Apesar de estarem na moda, a história dos cupcakes é antiga. Criados no final do século XVIII, ganharam popularidade nos anos 90 pela facilidade e conceito de uma pequena bomba de sabor e doçura. São fáceis de fazer em grandes quantidades, servidos em porções individuais, perfeitos para muitas estratégias de decoração e, acima de tudo, deliciosos. Além disso, existem muitas ideias de receitas de cupcake que podem ser feitas!

Por essa razão, neste post vamos lhe contar um pouco sobre as origens dos cupcakes. Também daremos dicas de sabores e formatos desses bolinhos, para alegrar as suas tardes. Confira!

Um pouco da história dos cupcakes

 

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de baunilha granulado

Na maioria das vezes, quando você pensa em cupcakes, provavelmente imagina uma alternativa divertida para um bolo. Mas de onde eles vêm? Onde é que tudo começou?

Inicialmente, os cupcakes eram chamados de bolos “numéricos” devido às medidas dos ingredientes que sua receita leva: 1 copo de manteiga, 2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha, 4 ovos, 1 copo de leite e 1 colher de fermento. Essa foi uma das primeiras receitas para fazer o que conhecemos hoje como cupcake.

Somado a isso, conforme afirma a Food Timeline — linha do tempo dos alimentos —, a receita tem duas possíveis origens, uma britânica e outra americana.

A explicação para a origem britânica diz que os cupcakes eram originalmente assados em copos. Estes resistem às altas temperaturas dos fornos. Além disso, pequenos bolos assados em formas individuais eram bastante populares na Inglaterra do século XVIII. O “Queen Cake” (Bolo da Rainha) é um bom exemplo disso.

Quanto à origem americana: as primeiras receitas eram feitas medindo os ingredientes do bolinho em copos, conforme o sistema americano de medidas. Outra informação é que as formas de muffins eram muito populares nos EUA em meados da virada do século XX. Assim, as pessoas começaram a criar bolinhos em forminhas.

Aqui no Brasil, bolinhos em forminhas de papel eram muito vendidos nas padarias e pequenas mercearias. Se você é nascido pelo menos até os anos 80, deve se lembrar!

Mas quem são os verdadeiros criadores dos cupcakes?

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de baunilha com gotas de chocolate

A verdade é que ninguém sabe a real origem deles, nos deixando com muita especulação. O que sabemos é que a receita mais antiga registrada data de 1796. O registro consta em um livro de culinária intitulado American Cookery (Culinária Americana), da autora Amelia Simmons.

Como os cupcakes configuram o mundo da culinária atual?

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de tangerina

O fato é que, desde sua criação, os cupcakes se tornaram uma tendência de cultura pop no mundo culinário, principalmente nos EUA. A conveniência desses pequenos bolinhos sempre esteve no modo como são assados: muito mais rápido do que bolos maiores — o tempo de forno é de 10 a 12 minutos!

Embora tenham chegado ao Brasil mais recentemente, se tornaram uma febre em aniversários infantis, adultos e até mesmo em casamentos. Muitas vezes, eles substituem os famosos bem-casados e não há uma festa infantil que não tenha uma “mesa de cupcakes”!

Hoje eles movimentam um mercado com inúmeros empreendedores dedicados inteiramente à sua produção e comércio.

7 ideias de receitas de cupcake

Depois de ver como os cupcakes fazem sucesso no mundo da culinária, você não poderia deixar de fazer o seu, não é mesmo? Mas qual receita escolher?

Em relação aos sabores, o que se vê é que chocolate, cenoura e baunilha estão entre os mais populares no gosto dos brasileiros. No entanto, sabores mais refinados como cappuccino e Red Velvet podem ser encontrados nos menus.

Com criatividade, você pode transformar a receita base de cupcake em sobremesas maravilhosas. Veja algumas ideias para incrementar a receita!

1. Cupcakes de chocolate 50% cacau

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de chocolate cacau 50%

 

Se você está atrás de algo perversamente achocolatado, essa é a sua receita! Acrescentando chocolate 50% cacau e extrato de baunilha à receita base para cupcakes você conseguirá um bolinho perfeito!

Para torná-los ainda mais gostosos, tente usar o melhor cacau em pó que encontrar. Além disso, opte por chantilly de ganache com chocolate branco para a cobertura.

2. Cupcake de cenoura com brigadeiro cacau 100%

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de cenoura com brigadeiro cacau 100%

Sabe aquele bolo de cenoura com chocolate tradicional ao qual ninguém resiste? Pois pense nele em uma versão ainda mais gostosa! Além de ser no formato de cupcake, aqui a proposta é utilizar brigadeiro para o recheio, em vez da calda de chocolate.

Além disso, nossa dica é fazer o bolo com menos gordura e o brigadeiro com chocolate 100% cacau. Você terá um cupcake de cenoura mais sofisticado e com um sabor mais leve e refinado!

3. Cupcake de baunilha feitos com o extrato

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de baunilha feitos com o extrato

A maioria das pessoas utiliza a essência de baunilha que, na verdade, é um produto sintético e que de baunilha não tem nada. Se você optar por essa receita, procure usar o extrato verdadeiro. Além disso, o segredo aqui é bater a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa, e não bater demais após adicionar a farinha. Você verá a diferença!

4. Cupcake Red Velvet

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de red velvet

Um clássico americano, os cupcakes Red Velvet são amados por sua cor vermelho vibrante e seu sabor não muito chocolate, mas também não muito baunilha. E, se você estiver preocupado com as cores artificiais, procure usar corante alimentar natural.

5. Cupcakes de merengue de limão

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de merengue de limão

Se você está atrás de um cupcake para impressionar, porém fácil de fazer, pode inovar com uma versão de merengue de limão, ideal para um chá da tarde ou festa de aniversário extravagante. Para fazê-los, você utilizará a base do bolo de laranja, porém com suco de limão, e merengue para a cobertura.

O segredo é dourar levemente o merengue, o que tornará esses bolinhos impressionantes ainda mais atraentes. Se você gosta de torta de limão com merengue, vai adorar esses cupcakes!

6. Cupcakes de cappuccino

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake de cappuccino

Simplesmente um sonho para os viciados em café! Esses cupcakes podem ser feitos a partir da receita base de cupcake aromatizada com café e canela. Além disso, você pode usar o merengue suíço, sutilmente aromatizado com leite em pó.

E se você estiver sentindo inspiração, pode até desenhar um pouco em cima deles! É um tipo de cupcake ideal para um cafezinho da tarde!

7. Cupcakes temáticos

7 receitas de cupcake GLORIOSAS que você precisa provar!: cupcake temático

Agora, se você quer inovar um pouco mais, pode optar por fazer cupcakes temáticos. Você pode assar seus cupcakes em outras forminhas que não as redondas, por exemplo. Existem inúmeras opções e tudo dependerá do tema e de quem apreciará essas delícias junto de você. Se for servi-los para crianças, formato de animais pode ser uma diversão a mais! Além disso, você também pode confeitá-los com chantilly colorido e com diferentes formatos de bico de confeiteiro. Use e abuse da criatividade! Essas ideias de receita de cupcake ajudarão a enfeitar sua mesa e alegrarão seus convidados em qualquer ocasião.

Gostou? Então, compartilhe essas delícias com os seus amigos nas redes sociais