Receita de Fideuá feita pelo chef Michel Pessoa.

Ingredientes (serve duas pessoas)

Para o molho aioli:

10g de mostarda dijon
4g de alho
100ml de óleo de girassol
1 ovo
1g de pimenta-do-reino branca moída
3g de sal

Para o macarrão cabelo de anjo tostado:

180g de massa tipo cabelo de anjo

Para o Fideuá:

40g de pimentão vermelho
40g de pimentão verde
70ml de tomate batido
4g de alho picado
30g de cebola picada
40ml de azeite
2g de páprica
5g de sal refinado
1g de pimenta-do-reino
180g de cabelo de anjo assado
330ml de caldo de peixe
170g de lula
190g de cação
5g de salsa crespa
60g de aioli
100g de camarão

 Tempo de preparo

20 minutos

Calorias

720 cal

Modo de preparo

Para o molho aioli:

1- Bata inicialmente o ovo com o sal, a pimenta, a mostarda e o alho até ficar homogêneo, e então comece a adicionar o óleo em fio contínuo, sem parar de mexer a mistura, até ficar com consistência de maionese.

Para o macarrão cabelo de anjo tostado:

1- Triture o macarrão e distribua-o em uma assadeira untada com pouco óleo ou azeite. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC e mexa de 1 em 1 minuto até dourar.

Para o Fideuá:

1- Pique a salsa finamente. Tempere o camarão, o cação e a lula com sal e pimenta-do-reino moída. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto e, quando estiver bem quente, adicione 10ml de azeite. Em seguida, salteie os camarões por aproximadamente 50 segundos. Retire e reserve-os.

Fideuá: salteando_camaroes

2- Na sequência, adicione 10ml de azeite nessa mesma frigideira e grelhe os cubos de cação também por 50 segundos, reservando-os em seguida. Diminua o fogo para médio e, nessa mesma frigideira, adicione 10ml de azeite e então refogue a cebola por aproximadamente um minuto ou até que esteja levemente dourada.

3- Então, adicione os pimentões verde e vermelho e deixe refogar por cerca de um minuto. Acrescente o alho, deixe refogar por cerca de 30 segundos e adicione a páprica e o tomate batido.

4- Deixe refogar por mais 30 segundos, adicione a lula e mexa por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o macarrão cabelo de anjo e duas conchas do caldo. Mexa delicadamente para homogeneizar os sabores e baixe o fogo.

5- Adicione o restante do caldo e deixe cozinhar em fogo baixo sem mexer por aproximadamente 2 minutos ou até que seque o acúmulo de caldo superficial. O interior da mistura ainda deve estar úmido.

6- Quando o excesso de caldo secar, volte os camarões e os cubos de peixe, colocando-os um a um, já em formato de decoração sobre o macarrão. Tampe a frigideira e desligue o fogo. Aguarde por aproximadamente 3 minutos para que o calor se distribua antes de servir. Finalize o fideuá distribuindo o molho aioli pela superfície e salpicando a salsa.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!