afundando dois dedos no centro para formar uma cavidade. Coloque um pouco do recheio de carne nessa cavidade e feche-a, moldando a bolinha em forma de croquete.

Bolinho de Mandioca com Carne Moída: empanando_bolinho

6- Após moldar todos os bolinhos, coloque a farinha de rosca em um prato raso e passe os bolinhos na farinha para empanar, dispondo-os em uma assadeira grande e untada com 1 colher de chá de óleo. Leve para assar no forno preaquecido por cerca de 10 a 15 minutos ou até os bolinhos estarem dourados e sirva-os em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!