A batata surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas, foi levada para a Europa no século XVI e tornou-se base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados nas Américas do Norte e do Sul. Pode ser preparada de várias formas; a desta receita é ralada e bem temperada acompanhando um coxão mole assado!

Ingredientes (serve duas pessoas)

400g de coxão mole
4g de alho
2 folhas de louro
1g de tomilho
5g de alecrim
350g de batata
1 cebola roxa
5g de salsinha
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

481 cal

Modo de preparo

1- Em uma tábua, amasse o alho (sem retirar a casca) com o auxílio de uma faca de chef ou tão larga quanto. Corte a cebola ao meio e rale uma das metades no ralador grosso. Corte a outra metade em lâminas e pique bem a salsa. Reserve tudo.

Coxão Mole Assado e Batata Paillasson: ralando_batata

2- Preaqueça o forno a 180ºC. Tempere a carne com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída. Descasque as batatas e rale-as no ralador grosso. Aperte bem a batata ralada entre as duas mãos para retirar o máximo de água e passe para um recipiente médio.

Coxão Mole Assado e Batata Paillasson: misturando_batata

3- Nesse recipiente, misture a batata com cebola que foi ralada e a salsinha picada. Tempere com 1⁄2 colher de chá de sal e 1⁄3 de colher de chá de pimenta-do-reino moída. Reserve.

Coxão Mole Assado e Batata Paillasson: selando_coxao-mole

4- Em uma frigideira média, em fogo alto, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 30 segundos e doure bem todos os lados do coxão mole, somente por cerca de 30 segundos de cada lado.

Coxão Mole Assado e Batata Paillasson: coxao-mole_assado

5- Então, adicione o alho amassado, o alecrim, as folhas de louro e o tomilho e desligue o fogo. Unte uma assadeira pequena com 1 colher de sopa de óleo, transfira a carne e as ervas para ela e asse por cerca de 30 a 35 minutos – virando na metade do tempo, a depender do ponto desejado (cerca de 15 minutos de cada lado para uma carne ao ponto).

Coxão Mole Assado e Batata Paillasson: batata_coxao-mole

6- Enquanto isso, em uma frigideira média e antiaderente, em fogo baixo, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto. Então, adicione metade da porção de batata e aperte bem contra a frigideira, com o auxílio de uma espátula, formando um círculo (como se fosse um hambúrguer). Deixe tostar de um lado por aproximadamente 10 minutos ou até estar bem dourada. Vire e toste o outro lado pelo mesmo tempo. Retire o coxão mole do forno e deixe descansar por 5 minutos. Então, corte-o em fatias e sirva com a batata paillasson.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!