Panqueca é realmente um dos pratos mais clássicos que o Brasil tem a oferecer! A massa de panqueca tem muitas variações ao redor do mundo e muitas delas não levam recheio, sendo muito diferentes da nossa versão – esta leva carne, abobrinha e molho ao sugo.

Ingredientes (serve duas pessoas)

300g de patinho moído
5g de salsa
1 abobrinha
1 cebola
20g de queijo parmesão
100g de farinha de trigo
2 ovos
40g de leite em pó
1 sachê de açúcar
340g de molho de tomate
Sal
Pimenta-do-reino
Óleo
Azeite

Tempo de preparo

30 minutos e 10 minutos no forno

Calorias

711 cal

Modo de preparo

Panqueca de Carne e Abobrinha: mise_panqueca

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Em uma tábua, pique a cebola e a abobrinha em cubinhos, pique bem a salsa e reserve. Em uma panela média, em fogo médio, aqueça por cerca de 1 minuto 1 colher de sopa de óleo e refogue metade da cebola até ficar bem transparente. Acrescente o molho de tomate, 1 xícara de chá de água, 1 colher de ché de sal, o açúcar e deixe o molho engrossar em fogo baixo por cerca de 15 a 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Panqueca de Carne e Abobrinha: cozinhando a carne

2- Enquanto isso, em uma panela média, em fogo médio, aqueça por cerca de 1 minuto 1 colher de sopa de óleo e refogue o restante da cebola até ficar bem transparente. Acrescente a carne moída, 1 colher de chá de sal, 1⁄2 colher de chá de pimenta-do-reino moída e misture bem.

Panqueca de Carne e Abobrinha: Adicionando abobrinha

3- Deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que a carne adquira cor e então acrescente a abobrinha picada. Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo com a panela tampada. Prove a carne após os 10 minutos ou a abobrinha estar cozida e acerte o sal, se necessário. Desligue o fogo, incorpore a salsa picada e reserve. Preencha um copo americano com água até 2 dedos abaixo da borda e dilua o leite em pó, misturando bem até não haver grumos.

Panqueca de Carne e Abobrinha: Batendo massa no liquidificador

4- Bata no liquidificador ou misture em uma tigela, com o auxílio de um garfo ou fouet, o leite diluído, os ovos e a farinha de trigo para formar uma massa mole/líquida.

Panqueca de Carne e Abobrinha: Fazendo panqueca

5- Unte uma frigideira bem plana e antiaderente com 1⁄2 colher de chá de óleo, leve-a ao fogo baixo e deixe aquecer por cerca de 1 minuto. Com o auxílio de uma concha, disponha um pouco da massa da panqueca no centro da frigideira e espalhe bem em movimentos circulares até que a massa cubra todo o fundo da frigideira e pare de escorrer. Doure levemente o disco de massa dos dois lados (cerca de 2 minutos de um lado e metade do tempo do outro) e, então, passe para um prato.

Panqueca de Carne e Abobrinha: Cobrindo panqueca com molho

6- Após dourar toda a massa, unte com 1 colher de chá de óleo 1 travessa ou assadeira média. Recheie cada disco de massa com uma porção de carne moída (atente-se para a quantidade de discos para conseguir rechear toda a massa) e enrole para que fique firme. Coloque a panqueca na travessa/assadeira, cubra com o molho, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno somente para gratinar (cerca de 10 minutos).

Quer receber todos os ingredientes para fazer uma receita digna de chef em casa? Entre em www.cheftime.com.br e descubra como!