Se tem uma coisa da qual os brasileiros deveriam se orgulhar é a feijoada. Esse prato é incrivelmente substancioso e variável de região para região: com ou sem bolinho de arroz, farofa simples ou composta… E por aí vai. Fala-se até de feijoada light! Mas o que realmente importa é não deixar de apreciar.

Ingredientes (serve duas pessoas)

280g de feijão preto cozido
150g de arroz parboilizado
100g de linguiça paio
200g de lombo
30ml de aguardente
1 folha de louro
1 cebola
100g de couve
1 laranja-pera
1 pimenta dedo-de-moça
Sal
Azeite
Óleo

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

968 cal

Modo de preparo

Feijoada com Crisp de Couve: Cebola, pimenta dedo de moça e laranja picadas

1- Pique a cebola e a pimenta dedo-de-moça em cubos pequenos. Descasque a laranja (reservando a casca) e corte-a em fatias de 1cm. Retire a pele da linguiça paio e corte-a em rodela finas. Corte o lombo em cubos pequenos.

Feijoada com Crisp de Couve: Adicionando água ao arroz

2- Em uma panela, aqueça um fio de óleo ou azeite e refogue 1⁄3 da cebola picada. Adicione o arroz e 600ml de água. Tempere com sal e deixe cozinhar com a panela semiaberta em fogo médio por aproximadamente 15 minutos, ou até que a água seque.

Feijoada com Crisp de Couve: Adicionando feijão cozido à feijoada

3- Em uma outra panela, em fogo alto, aqueça um fio de óleo ou azeite e refogue o lombo por cerca de 3 minutos, adicione a linguiça paio, 2⁄3 da cebola, a folha de louro e frite por mais 1 minuto. Então acrescente a aguardente, o feijão, o caldo do feijão e a casca da laranja. Deixe ferver por cerca de 15 minutos.

Feijoada com Crisp de Couve: Fatiando couve

4- Corte os talos grossos da couve manteiga e descarte-os. Faça uma pilha com as folhas e enrole-as formando um cilindro bem apertado. Corte o cilindro em tiras bem finas e reserve.

Feijoada com Crisp de Couve: Fritando couve

5- Frite as tiras de couve em uma frigideira em fogo baixo, com 50ml de óleo, por 1 minuto e meio ou até que estejam crocantes. Com uma escumadeira, retire o excesso de óleo e deixe escorrer em um papel toalha.

Feijoada com Crisp de Couve: Adicionando azeite ao molho picante

6- Faça um molho picante com o restante da cebola, a pimenta picada, 20ml de azeite e tempere com sal. Se preferir um molho com menos picância, coloque metade da pimenta ou de acordo com o seu paladar. Sirva acompanhando a feijoada, o arroz branco, o crisp de couve e as rodelas de laranja.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!