O estrogonofe é um clássico da cozinha russa adaptado pela cozinha francesa. A origem do seu nome vem de uma rica família de comerciantes russos, os Stroganov. Pelo nome parece difícil, mas como fazer estrogonofe de frango é bem simples e é isso que mostraremos nesse post.

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de filé de frango
300g de creme de leite
15g de extrato de tomate
5g de açúcar
10ml de mostarda
1 cebola
150g de cogumelo paris
180g de arroz branco
40g de cebolinha
80g de batata palha
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

35 a 45 minutos

Calorias

1146 cal

Modo de preparo

Estrogonofe de Frango: estrogonofe_arroz

1- Pique a cebola em cubinhos e aqueça uma panela pequena em fogo médio com 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto. Refogue 1 colher de sopa de cebola até ficar transparente, por cerca de 2 minutos, e então acrescente o arroz. Acrescente 1 colher de chá de sal e mexa bem para incorporar. Adicione cerca de 400ml (2 xícaras de chá) de água e deixe cozinhar tampado por cerca de 20 minutos ou até a água do fundo da panela secar.

Estrogonofe de Frango: estrogonofe_frango

2- Corte os filés de frango em tiras de cerca de 4x2cm e reserve. Corte os cogumelos ao meio (se forem muito maiores, corte em 3 partes, mas não mais que isso para terem volume) e pique a cebolinha. Tempere as tiras de frango com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino.

Estrogonofe de Frango: estrogonofe_champignon

3- Em uma panela média, em fogo médio, aqueça por cerca de 1 minuto 2 colheres de sopa de azeite e refogue o restante da cebola e os cogumelos, mexendo de vez em quando, até que fiquem dourados – cerca de 3 minutos. Transfira esse refogado para uma tigela.

Estrogonofe de Frango: frango_estrogonofe

4- Na mesma panela do refogado, acrescente 1 colher de sopa de óleo e espere cerca de 30 segundos para que ele esquente. Grelhe então as tiras de frango até que fiquem bem douradas de todos os lados. Então, volte o refogado de cebola e cogumelos reservado para a panela com o frango.

Estrogonofe de Frango: tomate_estrogonofe

5- Acrescente a mostarda, o açúcar, o extrato de tomate, 1⁄2 colher de chá de sal e uma colher de sopa de água logo em seguida, esfregando bem o fundo da panela para pegar todo o sabor do frango. Misture para incorporar e então…

Estrogonofe de Frango: estrogonofe_creme-de-leite

6- Acrescente ao estrogonofe de frango o creme de leite e baixe o fogo para o mínimo. Cozinhe então em fogo baixo até levantar fervura (cerca de 2 a 3 minutos) e desligue rapidamente. Corrija o tempero com sal e pimenta do reino moída caso seja necessário. Acrescente e incorpore a cebolinha picada ao arroz e sirva-o com o estrogonofe de frango e a batata palha.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!