Fizemos uma releitura de um clássico de botequim: o famoso bolovo é apresentado nesta versão como um bolinho aberto e recheado com a gema no centro. Para acompanhar essa receita de bolovo assado, um arroz integral com cenoura, tomate cereja e toque de limão!

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de patinho moído
4 ovos
10g de salsinha
10g de cebolinha
100g de tomate cereja
4g de alho
5g de manjericão
180g de arroz integral
1 cenoura
1 limão
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

800 cal

Modo de preparo

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: mise_bolovo

1- Preaqueça o forno a 180ºC ou a 200ºC caso ele tenha uma potência abaixo da média. Em uma tábua, pique bem o alho, a salsinha e a cebolinha, corte os tomates-cereja e o limão ao meio e desfolhe o manjericão.

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: ralando_cenoura

2- Descasque a cenoura, rale-a no ralador grosso e reserve. Em uma tigela média, tempere a carne moída com a cebolinha, a salsinha, 2 colheres de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída. Pegue uma porção de carne moída tendo como referência um pires de café e molde a carne com a mão de modo que se tenha uma bola para formar o bolovo.

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: moldando_bolovo

3- Depois, com cuidado, faça uma cavidade funda no centro, elevando um pouco as bordas para evitar que a gema transborde ao ser colocada e disponha essa carne em uma assadeira untada com 1 colher de sopa de óleo. A seguir, quebre os ovos individualmente para garantir que, caso haja algum estragado, não prejudique os demais. Vá separando, ao quebrá-los, a clara da gema, reservando apenas a gema e descartando a clara.

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: ovo_bolovo

4- Disponha uma gema no centro de cada bolinho se carne. Leve ao forno por cerca de 20 minutos (ou até que fique dourado nas bordas – tome cuidado para não ficar muito seco, pois o bolovo deve ficar dourado por fora e ainda úmido por dentro). Enquanto isso, faça o arroz: em uma panela média, em fogo médio, refogue o alho em 1 colher de sopa de óleo até que ele fique levemente dourado.

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: mistura_arroz

5- Então, acrescente o arroz, 1 colher de chá de sal e mexa bem. A seguir, acrescente o dobro de água (360 ml) e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos com a panela tampada. Quando estiver cozido, desligue o fogo e acrescente a cenoura ralada, os tomates cereja e esprema o suco do limão por cima. Mexa suavemente para incorporar e reserve.

Bolovo e Arroz Cítrico Especial: bolovo_assado

6- Enquanto isso, fique de olho também na carne, pois ela pode soltar um pouquinho de água. Se for o caso, descarte essa água acumulada no fundo da forma e quando os bolovos estiverem dourados por fora e com a gema cozida, retire-os do forno, finalize com o manjericão e sirva com o arroz cítrico.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!