Receita de Frango ao Mel de Frutas Vermelhas com Purê de Raízes da chef Alessandra Marcossem.

Ingredientes (serve duas pessoas)

Para o purê de raízes

230g de batata
370g de batata-doce
10g de gengibre
30g de manteiga
3g de sal refinado.

Para o prato

20ml de azeite de oliva extravirgem
50ml de creme de leite fresco
40g de manteiga sem sal
70g de mel
150g de mix de frutas vermelhas (amora, framboesa e mirtilo)
1g de pimenta-do-reino moída
400g de purê de raízes
3g de sal de cozinha
400g de sobrecoxas marinadas
3g de tomilho fresco
30ml de vinagre de framboesa

Calorias

988 cal

Modo de preparo

Para o purê de raízes

1- Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria para que elas não escureçam. Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos.

2- Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Descasque e rale o gengibre. Em uma panela derreta manteiga com um fio de azeite e adicione o gengibre ralado. Refogue por um minuto aproximadamente e acrescente a massa de batata mexendo constantemente até que se forme uma massa homogênea. Acerte o sal e apague o fogo, deixe esfriar e essa preparação pode ser guardada na geladeira por até 48 horas para ser finalizada com o creme de leite.

Para o prato

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Aqueça uma frigideira média ou grande em fogo alto com 10g da manteiga e um fio de azeite. Sele os pedaços de frango começando com o lado da pele para baixo por aproximadamente 2 minutos de cada lado.

Frango ao Mel de Frutas Vermelhas com Purê de Raízes: selando_frango

2- Retire a frigideira do fogo e transfira o frango para uma assadeira untada com a pele para cima e pincele manteiga em todos os pedaços, cubra com papel alumínio e coloque para assar por 25 minutos.

3- Retire somente o excesso de gordura da frigideira e acrescente as frutas vermelhas, em fogo baixo, mexendo delicadamente com uma colher de pau ou silicone para deglacear, ou seja, soltar os sabores que ficaram na crosta formada no fundo da frigideira, durante dois minutos e acrescente o vinagre. Deixe reduzir 25% e acrescente o mel. Mantenha em fogo baixo por aproximadamente mais dois minutos e reserve aquecido. Use uma pitada de sal e de pimenta para temperar a seu gosto.

Frango ao Mel de Frutas Vermelhas com Purê de Raízes: deglaceando_frutas_vermelhas

4- Terminados os 25 minutos, retire o papel alumínio e volte o frango ao forno para dourar, por volta de mais 10 minutos, o que pode variar de acordo com a potência do seu forno, se ele tiver a função grill essa operação pode ser um pouco mais rápida. Para o purê, derreta o restante da manteiga com um fio de azeite em uma panela média ou grande e aqueça por um minuto em fogo alto. Acrescente os ramilhos de tomilho para aromatizar e deixe por uns 40 segundos.

5- Retire o tomilho e acrescente a mistura de raízes mexendo constantemente até aquecer a massa de forma homogênea, acrescente o restante do sal e mais um pouco da pimenta – se for do seu agrado – finalize com o creme de leite e reserve aquecido.

Frango ao Mel de Frutas Vermelhas com Purê de Raízes: adicionando_creme-de-leite_ao_pure-de-raizes

6- Ao final dos 10 minutos, o frango deve estar dourado, caso contrário, deixe por mais alguns minutos. Retire então do forno e sirva com o mel de frutas vermelhas e o purê.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!