Receita de Mignon com Mel de Damasco e Risotto ao Limone feita pela chef Alessandra Marcossem.

Ingredientes (serve duas pessoas)

Para o mel de damasco:

120g de damasco turco
73g de mel de abelhas
48ml de água morna

Para o prato:

150g de arroz arbório
30g de cebola
20g de manteiga
1 limão siciliano
40ml de vinho branco
600ml de caldo de legumes
60g de queijo minas meia cura
4 medalhões de filé mignon
20ml de azeite
5g de sal
1g de pimenta-do-reino moída
10g de manjericão
80g de mel de damasco

Tempo de preparo

30 a 35 minutos

Calorias

1005 cal

Modo de preparo

Para o mel de damasco:

1- Deixe o damasco de molho na água morna por 1 hora. Então, bata no liquidificador o damasco hidratado (com a água junto) e o mel até formar um purê mole e homogêneo. Passe em uma peneira para retirar os grumos e está pronto!

OBS: Rende cerca de 200g de mel de damasco

Para o prato:

1- Aqueça o caldo de legumes e reserve. Tempere os dois lados da carne com sal e pimenta e reserve. Com a ajuda de um ralador ou descascador, faça raspas da casca do limão (até obter quantidade proporcional a uma colher de café), com cuidado para não pegar a parte branca, pique-as em tirinhas e reserve. Retire o suco do limão e reserve também. Desfolhe o manjericão e reserve (se preferir, separe alguns galhinhos para decoração).

2- Em uma panela de borda baixa, esquente metade do azeite em fogo médio, adicione a cebola e deixe até ficar transparente. Então adicione o arroz, 4g de sal e refogue por um minuto, mexendo constantemente. Adicione o vinho para aromatizar e continue mexendo até ele secar, repita a operação, mas desta vez coloque 2/3 do suco do limão no lugar do vinho.

3- Quando o suco do limão secar, comece a adicionar o caldo, que deve ser colocado aos poucos, uma concha por vez. Mexa o arroz constantemente até o caldo secar e então repita a operação consecutivamente até o arroz atingir o ponto al dente. O processo todo leva aproximadamente de 18 a 20 minutos.

4- Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto com um fio de azeite e, quando estiver bem quente, coloque a carne e deixe selar por aproximadamente 2 minutos de cada lado. O ponto do mignon é vermelho no interior, mas, se preferir, deixe um pouco a mais para adequar ao seu paladar. Retire a carne da frigideira, reserve-a e baixe o fogo.

Mignon com Mel de Damasco e Risotto ao Limone: selando_file-mignon

5- Na mesma frigideira da carne, acrescente 50ml de água para deglaçar e raspe o fundo com uma colher de pau ou silicone para soltar os sabores. Acrescente o mel de damasco, uma pitada de sal e deixe por aproximadamente um minuto para aquecer e reduzir.

Mignon com Mel de Damasco e Risotto ao Limone: reduzindo_mel-de-damasco

6- Para finalizar o risotto: Experimente, acerte o sal e se julgar necessário acrescente o restante do suco de limão. Adicione o queijo, a metade das raspas de limão, as folhas de manjericão e a manteiga, mexendo constantemente. Desligue o fogo e sirva imediatamente. Use a outra metade das raspas para finalizar o prato depois de servido.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!