Tem como não amar uma costela bem macia e caramelizada com mel, shoyu, um toque de páprica e mostarda? É difícil resistir ao aroma que sai do forno durante a cocção! Além disso, ainda tem um acompanhamento que leva limão siciliano e fica perfeito com carne suína!

Ingredientes (serve duas pessoas)

600g de costela suína
60g de mel
60ml de molho de mostarda
60ml de molho de tomate
120ml de molho shoyu
6g de páprica doce
120g de arroz integral
1 abobrinha
1 limão siciliano
Papel laminado
4g de alho
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

1227 cal

Modo de preparo

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: tempero_costela

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Em um recipiente pequeno, misture o mel, o molho de mostarda, o molho de tomate, o molho shoyu e a páprica doce. Adicione também 1 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino e 1 colher de sopa de azeite e reserve. Rale o limão para obter raspas, tomando cuidado para não ralar a parte branca junto porque é amarga, e reserve para temperar a abobrinha.

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: cortando_costela

2- Em uma tábua, corte a costela em tiras rente ao osso e unte uma assadeira média com 1⁄2 colher de sopa de óleo (de preferência de girassol). Coloque as costelas na assadeira untada e regue com a mistura de temperos do passo anterior – exceto as raspas de limão.

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: assando_costela

3- Cubra toda a assadeira com o papel alumínio e leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos. Depois disso, retire o papel alumínio da assadeira e deixe assar por mais cerca de 5 minutos para que as costelas dourem, mas enquanto as costelas não ficam prontas…

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: cortando_abobrinha

4- Corte a abobrinha em cubinhos e pique o alho. Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue o alho. Acrescente o arroz, tempere-o com 1 colher de chá de sal e mexa bem. Acrescente o dobro de água (cerca de 240ml ou 1 xícara de chá de água) e cozinhe por cerca de 25 minutos.

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: cozinhando_abobrinha

5- Aqueça 1⁄2 colher de sopa de óleo (de preferência de girassol) por cerca de 1 minuto em uma frigideira ou panela média, em fogo médio. Adicione a abobrinha e as raspas de limão e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos ou até que a abobrinha esteja al dente, ou seja, macia, mas ainda com certa resistência ao morder, ou um pouco mais macia que isso, se preferir.

Costela Caramelizada e Arroz Cítrico com Abobrinha: cozinhando_arroz

6- Acrescente o arroz cozido à frigideira ou panela da abobrinha, mexendo suavemente para incorporar completamente. Esprema o suco de uma das metades do limão. Desligue o fogo e sirva com a costela. Se preferir um pouco mais cítrico, adicione a outra metade do limão.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!