Oswaldo Euclides de Sousa Aranha foi um advogado, político e diplomata brasileiro e o filé que leva seu nome é um prato típico carioca que o homenageia. Apesar de ser gaúcho, ganhou notoriedade no Rio dos anos 30 como Ministro da Fazenda e da Justiça. Continue lendo para aprender como fazer o Filé à Oswaldo Aranha.

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de miolo de alcatra
20g de alho
10g de salsinha
70g de batatas chips
10g de manteiga
150g de arroz branco
80g de farinha de rosca
1 cebola
60g de bacon
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

35 a 45 minutos

Calorias

1051 cal

Modo de preparo

Filé à Oswaldo Aranha: file_oswaldo-aranha

1-  Corte a peça de miolo de alcatra ao meio para formar dois bifes e corte o bacon em tirinhas de cerca de 3x1cm. Tempere cada filé com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída e reserve-os na geladeira. Reserve as tirinhas de bacon também, e, do outro lado da tábua, corte a cebola em lâminas, pique bem a salsinha e somente 1 dente de alho (para o arroz). Fatie os demais dentes de alho e reserve.

Filé à Oswaldo Aranha: arroz_oswaldo-aranha

2- Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue metade do alho que foi picado até ficar levemente dourado. Acrescente então o arroz e 1 colher de chá de sal e mexa bem. Adicione o dobro de água (360ml) e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo até que a água seque completamente, isso acontece em cerca de 20 minutos.

Filé à Oswaldo Aranha: bacon_oswaldo-aranha

3- Enquanto isso, leve uma panela média ao fogo médio, coloque o bacon sem nenhuma gordura e mexa bem de vez em quando para não queimar, até que esteja bem dourado (cerca de 4 a 5 minutos). Junte então as lâminas de cebola, mexa bem e deixe refogar por cerca de 2 minutos ou até ficar transparente.

Filé à Oswaldo Aranha: farinha_oswaldo-aranha

4- A seguir, acrescente a farinha de rosca a esse refogado, mexa bem para incorporar, prove e acerte o sal, se necessário. Desligue o fogo e reserve.

Filé à Oswaldo Aranha: file_oswaldo-aranha

5- Em uma frigideira média, em fogo alto, aqueça a manteiga por cerca de 1 minuto e grelhe cada filé por cerca de 2 a 3 minutos de cada lado (caso prefira ao ponto), ou então cerca de 3 a 4 minutos (caso prefira bem passado).

Filé à Oswaldo Aranha: alho_oswaldo-aranha

6- Retire os filés da frigideira e, na mesma manteiga em que dourou os filés, frite o alho fatiado até ficar bem dourado. Em seguida, espalhe-o por cima dos filés e decore com a salsa. Sirva acompanhado do arroz, da farofa e das batatas chips.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!