Além de ser o berço da civilização ocidental moderna, a Grécia tem uma gastronomia famosa por privilegiar a saúde e explorar as combinações de sabores. É pra lá que o Cheftime vai te levar com o delicioso cação grelhado, acompanhado de salada de berinjela e seu toque de crocância e sabor.

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de cubos de cação
90g de cuscuz marroquino
1 limão tahiti
1 berinjela
1 tomate
5g de hortelã
5g de salsa
5g de manjericão
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

404 cal

Modo de preparo

Cação Grelhado, Cuscuz Marroquino e Salada Mediterrânea: mise_cacao

1- Em uma tábua, divida as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em cubos de aproximadamente 1,5cmx1,5cm. Transfira para uma tigela, adicione 1 colher de chá de sal, misture bem – isso reduz o amargor dela – e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, também corte o pepino e o tomate em cubos de tamanho similar aos de berinjela. Pique a salsa, o manjericão e a hortelã grosseiramente e corte o limão ao meio. Seque bem a berinjela com um pano de prato limpo ou papel toalha – isso evita que o óleo espirre na hora de fritar –  e transfira para um recipiente seco.

Cação Grelhado, Cuscuz Marroquino e Salada Mediterrânea: berinjela_cacao

2- Tempere os cubos de cação com 1 colher de café de sal e 1/2 colher de café de pimenta-do-reino moída e reserve na geladeira. Leve uma frigideira ou panela pequena (de preferência aderente) com 4 colheres de sopa de óleo para aquecer por cerca de 3 a 4 minutos em fogo médio. Prepare uma travessa, forrando-a com papel toalha. Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e adicione 1/3 dos cubos de berinjela delicadamente e frite-os por cerca de 2 minutos. Com uma escumadeira, escorra o excesso de óleo e transfira para a travessa forrada. Repita o procedimento mais 2 vezes com o restante da berinjela.

Cação Grelhado, Cuscuz Marroquino e Salada Mediterrânea: cuscuz_cacao

3- Em um bowl, junte a berinjela frita, o pepino, o tomate, as ervas picadas e tempere com o suco do limão e 1 colher de café de sal (não adicione azeite) e reserve. Aqueça 200ml de água por 1 minuto no micro-ondas. Coloque o cuscuz marroquino em uma vasilha média ou panela pequena, adicione 1 colher de café de sal e hidrate-o colocando a água quente de forma que todos os grãos sejam cobertos. Não mexa no cuscuz por 3 minutos, depois solte os grãos suavemente com um garfo.

Cação Grelhado, Cuscuz Marroquino e Salada Mediterrânea: cacao_grelhado

4- Na mesma frigideira ou panela em que fritou as berinjelas, aqueça 1 colher de sopa de óleo por 1 minuto e grelhe os cubos de cação por cerca de 2 minutos de cada lado (apenas vire-os quando formarem uma casquinha levemente dourada para não desmancharem). Prove e acerte o sal do cação e dos acompanhamentos, se necessário, e sirva-os em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!