Este prato irresistível não poderia ser mais francês, não é? Afinal, os franceses têm inúmeros pratos com adição de vinho por ser um ingrediente abundante no país. O acompanhamento também não nega: o aligot, um purê elástico devido à adição de queijos, é originário de Aubrac, na França. Superbe!

Ingredientes (serve duas pessoas)

270g de filé mignon
190ml de vinho tinto seco
30g de açúcar
500g de batata
2g de alecrim
50g de queijo brie
5g de leite em pó
50g de queijo mussarela
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

934 cal

Modo de preparo

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Mussarela ralada e brie, batata e carne cortadas

1- Corte o queijo brie em cubos pequenos. Rale a mussarela em um ralador grosso. Descasque a batata e corte-a em cubos grandes. Corte a carne em 2 medalhões e tempere-os com sal e pimenta-do-reino moída. Desfolhe o alecrim e reserve um pedaço para decorar, se preferir.

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Colocando batata para cozinhar na água com leite em pó

2- Em uma panela, coloque 1 litro de água para ferver juntamente com o leite em pó e a batata. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 15 minutos, ou até que as batatas estejam bem macias.

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Reduzindo vinho tinto

3- Em uma frigideira, misture o vinho, o açúcar e uma pitada de sal. Deixe ferver em fogo alto por aproximadamente 5 minutos, ou até que o vinho reduza um pouco e fique cremoso. Se passar do ponto, coloque um pouco de água (aos poucos) até voltar a consistência. Reserve o vinho e a frigideira para usar novamente adiante.

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Amassando batatas com garfo

4- Escorra as batatas e reserve a água do cozimento, caso necessite no próximo passo. Com o auxílio de um garfo, amasse as batatas até que vire um purê. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída.

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Misturando aligot

5- Na mesma panela em que cozinhou as batatas, coloque o purê e adicione os 2 queijos e um fio de azeite. Em fogo baixo, misture bem para derreter os queijos. Se o aligot ficar muito seco, adicione aos poucos o caldo do cozimento da batata para obter uma consistência aveludada.

Medalhão com Redução de Vinho e Aligot com Brie: Grelhando medalhão com alecrim

6- Na mesma frigideira em que reduziu o vinho, adicione um fio de azeite e o alecrim e grelhe o mignon de ambos os lados por aproximadamente 3 minutos de cada lado. Se desejar que a carne fique bem passada, deixe por mais 2 minutos. Sirva os medalhões imediatamente acompanhados do aligot e regados com a redução de vinho. Decore com o alecrim reservado.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!