Receita de Contrafilé com Endívias Caramelizadas e Cuscuz de Brócolis da chef Carina Orlando.

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de contrafilé em bifes
30g de queijo provolone ralado
1 endívia
15g de açúcar mascavo
25g de noz triturada
10g de manteiga
300g de brócolis
4g de alho picado
80ml creme de leite fresco
5g de sal de cozinha
1g de pimenta preta moída
20ml de azeite

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

679 cal

Modo de preparo

1- Tempere os bifes com sal e pimenta e reserve. Corte as endívias no meio, polvilhe o açúcar mascavo em sua parte interna e reserve. Retire o talo do brócolis deixando somente os floretes e pique-os até obter um farofa grossa.

2- Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente, adicione a manteiga e, quando derreter, coloque as endívias. Deixe caramelizar por aproximadamente 2 minutos, vire-as e deixe por mais 1 minuto. Reserve.

Contrafilé com Endívias Caramelizadas e Cuscuz de Brócolis: caramelizando_endivias

3- Limpe o excesso de açúcar da frigideira, coloque um fio de azeite e acrescente o alho. Deixe dourar por aproximadamente 30 segundos, adicione o brócolis e refogue por cerca de 2 minutos em fogo médio. Apague o fogo e misture 2/3 das nozes. Tempere com sal e pimenta.

4- Aqueça uma panela pequena em fogo baixo, adicione o creme de leite e depois de 30 segundos o provolone, mexendo constantemente até obter um creme homogêneo. Reserve aquecido.

5- Aqueça em fogo alto uma frigideira antiaderente até ficar bem quente. Adicione um fio de azeite e os bifes de contrafilé. Grelhe por aproximadamente 2 minutos de cada lado, ou deixe um pouco mais para chegar ao ponto que se adeque melhor ao seu paladar.

Contrafilé com Endívias Caramelizadas e Cuscuz de Brócolis: grelhando_contrafile

6- Sirva a carne com o molho de queijo provolone, o cuscuz ao lado, a endívia no topo e finalize com o restante das nozes.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!