Batatas ao murro são um excelente acompanhamento para qualquer carne com personalidade, como é o caso desse filé mignon ao molho de mostarda! Suculento e saboroso, faz qualquer um se derreter!

Ingredientes (serve duas pessoas)

350g de filé mignon
2g de páprica doce
10g de salsinha
1 limão
35ml de mostarda
600g de batata
5g de tomilho
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

472 cal

Modo de preparo

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: batatas_file-mignon

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Coloque as batatas em uma panela média, cubra-as com água e leve ao fogo alto. Assim que a água ferver, diminua o fogo para médio, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos ou até que elas estejam cozidas o suficiente para serem espetadas com um garfo, mas não macias demais.

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: batata_file-mignon

2- Assim que as batatas estiverem nesse ponto, escorra a água. Sobre uma superfície lisa, abra um pano de prato limpo e coloque uma batata, ainda quente, no centro – tome cuidado para não se queimar. Dobre o pano sobre a batata e dê um murro para abri-la e achatá-la levemente – cuidado para não colocar muita força e esmigalhar a batata.

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: temperando_batata

3- Transfira a batata para uma assadeira média untada com 1 colher de sopa de azeite e repita o processo com as demais. Disponha os raminhos de tomilho sobre as batatas, regue com 1 colher de sopa de azeite e tempere com 1 colher de chá de sal. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradas. Em uma tábua, corte o limão ao meio, pique a salsinha grosseiramente e reserve à parte.

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: fatiando_file-mignon

4- Na mesma tábua, corte a peça de filé mignon em fatias de cerca de 2cm e, em seguida, tempere a carne com 1 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída e toda a páprica. Em um recipiente pequeno, disponha toda a mostarda, a salsinha reservada, 1 colher de café de azeite, esprema todo o suco do limão, misture bem e reserve.

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: fritando_file-mignon

5- Em uma frigideira média, em fogo médio-alto, aqueça por cerca de 1 minuto 1 colher de sopa de óleo. Em seguida, grelhe o filé mignon por cerca de 2 minutos de cada lado para que fique ao ponto. Se preferir bem passado, deixe cerca de 1 minuto a mais de cada lado.

Filé Mignon ao Molho de Mostarda e Batatas ao Murro: mostarda_file-mignon

6- Retire a carne da frigideira, transfira-a para um prato e regue com o molho de mostarda reservado, virando a carne para que o molho penetre de ambos os lados. Retire as batatas do forno e sirva-as com o filé mignon.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!