O empadão é um salgado muito popular no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Sua origem é desconhecida, mas provavelmente é advindo dos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas com recheios diversos e forte influência medieval. Se você quer aprender como fazer empadão continue lendo!

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de filé de peito de frango
400g de farinha de trigo
100g de manteiga
200g de creme de leite
1 cebola
200g de milho em conserva
100g de azeitona verde
10g de cebolinha
Sal
Óleo

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

1723 cal

Modo de preparo

Empadão de Frango com Milho: massa_empadao

1- Cerca de 20 minutos antes de inicia a receita, retire a manteiga da geladeira para que fique em temperatura ambiente (mas não muito mole). Em um recipiente grande, misture a farinha, a manteiga, o creme de leite e 1⁄2 colher de chá de sal. Mexa bem até parar de grudar nas mãos. A consistência deve ser homogênea. Deixe a massa para o empadão descansar por cerca de 10 minutos na geladeira.

Empadão de Frango com Milho: mise_empadao

2- Enquanto isso, acenda o forno a 180ºC para preaquecer e leve uma panela média com 2/3 do seu volume de água ao fogo alto para ferver. Em uma tábua, pique a cebola em cubinhos, pique bem a cebolinha, fatie as azeitonas e reserve.

Empadão de Frango com Milho: desfiando_frango

3- Coloque 1 colher de chá de sal na panela de água fervente e acrescente os filés de peito de frango. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos e, depois de cozido, passe os filés para uma tábua. Com o auxílio de dois garfos, um virado de costas para o outro, desfie o frango. Se preferir, você pode desfiar os filés utilizando um processador de alimentos.

Empadão de Frango com Milho: cozinhando_recheio

4- Jogue a água do cozimento do frango fora e, nessa mesma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue a cebola até ficar bem transparente. Então, acrescente a cebolinha, a azeitona, o milho e o frango desfiado. Mexa bem, prove, corrija o sal (se necessário) e desligue o fogo em seguida.

Empadão de Frango com Milho: massa_empadao

5- Limpe bem uma superfície lisa e plana e, com o auxílio de um rolo de massa, estique metade da massa reservada na geladeira, reservando a outra metade. Coloque a massa esticada em uma forma de 25 cm de diâmetro (de preferência de fundo falso) e ajeite bem o fundo e as laterais com as mãos, de modo que a massa fique rente à forma.

Empadão de Frango com Milho: recheando_empadao

6- Coloque e espalhe uniformemente o recheio de frango. Estique a outra metade da massa e cubra o recheio com ela, acertando bem as laterais para que não haja vão entre as massas. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até a massa ficar dourada. Espere cerca de 5 minutos para desenformar e sirva em seguida.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!