O ragu de linguiça é um clássico entre os molhos italianos e é extremamente saboroso quando feito com vinho tinto, como é o caso desta receita. O bucatini é uma massa longa com furinhos que nos faz sentir novamente crianças com a boca toda suja de molho!

Ingredientes (serve duas pessoas)

200g de massa tipo bucatini
180g de linguiça toscana
120 ml de vinho tinto
1 lata de tomate pelado
4g de alho
1 folha de louro
10g de manjericão
Sal
Óleo

Tempo de preparo

25 a 35 minutos

Calorias

665 cal

Modo de preparo

Bucatini ao Ragu de Linguiça: mise_ragu

1- Em uma tábua, pique bem o alho e pique o manjericão grosseiramente. Coloque o tomate pelado em um bowl ou recipiente médio e amasse-o com o auxílio de um garfo para formar um purê rústico. Leve uma panela média com 2/3 de água ao fogo alto para ferver (cerca de 5 minutos) para começar o ragu.

Bucatini ao Ragu de Linguiça: molho_ragu

2- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e refogue o alho picado por cerca de 30 segundos ou até estar levemente dourado. Em seguida, adicione o tomate pelado amassado e 1 xícara de chá de água. Tempere com a folha de louro, 1 colher de café de sal e deixe reduzir por cerca de 15 minutos em fogo baixo.

Bucatini ao Ragu de Linguiça: cortando_linguica

3- Enquanto isso, quando a água do passo 1 levantar fervura, acrescente 1 colher de sopa de sal. Em seguida, adicione a massa e deixe cozinhar, mexendo às vezes, por cerca de 6 minutos (al dente) ou um pouco mais se desejar mais macio. Sobre uma tábua, retire (e descarte) a capa protetora da linguiça com uma tesoura ou uma faca e desmanche-a para obter grumos de carne pequenos.

Bucatini ao Ragu de Linguiça: dourando_ragu

4- Em uma frigideira média e antiaderente (de preferência), em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e doure a linguiça desmanchada por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

Bucatini ao Ragu de Linguiça: acrescentando_vinho

5- Então, acrescente o vinho tinto à frigideira e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo e com a frigideira tampada.

Bucatini ao Ragu de Linguiça: cozinhando_ragu

6- Por fim, acrescente a linguiça e o manjericão picado à panela de ragu e mexa bem. Acerte o sal, se necessário, junte a massa e mexa delicadamente para incorporar o molho. Sirva logo em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!