É a sensação do inverno: todo mundo está comendo, você vai a restaurantes caros pra degustar… mas ainda não sabe como fazer fondue? Vamos resolver isso agora! Neste post você vai conhecer um pouquinho mais sobre essa delícia de origem suíça, vai aprender a fazer e ainda vai conhecer duas receitas imperdíveis de fondue de queijo e chocolate que nossos Chefs criaram.

Origem do fondue

Hoje em dia fondue é um prato sofisticado, né? Mas ele foi criado antes do século XVII por camponeses suíços como uma solução pra matar a fome no inverno. Como as fazendas eram longe da cidade e no inverno ficava difícil atravessar a neve pra ir comprar mantimentos, os fazendeiros, que produziam muito queijo e outros laticínios, tiveram a ideia de derreter pedaços de queijo num caldeirão e mergulhar pão naquela mistura cremosa.

Receitas para aprender como fazer fondue na prática

A primeira receita de fondue foi documentada em 1699, em Zurique, e desde então o prato ganhou muito prestígio e inúmeras variações foram desenvolvidas. E, pra você ter uma experiência maravilhosa e acertar a mão em seu primeiro fondue, trouxemos duas receitas deliciosas. Confira!

Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano

Como fazer fondue de queijo com grappa e porcini no pão italiano: fondue-de-queijo_pao-italiano

Uma preparação elegante com cogumelo porccini e grappa (aguardente de uva, umas das bebidas mais famosas da Itália) servido dentro do pão italiano. O que manterá o fondue cremoso e quentinho por mais tempo, uma combinação perfeita para tornar qualquer momento mais aconchegante.

Ingredientes (serve duas pessoas)

100 g de queijo ementhal
140 g de queijo gruyère
180 g de queijo estepe
10 ml de grappa
60 ml de vinho branco
1 caixa de creme de leite
1 dente de alho
10 g de sal
2 g de noz moscada em pó
1 g de pimenta preta moída
1 un de pão italiano redondo (300 g)
3 un de mini baguetes italianas
4 g de amido de milho
1 g de cogumelo porccini seco

Tempo de preparo

40 minutos

Modo de preparo

1 – Preaqueça o forno a 180°C. Em seguida, rale os três queijos no ralador grosso separadamente. Coloque uma panela para aquecer em fogo baixo. Em seguida, descasque o dente de alho e amasse-o ligeiramente. Espete-o na ponta de um garfo e passe no fundo e nas laterais da panela preaquecida, com cuidado. Corte as mini baguetes em cubos pequenos. Em seguida coloque-os numa assadeira ao lado do pão italiano redondo e leve ao forno de 5 a 8 minutos, ou até dourar.

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: ralando_queijo

2 – Adicione o vinho branco seco, lembrando que a qualidade do vinho não é algo relevante no preparo do fondue, mas sim que deve ser um vinho branco seco e ácido, o que contribui para obter um creme homogêneo e estável no final do preparo.

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: aquecendo_vinho

3 – Aguarde o vinho ferver na panela antes de começar adicionar os queijos. Com fogo baixo, adicione lentamente os queijos, um punhado por vez, sempre aguardando o queijo na panela derreter por completo antes de adicionar a próxima porção. Não tenha pressa nesta etapa, ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Ao mesmo tempo, verifique os pães no forno e, se estiverem prontos, desligue o forno e reserve-os.

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: adicionando_queijo

4 – Mexa constantemente a mistura de queijos. Segundo a tradição do fondue, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela. Em seguida, adicione o creme de leite e continue mexendo.

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: creme_de_leite

5 – Não é pecado usar uma colher de chá do espessante (amido de milho) no preparo do fondue de queijo. Ele não vai interferir no sabor e vai ajudar a alcançar a textura homogênea do queijo. A melhor forma de introduzi-lo é misturando-o com a grappa e 20 ml de água antes de despejá-lo sobre a mistura de queijos.

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: amido_de_milho

6 – Finalize o fondue com uma pitada de noz-moscada e de pimenta-do-reino preta moída. Estes temperos são opcionais, mas equilibram e ajudam a quebrar um pouco da gordura dos queijos. Por isso, coloque a noz moscada e a pimenta do reino de acordo com seu paladar. Em seguida, retire os pães do forno. Com auxílio de uma faca de serra, corte a tampa do pão italiano e reserve-a. Pegue a base do pão e retire todo o miolo de seu interior (descarte-o). Em seguida, despeje o fondue dentro do pão italiano e polvilhe com o pó de porccini. Por fim, coloque a tampinha apoiada no pão redondo e sirva com os cubinhos de baguete ao lado. Bom apetite!

Como fazer Fondue de queijo com grappa e porccini no pão italiano: finalizando_tempero

Fondue de chocolate com conhaque

Como fazer fondue de chocolate com conhaque

Sobremesa perfeita para as noites frias! Confira como fazer fondue de chocolate ao leite, chocolate-meio amargo e conhaque, com frutas da estação e guloseimas como marshmallow para mergulhar. Hum…

Ingredientes (serve duas pessoas)

150 g de chocolate ao leite
150 g de chocolate 1/2 amargo
40 ml de conhaque
2 caixa de creme de leite
100 g de marshmallow
1 un de maçã verde
100 g de canudo biju
100 g de damasco seco

Tempo de preparo

20 minutos

Modo de preparo

1- Pegue uma panela média e aqueça em fogo baixo. Em seguida adicione o creme de leite, sempre mexendo até ficar uma mistura líquida e homogênea.

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: creme_de_leite

2 – Adicione o chocolate meio-amargo ao creme de leite e continue mexendo até derreter por completo.

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: chocolate_meio_amargo

3 – Em seguida adicione as gotas de chocolates ao leite e continue mexendo, ate derreter por completo.

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: chocolate_na_panela

4 – Para finalizar o fondue de chocolate, adicione o conhaque e misture por cerca de mais 2 minutos, para evaporar o excesso de álcool. Desligue o fogo e reserve o fondue de chocolate na própria panela.

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: conhaque_chocolate

5 – Antes de servir, corte a maça verde em cubos médios e coloque numa vasilha.

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: cortando_maçã_verde

6 – Em seguida coloque o fondue de chocolate numa vasilha de cerâmica ou num richô (rechaud) especial para fondue, Sirva com os acompanhamentos enviados e aproveite!

Como fazer fondue de chocolate com conhaque: servindo_na_vasilha

Viu como fazer fondue é mais fácil do que parece?

E, se faltava alguma coisa pra sua noite de fondue sair, não falta mais: é só pedir seu kit que a gente entrega na sua casa todos os ingredientes fresquinhos na medida e a receita impressa pra não ter erro! É só clicar aqui pra ver as opções e fazer seu pedido.

Menu completo: receita de fondue de queijo, fondue de chocolate e vinho

Quer receber mais receitas incríveis e dicas de chef toda semana? Deixe seu e-mail abaixo que a gente te envia só os conteúdos mais deliciosos! ;)