Este crostini inspirado nas costas do Mediterrâneo é de arrasar corações: É feito à base de farinha de castanha de caju, chia e melado de cana e coberto com berinjela, tomate seco e um creme de iogurte e ricota temperado. Como se já não fosse bom, tem saladinha de rúcula para acompanhar!

Ingredientes (serve duas pessoas)

60g de farinha de castanha de caju
100g de farinha de trigo
30g de manteiga
180g de iogurte natural
210g de tomate seco
350g de berinjela
5g de semente de chia
30g de melado de cana
90g de rúcula
60g de ricota
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

927 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 200°C. Corte a berinjela em rodelas de 1cm de espessura, amasse a ricota com um garfo e retire o talo mais grosso da rúcula.

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota: Regando fatias de berinjela com azeite

2- Em uma assadeira grande, coloque as rodelas da berinjela espalhadas e tempere com sal, pimenta-do-reino moída e regue com azeite. Leve ao forno por 10 minutos.

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota: Adicionando água à massa do crostini

3- Para fazer a massa do crostini, misture a farinha de castanha de caju, a farinha de trigo, a manteiga, a chia, o melado e 300ml de água e tempere com sal. Incorpore bem todos os ingredientes com as mãos.

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota: Forrando a forma com a massa de crostini

4- Forre o fundo de uma forma com a massa espalhando com as mãos. O formato é de sua preferência, retangular ou redonda, contanto que fique com 0,5cm de espessura. A seguir, leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota: Adicionando ricota ao iogurte

5- Aproveite que está abrindo o forno e vire as rodelas de berinjela para terminarem de assar do outro lado por mais 10 minutos. Enquanto isso, faça um creme misturando a ricota amassada e o iogurte. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída e azeite.

Crostini de Castanha com Legumes e Creme de Ricota: Montando prato

6- Divida a massa em 2 porções. Faça camadas com a berinjela assada, o tomate seco e o creme de ricota e disponha algumas folhas de rúcula ao lado. Repita o mesmo processo com a outra massa e tempere com sal e azeite. Sirva a seguir!

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!