A moqueca de peixe é um prato típico da Bahia, mas muitos capixabas dizem que a origem é do Espírito Santo. A diferença entre a moqueca baiana e a capixaba é a substituição do azeite de dendê pelo urucum. O azeite de dendê tem cor típica alaranjada e sabor marcante! Se você quer aprender como fazer moqueca de cação de maneira simples e fácil continue lendo!

Ingredientes (serve duas pessoas)

500g de cação
1 pimentão verde
1 cebola
1 tomate
10g de alho
10g de pimenta cambucí
30ml de azeite de dendê
1 limão
180g de arroz branco
200ml de leite de coco
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo

Tempo de preparo

35 a 40 minutos

Calorias

833 cal

Modo de preparo

1- Corte o limão ao meio e esprema todo o seu suco sobre os cubos de cação. Tempere com 1 colher de chá de sal e 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino e reserve na geladeira. Pique o alho, a pimenta cambucí e a cebola em cubinhos e corte o pimentão em tiras de cerca de 4×1 cm. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte as metades em cubinhos também. Reserve tudo sobre a tábua.

Moqueca de Cação e Arroz Branco: moqueca_arroz

2- Em uma panela pequena, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo por cerca de 1 minuto e refogue metade do alho até ficar levemente dourado. Acrescente então o arroz e 1 colher de chá de sal e mexa bem. Adicione o dobro de água (360ml) e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo baixo até que a água seque completamente, isso acontece em cerca de 20 minutos.

Moqueca de Cação e Arroz Branco: moqueca_pimenta

3- Em uma frigideira alta, aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola e o restante do alho até que a cebola esteja transparente e o alho levemente dourado (cerca de 2 minutos). Adicione a pimenta cambucí e o pimentão e deixe refogar por mais cerca de 2 minutos.

Moqueca de Cação e Arroz Branco: moqueca_tomate

4- Então acrescente o tomate e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto.

Moqueca de Cação e Arroz Branco: moqueca_cacao

5- Acrescente os cubos de cação temperados e deixe no refogado por cerca de 1 minuto, mexendo suavemente durante esse tempo para que os cubos não desmanchem.

Moqueca de Cação e Arroz Branco: moqueca_creme

6- Em seguida, adicione o leite de coco e deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos em fogo mínimo, mexendo com cuidado de vez em quando para que os cubos cozinhem por igual, com a frigideira semi tampada. Sirva acompanhada do arroz branco.

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!