Receita de Brandade de Bacalhau com Pupunha ao Forno da chef Alessandra Marcossem

Ingredientes (serve duas pessoas)

1 dente de alho
40ml de azeite de oliva extravirgem
200g de bacalhau desfiado
300g de batata
3 ramos de Ciboulettes
80ml de creme de leite fresco
350ml de leite
300g de palmito pupunha
1g de pimenta-do-reino
2g de sal de cozinha
3g de tomilho fresco

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

900 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 180ºC. Descasque e corte a batata em pedaços pequenos e coloque-as em uma panela. Cubra-as com água e leve para cozinhar. Quando começar a ferver, você deverá marcar 20 minutos. Enquanto isso, pique a ciboulette bem fininha, reserve e siga para o próximo passo.

2- Na outra panela, leve para ferver em fogo médio/alto o leite com o alho mergulhado. Enquanto aquece, desfolhe metade dos raminhos de tomilho, jogando as folhinhas no leite. Ao começar a ferver, você deverá acrescentar o bacalhau, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo quando o tempo acabar. Mas enquanto isso…

3- Unte um refratário ou assadeira com 10ml de azeite, disponha as rodelas de palmito, regue com mais 10ml de azeite e desfolhe o restante do tomilho sobre o palmito. Tempere com uma pitada de sal e de pimenta, cubra a assadeira com o papel alumínio e leve para assar no forno. Passados 15 minutos, retire o papel alumínio, vire as rodelas do outro lado e deixe assar por mais 10 minutos. Mas enquanto o palmito assa…

Brandade de Bacalhau com Pupunha ao Forno: assando_pupunha

4- … Vai terminar o tempo de cozimento das batatas. Desligue o fogo, retire-as da panela e passe-as então por um espremedor ou amasse com um garfo, para obter um purê.

Brandade de Bacalhau com Pupunha ao Forno: amassando_batatas

5- A essa altura, já devem ter acabado os 15 minutos do leite com o bacalhau. Retire o alho da mistura, acrescente o purê de batatas e volte ao fogo baixo. Finalize acrescentando o creme de leite fresco, o restante do sal e a pimenta a gosto, e mais 10ml de azeite. Mexa bem até conseguir uma pasta homogênea.

6- Quando as moedas de palmito estiverem prontas, sirva-as nos pratos acompanhadas da brandade de bacalhau, finalizando com a ciboulette picada fininha e o restante do azeite.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!