Você pode ver um vídeo da receita de Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata-roxa no nosso Facebook! Basta clicar aqui.

Rica em antioxidantes e muito comum no Peru, a batata-roxa é muito benéfica à saúde e cada vez mais ganha fãs em várias partes do mundo. Nesta receita, ela se transforma em purê para acompanhar o delicado filé de linguado e harmoniza muito bem com a vagem francesa salteada.

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de linguado
400g de batata-roxa
100g de vagem francesa
30g de manteiga
1 tomate
5g de tomilho
5g de salsa
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

40 a 45 minutos

Calorias

387 cal

Modo de preparo

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Mise linguado

1- Retire a semente do tomate e corte-o em cubos pequenos. Desfolhe o tomilho e salsa. Descasque a batata e corte-a em cubos de 3×3 cm. Retire as extremidades da vagem e corte-a ao meio. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino moída.

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Cozinhar vagem

2- Em uma panela, coloque 1 litro de água e leve ao fogo alto para ferver. Adicione a vagem, deixe cozinhar por cerca de 40 segundos, retire da água e reserve. Coloque a batata-roxa e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos com a panela tampada.

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Refogando a vagem

3- Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a vagem rapidamente, isto é, por cerca de 40 segundos. Tempere com sal e reserve.

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Grelhando o filé de linguado

4- Nessa mesma frigideira, aqueça bem um fio de azeite e grelhe os filés de peixe por cerca de 1 minuto e meio de cada lado, ou até que fiquem dourados, e reserve à parte.

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Refogando o tomate e o tomilho

5- Ainda nessa mesma frigideira, adicione 1/3 da manteiga e um fio de azeite, espere derreter, e então refogue o tomilho e o tomate por 1 minuto. Tempere com sal, a salsa e pimenta-do-reino moída e reserve em seguida.

Linguado no Azeite de Tomilho e Purê de Batata Roxa: Mexendo purê de batata roxa

6- Transfira a batata roxa cozida e 2 conchas da água do cozimento para um liquidificador. Bata até que se tenha um purê liso e homogêneo. Se preferir com grumos, apenas amasse com um garfo. Volte o purê para a panela, adicione o restante da manteiga, tempere com sal e misture até esquentar. Sirva com os filés de linguado acompanhados da vagem e do tomate refogado.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!