A tapioca é uma herança indígena que serve de base para vários quitutes brasileiros, tais como o pudim de tapioca e os palitinhos de tapioca desta receita. Tão famoso quanto a tapioca é o queijo de coalho, que tem sotaque nordestino, mas amolece os corações paulistanos. Achando que não pode ficar melhor? Ainda juntamos com um dos pratos mais emblemáticos dos botecos brasileiros, a linguiça acebolada! Eita Brasil…quem resiste?

Ingredientes (serve duas pessoas)

130g de goma de tapioca
130g de queijo de coalho
50g de leite em pó
300g de linguiça toscana
1 cebola
40g de geleia de pimenta
Sal
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

45 a 50 minutos

Calorias

996 cal

Modo de preparo

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Cebola fatiada e queijo coalho ralado

1- Preaqueça o forno a 250ºC. Unte uma assadeira pequena com óleo. Rale o queijo coalho no ralador grosso. Descasque e corte a cebola em rodelas finas.

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Adicionando leite à mistura de tapioca com queijo coalho

2- Em uma panela, coloque 200ml de água e dissolva o leite em pó. Leve ao fogo baixo e deixe ferver. Tempere com 1 colher de sopa rasa de sal e desligue o fogo. Em um bowl, misture a goma de tapioca com o queijo de coalho e acrescente o leite ainda bem quente, incorporando bem à mistura.

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Passando massa de tapioca e coalho para a forma

3- Transfira essa massa para uma assadeira, de modo que fique com 2cm de altura, e espalhe rapidamente, alisando a superfície até ficar uniforme. Esse passo não deve demorar, porque quando a massa esfria ela endurece logo em seguida. Leve à geladeira por 10 minutos.

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Palitos de tapioca na forma

4- Quando a massa estiver bem firme, retire da assadeira, transfira para uma tábua e corte em palitinhos compridos. Volte-os para a mesma assadeira, untada com óleo, e leve ao forno por 25 minutos, ou até que eles fiquem dourados.

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Fritando linguiça

5- Em uma frigideira em fogo médio, aqueça um fio de azeite e frite a linguiça por 10 minutos, ou até dourar bem. Transfira para uma tábua, corte em rodelas e reserve.

Linguiça Acebolada e Palitinhos de Tapioca com Coalho: Refogando cebola

6- Na mesma frigideira, adicione a cebola e refogue por 2 minutos ou até murchar e então volte a linguiça em rodelas e refogue-a com a cebola por cerca de 1 minuto. Sirva a linguiça acebolada acompanhada dos palitinhos de tapioca e da geleia de pimenta à parte.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!