Receita de Mignon com Goiabada Cascão, Purê de Queijos e Échalotes Tostadas da chef Alessandra Marcossem.

Ingredientes (serve duas pessoas)

4 medalhões de mignon
480g de batata
50g de queijo minas padrão
15ml de azeite
3g de tomilho
70g de goiabada cascão
7g de sal
50g de queijo gruyère
30g de manteiga
1g de pimenta preta moída
80g de échalote
70ml de creme de leite fresco
50ml de aceto balsâmico
15g de açúcar refinado

Tempo de preparo

40 minutos

Calorias

1065 cal

Modo de preparo

1- Preaqueça o forno a 180ºC. Descasque as batatas e corte em pedaços médios, mas de tamanhos parecidos para ter o mesmo tempo de cocção. Leve ao fogo médio para alto, uma panela média com as batatas, 1g de sal e água até cobrir. Depois que abrir fervura, marque 15 minutos ou até as batatas estarem macias. Rale os dois tipos de queijos. Corte a goiabada em pedaços pequenos e amasse com um garfo até virar uma pasta, reserve.

2- Descasque a cebola échalote. Em uma panela pequena, ferva 500ml de água em fogo alto. Então adicione a cebola e cozinhe por 3 minutos. Escorra a água e corte-as ao meio. Aqueça uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente (fumaçando), acrescente o 5ml de azeite e coloque as échalotes para tostar as superfícies. Reserve.

Mignon com Goiabada Cascão, Purê de Queijos e Échalotes Tostadas: tostando_echalotes

3- Tempere os dois lados dos medalhões com 3g de sal e metade da pimenta preta. Em fogo alto, aqueça a mesma frigideira que usou nas échalotes até ficar bem quente, adicione 5ml de azeite e disponha os medalhões deixando grelhar apenas 30 segundos cada lado aproximadamente. O importante é somente selar e dourar a superfície.

Mignon com Goiabada Cascão, Purê de Queijos e Échalotes Tostadas: grelhando_medalhoes

4- Depois de dourar as superfícies dos medalhões, apoie-os em uma tábua e cubra as superfícies do topo com a pasta de goiabada cascão. Coloque-os em uma assadeira untada com algumas gotinhas do azeite restante e leve ao forno por 10 minutos.

Mignon com Goiabada Cascão, Purê de Queijos e Échalotes Tostadas: cobrindo_medalhao_com_goiabada-cascao

5- Ainda na mesma frigideira que selou o mignon, adicione o aceto balsâmico e leve ao fogo com o açúcar em chama média para baixa e deixe por 5 minutos ou até reduzir e espessar, reserve. Retire as batatas da cocção e escorra bem a água. Amasse então a batata com a ajuda de um garfo e, se possível, passe a massa por uma peneira para um resultado mais liso e homogêneo.

6- Aqueça a panela (da batata) em fogo médio e adicione a manteiga e o que sobrou do azeite. Ao derreter, adicione o tomilho e deixe por 40 segundos para aromatizar. Retire o tomilho e adicione a batata, 2g de sal e mexa por 3 minutos ou até aquecer a massa. Então adicione o queijo minas padrão, o queijo gruyère e continue mexendo por mais um minuto e meio. Finalize então com o creme de leite e mexa por um minuto até ficar homogêneo, prove e, se preciso, acerte o sal e o restante da pimenta de acordo com o seu paladar. Se achar necessário reaqueça a redução do balsâmico. Sirva então o purê com os medalhões, as échalotes e o a redução do balsâmico ao redor.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!