Você pode ver um vídeo da receita de Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada no nosso Facebook! Basta clicar aqui.

Apesar desta receita levar o nome de uma família russa Stroganov – embora haja controvérsias sobre qual família seria exatamente – o estrogonofe só ficou famoso quando chegou à França e, de lá, se espalhou para o mundo, tendo o uso de ketchup popularizado pelos EUA.

Ingredientes (serve duas pessoas)

270g de filé mignon
50g de extrato de tomate
4g de alho
400g de batata
10g de salsa
200g de creme de leite
20g de cogumelo funghi
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

840 cal

Modo de preparo

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Batata e alhos cortados

1- Preaqueça o forno a 300°C. Pique o alho em cubos pequenos e pique bem a salsa. Corte a batata no sentido do comprimento ao meio e depois em 3 partes e reserve.

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Cortando o filé mignon em tiras

2- Corte o mignon em fatias de aproximadamente 2cm e depois em tiras finas. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída e reserve.

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Funghi com água morna

3- Em um recipiente, coloque o cogumelo funghi e cubra com água morna para hidratar por 10 minutos. Escorra a água e pique em cubos pequenos. Reserve em seguida.

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Regando batatas com água

4- Coloque a batata em uma assadeira, juntamente com 200ml de água, e tempere com sal, pimenta-do-reino moída e azeite. Leve ao forno por 20 minutos ou até que fiquem macias.

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Selando filé mignon

5- Em uma panela ou frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue o alho por 1 minuto ou até dourar. Adicione a carne e sele por 2 minutos de cada lado.

Estrogonofe de Mignon com Funghi e Batata Assada: Mexendo ingredientes do estrogonofe

6- Adicione o extrato de tomate, o creme de leite, o cogumelo funghi e mexa ocasionalmente até esquentar. Disponha o estrogonofe no prato com as batatas ao lado e salpique a salsa por cima.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!