O Espaguete alla Norma é uma receita típica da Sicília, no sul da Itália. A culinária italiana é baseada em bons ingredientes e preparo simples. Que tal aprender a fazer esta massa prática e deliciosa e surpreender na cozinha?

Ingredientes (serve duas pessoas)

200g de massa tipo espaguete
340g de molho de tomate
1 berinjela
60g de azeitona preta
100g de ricota
4g de alho
10g de manjericão
30g de queijo parmesão
Sal
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

25 a 30 minutos

Calorias

635 cal

Modo de preparo

 

Espaguete Alla Norma: Mise molho

1- Em uma tábua, desfolhe o manjericão, corte a berinjela em cubos de cerca de 2×2 cm, corte as azeitonas ao meio e pique bem o alho. Leve uma panela média com 2/3 do volume de água para ferver em fogo alto. Quando começar a ferver, acrescente 1 colher de sopa de sal e a massa e deixe cozinhar por cerca de 6 a 7 minutos.

Espaguete Alla Norma: Esfarelando a ricota

2- Em uma tigela, coloque a berinjela cortada, cubra-a com água, tempere com 1⁄2 colher de chá de sal e deixe de molho por cerca de 10 minutos. Depois, escorra e seque bem, de preferência com papel toalha. Coloque a ricota em um recipiente médio, esfarele com o auxílio de um garfo e reserve.

Espaguete Alla Norma: Cozinhando berinjela

3- Em uma frigideira média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de azeite por cerca de 30 segundos e grelhe as berinjelas até dourar (cerca de 5 minutos). Em seguida, acrescente as azeitonas, desligue o fogo e reserve em um prato ou recipiente médio.

Espaguete Alla Norma: Fazendo molho alla Norma

4- Na mesma frigideira em que dourou a berinjela, aqueça 1 colher de sopa de óleo e refogue o alho até ficar levemente dourado. Adicione o molho de tomate, 1 xícara de chá de água (250ml) e a berinjela refogada e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 8 a 10 minutos.

Espaguete Alla Norma: Acrescentando ricota ao molho

5- Acrescente ao molho de tomate, as folhas de manjericão e a ricota esfarelada, misture bem e desligue o fogo.

Espaguete Alla Norma: adicionando_espaguete

6- Acrescente o espaguete cozido ao molho, misture delicadamente para incorporar o molho, transfira para os pratos de servir e finalize polvilhando o queijo parmesão ralado por cima.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!